OLIVEIRA, Jussara Candida Correia De et al.. Tablet educacional: inovação e desafios. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7962>. Acesso em: 27/11/2024 23:00
O presente estudo teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a inserção e o uso do Tablet Educacional na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Enéas Carvalho, localizada na cidade de Santa Rita - Paraíba, com professores e alunos do 2º ano do ensino médio no turno da manhã. Para isso, optamos por uma pesquisa qualitativa, exploratória descritiva. Utilizamos como instrumentos entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores e alunos. Nesse sentido os fatos abordados evidenciaram que o conhecimento e aplicações dos recursos utilizados com o Tablet Educacional apontam para os aspectos relevantes do processo ensino-aprendizagem nas aulas, e que o trabalho com os recursos oferecidos no Tablet Educacional são considerados vantajosos e de maneira positiva os professores e alunos estão se mantendo inseridos em todo o processo educativo, embora a utilização por parte dos alunos e professores seja confrontada em alguns pontos abordados nesta pesquisa, como também entre as respostas de professores e alunos que almejam melhorias nos recursos secundários e que ao mesmo tempo são indispensáveis para o pleno desempenho nas atividades com o recurso digital, pois tais recursos necessitam de determinadas funções para o desenvolvimento das atividades. Conclui-se assim que, os Tablets Educacionais estão empregados no contexto escolar, beneficiando e proporcionando subsídios para prática de atividades e que auxiliam nas estratégias metodológicas em todo processo de ensino, em contrapartida requerem para o seu uso uma atenção maior, voltada para o funcionamento dos instrumentos de trabalho como é o caso da Internet que não mantém condições de aprimorar e democratizar as ações que se planejam executar.