Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA ESCOLA ATRAVÉS DAS ERVAS MEDICINAIS

Palavra-chaves: DIDÁTICA, PLANTAS MEDICINAIS, BOTANICA Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8001
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 728
    "inscrito_id" => 4392
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA ESCOLA ATRAVÉS DAS ERVAS MEDICINAIS"
    "resumo" => "Relata-se a abordagem didática de ensino sobre plantas medicinais em Escolas Estaduais. O uso das plantas medicinais como medicamento faz parte da cultura popular, é uma forma alternativa de baixo custo. O presente estudo objetiva proporcionar aos alunos aulas de biologia agradáveis, criativas, produtivas e melhorar a aprendizagem visando contribuir com a comunidade e resgatar o conhecimento popular sobre as ervas medicinais, elaborando um material didático que possa ser utilizado nas escolas como material de apoio. Iniciamos os trabalhos com plantas medicinais com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves localizado no município de Patos/PB discutindo a importância da escola na disseminação de informações acerca do uso de ervas medicinais. Os dados foram coletados com 57 alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio através de um questionário semi-estruturado sobre o conhecimento das plantas medicinais na escola. Os resultados do estudo demonstraram que 80,7% dos alunos possuem um nível bom de informações a respeito das plantas medicinais. 93% responderam que o conhecimento sobre plantas medicinais pode ajudar o ensino de Biologia e 64% afirmaram que tiveram algumas aulas sobre plantas medicinais de forma expositiva. Em relação á introdução desse tema nas aulas de biologia 63,2% dos alunos opinaram que seria melhor abordar uso de plantas medicinais em aulas práticas. Portanto, demonstra que o assunto proposto deveria ser cada vez mais discutido na escola e que o alunado aceitaria com freqüência uma aprendizagem significativa voltada para sua formação escolar. Diante do exposto acima podemos ressaltar que o ambiente escolar é um local de disseminação de informações acerca do uso correto das plantas medicinais com comprovação científica auxiliando na aprendizagem da Botânica. O projeto encontra-se em andamento e podemos observar a motivação do alunado pela temática e que a aprendizagem ocorreu com mais interesse em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, PLANTAS MEDICINAIS, BOTANICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_20_04_06_idinscrito_4392_e5f7bfb32089dc3117aab63847dc41c5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNI MABELLY FELIPE QUEIROGA"
    "autor_nome_curto" => "MABELLY QUEIROGA"
    "autor_email" => "annimabelly@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG - CSTR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8001
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 728
    "inscrito_id" => 4392
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA ESCOLA ATRAVÉS DAS ERVAS MEDICINAIS"
    "resumo" => "Relata-se a abordagem didática de ensino sobre plantas medicinais em Escolas Estaduais. O uso das plantas medicinais como medicamento faz parte da cultura popular, é uma forma alternativa de baixo custo. O presente estudo objetiva proporcionar aos alunos aulas de biologia agradáveis, criativas, produtivas e melhorar a aprendizagem visando contribuir com a comunidade e resgatar o conhecimento popular sobre as ervas medicinais, elaborando um material didático que possa ser utilizado nas escolas como material de apoio. Iniciamos os trabalhos com plantas medicinais com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves localizado no município de Patos/PB discutindo a importância da escola na disseminação de informações acerca do uso de ervas medicinais. Os dados foram coletados com 57 alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio através de um questionário semi-estruturado sobre o conhecimento das plantas medicinais na escola. Os resultados do estudo demonstraram que 80,7% dos alunos possuem um nível bom de informações a respeito das plantas medicinais. 93% responderam que o conhecimento sobre plantas medicinais pode ajudar o ensino de Biologia e 64% afirmaram que tiveram algumas aulas sobre plantas medicinais de forma expositiva. Em relação á introdução desse tema nas aulas de biologia 63,2% dos alunos opinaram que seria melhor abordar uso de plantas medicinais em aulas práticas. Portanto, demonstra que o assunto proposto deveria ser cada vez mais discutido na escola e que o alunado aceitaria com freqüência uma aprendizagem significativa voltada para sua formação escolar. Diante do exposto acima podemos ressaltar que o ambiente escolar é um local de disseminação de informações acerca do uso correto das plantas medicinais com comprovação científica auxiliando na aprendizagem da Botânica. O projeto encontra-se em andamento e podemos observar a motivação do alunado pela temática e que a aprendizagem ocorreu com mais interesse em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, PLANTAS MEDICINAIS, BOTANICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_20_04_06_idinscrito_4392_e5f7bfb32089dc3117aab63847dc41c5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNI MABELLY FELIPE QUEIROGA"
    "autor_nome_curto" => "MABELLY QUEIROGA"
    "autor_email" => "annimabelly@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG - CSTR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Relata-se a abordagem didática de ensino sobre plantas medicinais em Escolas Estaduais. O uso das plantas medicinais como medicamento faz parte da cultura popular, é uma forma alternativa de baixo custo. O presente estudo objetiva proporcionar aos alunos aulas de biologia agradáveis, criativas, produtivas e melhorar a aprendizagem visando contribuir com a comunidade e resgatar o conhecimento popular sobre as ervas medicinais, elaborando um material didático que possa ser utilizado nas escolas como material de apoio. Iniciamos os trabalhos com plantas medicinais com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves localizado no município de Patos/PB discutindo a importância da escola na disseminação de informações acerca do uso de ervas medicinais. Os dados foram coletados com 57 alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio através de um questionário semi-estruturado sobre o conhecimento das plantas medicinais na escola. Os resultados do estudo demonstraram que 80,7% dos alunos possuem um nível bom de informações a respeito das plantas medicinais. 93% responderam que o conhecimento sobre plantas medicinais pode ajudar o ensino de Biologia e 64% afirmaram que tiveram algumas aulas sobre plantas medicinais de forma expositiva. Em relação á introdução desse tema nas aulas de biologia 63,2% dos alunos opinaram que seria melhor abordar uso de plantas medicinais em aulas práticas. Portanto, demonstra que o assunto proposto deveria ser cada vez mais discutido na escola e que o alunado aceitaria com freqüência uma aprendizagem significativa voltada para sua formação escolar. Diante do exposto acima podemos ressaltar que o ambiente escolar é um local de disseminação de informações acerca do uso correto das plantas medicinais com comprovação científica auxiliando na aprendizagem da Botânica. O projeto encontra-se em andamento e podemos observar a motivação do alunado pela temática e que a aprendizagem ocorreu com mais interesse em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.