BIOLOGIA E LITERATURA:
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR ADAPTADA PARA O ENSINO REMOTO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80722 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1705 "inscrito_id" => 7605 "titulo" => """ BIOLOGIA E LITERATURA: \r\n UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR ADAPTADA PARA O ENSINO REMOTO """ "resumo" => "O ESTUDO DO SISTEMA ENDÓCRINO FAZ PARTE DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. NO ENTANTO, O POUCO TEMPO PARA AS AULAS DE BIOLOGIA, OS MODELOS DIDÁTICOS DISPONÍVEIS E A APRESENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS TORNAM A ABORDAGEM FRAGMENTADA E DESCONTEXTUALIZADA DO CORPO HUMANO, DIFICULTANDO O APRENDIZADO DO ALUNO, JÁ QUE, EM GERAL, NÃO TEM ASSOCIAÇÃO COM SEU COTIDIANO. O PRESENTE TRABALHO TEVE A INTENÇÃO DE ESTUDAR O SISTEMA ENDÓCRINO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, INTEGRADA E INVESTIGATIVA, COM ESTUDANTES DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. A METODOLOGIA PROPOSTA FOI UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TRÊS AULAS, COM O TEMPO REDUZIDO E ADAPTADO PARA O ENSINO REMOTO. FORAM APRESENTADOS TEXTOS LITERÁRIOS (PROSAS E POESIAS) COMO BASE DE DISCUSSÃO, ALÉM DE UM TRECHO DO FILME “O CARTEIRO E O POETA”. A PROPOSTA DA AULA CONTOU COM A PRODUÇÃO DE DESENHOS DO SISTEMA ENDÓCRINO E PRODUÇÃO DE TEXTOS CRIADOS PELOS ESTUDANTES. TODA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI ADAPTADA E APLICADA UTILIZANDO TECNOLOGIAS, DEVIDO À NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO, CAUSADO PELA PANDEMIA QUE SE INICIOU EM 2020. APESAR DE PENSADA PARA O ENSINO PRESENCIAL, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA ADAPTADA PARA O ENSINO REMOTO FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES E, EM PRÁTICA INTERDISCIPLINAR, INTEGROU A LITERATURA À BIOLOGIA, SERVINDO NÃO APENAS PARA A DISCUSSÃO DO CORPO HUMANO, MAS COMO ESTÍMULO PARA LEITURA E ESCRITA, COMO OBSERVADOS NO RESULTADO DA PESQUISA. APESAR DA POUCA ADESÃO DOS ALUNOS AO ENSINO REMOTO, A AVALIAÇÃO QUE REALIZARAM SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI POSITIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CORPO HUMANO, PRODUÇÃO LITERÁRIA, TIC, ENSINO INVESTIGATIVO, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA116_ID9193_07092021205719.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIFFER RIBEIRO DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "JENIFFER RIBEIRO DA CRUZ" "autor_email" => "jeniribeiro@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SEEDUC - RJ ESCOLA ESTADUAL BRIGADEIRO SCHORCHT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80722 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1705 "inscrito_id" => 7605 "titulo" => """ BIOLOGIA E LITERATURA: \r\n UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR ADAPTADA PARA O ENSINO REMOTO """ "resumo" => "O ESTUDO DO SISTEMA ENDÓCRINO FAZ PARTE DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. NO ENTANTO, O POUCO TEMPO PARA AS AULAS DE BIOLOGIA, OS MODELOS DIDÁTICOS DISPONÍVEIS E A APRESENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS TORNAM A ABORDAGEM FRAGMENTADA E DESCONTEXTUALIZADA DO CORPO HUMANO, DIFICULTANDO O APRENDIZADO DO ALUNO, JÁ QUE, EM GERAL, NÃO TEM ASSOCIAÇÃO COM SEU COTIDIANO. O PRESENTE TRABALHO TEVE A INTENÇÃO DE ESTUDAR O SISTEMA ENDÓCRINO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, INTEGRADA E INVESTIGATIVA, COM ESTUDANTES DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. A METODOLOGIA PROPOSTA FOI UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TRÊS AULAS, COM O TEMPO REDUZIDO E ADAPTADO PARA O ENSINO REMOTO. FORAM APRESENTADOS TEXTOS LITERÁRIOS (PROSAS E POESIAS) COMO BASE DE DISCUSSÃO, ALÉM DE UM TRECHO DO FILME “O CARTEIRO E O POETA”. A PROPOSTA DA AULA CONTOU COM A PRODUÇÃO DE DESENHOS DO SISTEMA ENDÓCRINO E PRODUÇÃO DE TEXTOS CRIADOS PELOS ESTUDANTES. TODA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI ADAPTADA E APLICADA UTILIZANDO TECNOLOGIAS, DEVIDO À NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO, CAUSADO PELA PANDEMIA QUE SE INICIOU EM 2020. APESAR DE PENSADA PARA O ENSINO PRESENCIAL, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA ADAPTADA PARA O ENSINO REMOTO FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES E, EM PRÁTICA INTERDISCIPLINAR, INTEGROU A LITERATURA À BIOLOGIA, SERVINDO NÃO APENAS PARA A DISCUSSÃO DO CORPO HUMANO, MAS COMO ESTÍMULO PARA LEITURA E ESCRITA, COMO OBSERVADOS NO RESULTADO DA PESQUISA. APESAR DA POUCA ADESÃO DOS ALUNOS AO ENSINO REMOTO, A AVALIAÇÃO QUE REALIZARAM SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI POSITIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CORPO HUMANO, PRODUÇÃO LITERÁRIA, TIC, ENSINO INVESTIGATIVO, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA116_ID9193_07092021205719.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIFFER RIBEIRO DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "JENIFFER RIBEIRO DA CRUZ" "autor_email" => "jeniribeiro@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SEEDUC - RJ ESCOLA ESTADUAL BRIGADEIRO SCHORCHT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }