Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA E COMPARATIVA DA GEOMETRIA ESTUDADA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: GEOMETRIA, LIVRO, ENSINO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8008
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA E COMPARATIVA DA GEOMETRIA ESTUDADA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente trabalho analisa o material didático utilizado nas aulas de matemática do Ensino Fundamental II, com foco na presença do conteúdo de geometria, onde teve por finalidade mostrar os assuntos referentes à geometria dos livros dos anos 90 e os atualmente utilizados. As obras estudadas contemplam livros da década de 90 até os anos 2000, utilizando livros didáticos da 7ª e 8ª séries e livros do 8º e 9º anos, respectivamente. O estudo inicia-se analisando todo o conteúdo dos livros, dando ênfase apenas ao ensino da geometria, porém fazendo uma comparação entre eles, podendo assim verificar como esses autores abordam tais conteúdos e analisando as possíveis causas da desvalorização da geometria nas aulas de matemática, visto que um dos fatores que afeta o ensino de determinado conteúdo é a escolha do livro didático a ser adotado nas aulas. Outra causa que tem influência direta e indiretamente no descaso com o ensino de tal área da matemática é o fato dos tópicos de geometria serem abordados somente no final do livro didático. Com relação ao material estudado, observa-se que houve algumas modificações em relação à exposição feita pelos autores, das quais expõem os conteúdos dos livros atuais de forma mais concisa que os da década de 90, trazendo em sua essência exemplos mais voltados para o cotidiano dos discentes, porém o problema pode não está associado somente ao livro didático, visto que a deficiência pode está vinculada à formação precária sofrida por parte dos docentes, como também o desinteresse por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, LIVRO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_06_2014_18_28_57_idinscrito_1740_ceabbea82400be54382c4145597a3a08.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILA RODRIGUES MOURA"
    "autor_nome_curto" => "KAMILA"
    "autor_email" => "kamylaxp13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8008
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA E COMPARATIVA DA GEOMETRIA ESTUDADA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente trabalho analisa o material didático utilizado nas aulas de matemática do Ensino Fundamental II, com foco na presença do conteúdo de geometria, onde teve por finalidade mostrar os assuntos referentes à geometria dos livros dos anos 90 e os atualmente utilizados. As obras estudadas contemplam livros da década de 90 até os anos 2000, utilizando livros didáticos da 7ª e 8ª séries e livros do 8º e 9º anos, respectivamente. O estudo inicia-se analisando todo o conteúdo dos livros, dando ênfase apenas ao ensino da geometria, porém fazendo uma comparação entre eles, podendo assim verificar como esses autores abordam tais conteúdos e analisando as possíveis causas da desvalorização da geometria nas aulas de matemática, visto que um dos fatores que afeta o ensino de determinado conteúdo é a escolha do livro didático a ser adotado nas aulas. Outra causa que tem influência direta e indiretamente no descaso com o ensino de tal área da matemática é o fato dos tópicos de geometria serem abordados somente no final do livro didático. Com relação ao material estudado, observa-se que houve algumas modificações em relação à exposição feita pelos autores, das quais expõem os conteúdos dos livros atuais de forma mais concisa que os da década de 90, trazendo em sua essência exemplos mais voltados para o cotidiano dos discentes, porém o problema pode não está associado somente ao livro didático, visto que a deficiência pode está vinculada à formação precária sofrida por parte dos docentes, como também o desinteresse por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, LIVRO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_06_2014_18_28_57_idinscrito_1740_ceabbea82400be54382c4145597a3a08.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILA RODRIGUES MOURA"
    "autor_nome_curto" => "KAMILA"
    "autor_email" => "kamylaxp13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho analisa o material didático utilizado nas aulas de matemática do Ensino Fundamental II, com foco na presença do conteúdo de geometria, onde teve por finalidade mostrar os assuntos referentes à geometria dos livros dos anos 90 e os atualmente utilizados. As obras estudadas contemplam livros da década de 90 até os anos 2000, utilizando livros didáticos da 7ª e 8ª séries e livros do 8º e 9º anos, respectivamente. O estudo inicia-se analisando todo o conteúdo dos livros, dando ênfase apenas ao ensino da geometria, porém fazendo uma comparação entre eles, podendo assim verificar como esses autores abordam tais conteúdos e analisando as possíveis causas da desvalorização da geometria nas aulas de matemática, visto que um dos fatores que afeta o ensino de determinado conteúdo é a escolha do livro didático a ser adotado nas aulas. Outra causa que tem influência direta e indiretamente no descaso com o ensino de tal área da matemática é o fato dos tópicos de geometria serem abordados somente no final do livro didático. Com relação ao material estudado, observa-se que houve algumas modificações em relação à exposição feita pelos autores, das quais expõem os conteúdos dos livros atuais de forma mais concisa que os da década de 90, trazendo em sua essência exemplos mais voltados para o cotidiano dos discentes, porém o problema pode não está associado somente ao livro didático, visto que a deficiência pode está vinculada à formação precária sofrida por parte dos docentes, como também o desinteresse por parte dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.