A PADRONIZAÇÃO DO CORPO GAY NAS DANÇAS DE SALÃO
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79371 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 646 "titulo" => "A PADRONIZAÇÃO DO CORPO GAY NAS DANÇAS DE SALÃO" "resumo" => "AS DANÇAS DE SALÃO, DESDE SUAS CRIAÇÕES, SE ESTABELECERAM COM CONFIGURAÇÕES HETERONORMATIVAS, PADRONIZANDO AS MOVIMENTAÇÕES EM ASSOCIAÇÃO AO BINARISMO: FEMININO X MASCULINO. ASSOCIANDO AINDA O HOMEM E A MULHER AOS PAPÉIS RESPECTIVAMENTE DE CAVALHEIRO E DAMA E ASSIM DITANDO OS COMPORTAMENTOS A SEREM SEGUIDOS POR CADA UM DELES, CABENDO A FIGURA MASCULINA O PAPEL DE SER DOMINADOR, FORTE E PROTETOR, ENQUANTO AO PAPEL FEMININO, A FIGURA SUBMISSA, SENSÍVEL E GRACIOSA. ESTES E OUTROS ADJETIVOS INCORPORADOS A CADA UM DESTES DOIS GÊNEROS, FORAM E AINDA SÃO SUPORTE PARA RETROALIMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE HETERONORMATIVO, MACHISTA E LGBTQIAFÓBICO QUE DITA COMPORTAMENTOS A SEREM SEGUIDOS DURANTE A DANÇA, SEM CONSIDERAR A DIVERSIDADE DE GÊNERO OU SEXUALIDADE DAS PESSOAS PRATICANTES. AO ANALISARMOS ESTA ESTRUTURA, NOTAMOS A AUSÊNCIA DE CORPOS DISSIDENTES, QUE DIVIRJAM O PADRÃO ESTABELECIDO NESTAS DANÇAS, COMO OS CORPOS AFEMINADOS, TRANSEXUAIS, NÃO BINÁRIOS E OUTROS QUE NÃO ENCONTRAM ESPAÇOS SEGUROS PARA DANÇAR A DOIS OU QUALQUER OUTRA DEMONSTRAÇÃO DE AFETO NESTES AMBIENTES. SE UM CASAL DE DOIS HOMENS VAI A UMA TURMA DE DANÇA DE SALÃO E QUEREM DANÇAR JUNTOS, LOGO ELES SERÃO AFASTADOS, POIS UM CAVALHEIRO DEVE DANÇAR COM UMA DAMA, OBEDECENDO ESTRUTURAS TRADICIONAIS NA DANÇA. JUNTO COM A CONDUÇÃO, UMA SÉRIE DE PADRÕES NA VESTIMENTA, MODO DE SE PORTAR E COMO FAZER CADA MOVIMENTAÇÃO É INSTITUÍDO, REFORÇANDO A ESTRUTURA QUE NA DANÇA DE SALÃO É COLOCADA COMO "HOMEM TEM QUE MOSTRAR QUE MANDA", "HOMEM NÃO PODE DANÇAR COMO BICHA", “ESSE HOMEM TÁ QUERENDO APARECER MAIS QUE A DAMA" (PAZETTO, SAMWAYS, 2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 01: "Meninos Vestem Azul": A Permanência Da Importância Dos Estudos Da(S) Masculinidade(S) Para As Ciências Sociais" "palavra_chave" => "DANÇAS DE SALÃO, LGBTQIA+, GÊNERO, SEXUALIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_13122021230735.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISSON GEORGE DO NASCIMENTO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALISSON GEORGE" "autor_email" => "alissonagnm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79371 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 646 "titulo" => "A PADRONIZAÇÃO DO CORPO GAY NAS DANÇAS DE SALÃO" "resumo" => "AS DANÇAS DE SALÃO, DESDE SUAS CRIAÇÕES, SE ESTABELECERAM COM CONFIGURAÇÕES HETERONORMATIVAS, PADRONIZANDO AS MOVIMENTAÇÕES EM ASSOCIAÇÃO AO BINARISMO: FEMININO X MASCULINO. ASSOCIANDO AINDA O HOMEM E A MULHER AOS PAPÉIS RESPECTIVAMENTE DE CAVALHEIRO E DAMA E ASSIM DITANDO OS COMPORTAMENTOS A SEREM SEGUIDOS POR CADA UM DELES, CABENDO A FIGURA MASCULINA O PAPEL DE SER DOMINADOR, FORTE E PROTETOR, ENQUANTO AO PAPEL FEMININO, A FIGURA SUBMISSA, SENSÍVEL E GRACIOSA. ESTES E OUTROS ADJETIVOS INCORPORADOS A CADA UM DESTES DOIS GÊNEROS, FORAM E AINDA SÃO SUPORTE PARA RETROALIMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE HETERONORMATIVO, MACHISTA E LGBTQIAFÓBICO QUE DITA COMPORTAMENTOS A SEREM SEGUIDOS DURANTE A DANÇA, SEM CONSIDERAR A DIVERSIDADE DE GÊNERO OU SEXUALIDADE DAS PESSOAS PRATICANTES. AO ANALISARMOS ESTA ESTRUTURA, NOTAMOS A AUSÊNCIA DE CORPOS DISSIDENTES, QUE DIVIRJAM O PADRÃO ESTABELECIDO NESTAS DANÇAS, COMO OS CORPOS AFEMINADOS, TRANSEXUAIS, NÃO BINÁRIOS E OUTROS QUE NÃO ENCONTRAM ESPAÇOS SEGUROS PARA DANÇAR A DOIS OU QUALQUER OUTRA DEMONSTRAÇÃO DE AFETO NESTES AMBIENTES. SE UM CASAL DE DOIS HOMENS VAI A UMA TURMA DE DANÇA DE SALÃO E QUEREM DANÇAR JUNTOS, LOGO ELES SERÃO AFASTADOS, POIS UM CAVALHEIRO DEVE DANÇAR COM UMA DAMA, OBEDECENDO ESTRUTURAS TRADICIONAIS NA DANÇA. JUNTO COM A CONDUÇÃO, UMA SÉRIE DE PADRÕES NA VESTIMENTA, MODO DE SE PORTAR E COMO FAZER CADA MOVIMENTAÇÃO É INSTITUÍDO, REFORÇANDO A ESTRUTURA QUE NA DANÇA DE SALÃO É COLOCADA COMO "HOMEM TEM QUE MOSTRAR QUE MANDA", "HOMEM NÃO PODE DANÇAR COMO BICHA", “ESSE HOMEM TÁ QUERENDO APARECER MAIS QUE A DAMA" (PAZETTO, SAMWAYS, 2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 01: "Meninos Vestem Azul": A Permanência Da Importância Dos Estudos Da(S) Masculinidade(S) Para As Ciências Sociais" "palavra_chave" => "DANÇAS DE SALÃO, LGBTQIA+, GÊNERO, SEXUALIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_13122021230735.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISSON GEORGE DO NASCIMENTO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALISSON GEORGE" "autor_email" => "alissonagnm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }