A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO TRANSCESTRAL PARA UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79362 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 517 "inscrito_id" => 1442 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO TRANSCESTRAL PARA UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "ESTA COMUNICAÇÃO PARTE DO DIÁLOGO ENTRE DOIS CORPOS TRANS QUE OCUPAM LUGARES DIFERENTES DENTRO DOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO, ENTRE A PERSPECTIVA DE QUEM LECIONA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE QUEM LECIONA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. O QUE TANGE NOSSO ENCONTRO SÃO DUAS URGÊNCIAS: A NECESSIDADE DE RE-CONHECER TRANSCESTRALIDADES EM NOSSA HISTÓRIA, E A LACUNA DE DEBATES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTRO DAS FORMAÇÕES DI PROFESSORIS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA INSPIRAR ESSA PRODUÇÃO É DENOMINADA POR BELL HOCKS COMO DIÁLOGO DE COLABORAÇÃO, FERRAMENTA PRESENTE NO SEU TEXTO “A CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE PEDAGÓGICA, UM DIÁLOGO” (1994). O FOCO DESTA METODOLOGIA É ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE DOIS EDUCADORES COM O OBJETIVO DE TRANSFORMÁ-LO EM INTERVENÇÕES ÚTEIS, CAPAZES DE CRUZAR AS FRONTEIRAS E AS BARREIRAS QUE SÃO ERGUIDAS PELA RAÇA, PELO GÊNERO, PELA SEXUALIDADE ETC. A PARTIR DESSE DIÁLOGO E DEBATE ENTRE DOIS CORPOS TRANS EDUCADORES, SEUS RELATOS E SUAS PROPOSTAS SE TRANSFORMARÃO EM MATERIAL DE ANÁLISE PARA O ESGARÇAMENTO DAS FRONTEIRAS QUE IMPEDEM QUE AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE TRIUNFEM NA EDUCAÇÃO, FAZENDO DESTE UM LUGAR DE DESAFIO, CRESCIMENTO E INTERCÂMBIO DIALÉTICO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM PARA UMA PRÁTICA DIALÓGICA QUE PRECISA SER IMPLEMENTADA NO ESPAÇO ESCOLAR PARA DESLOCAR AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE DO APAGAMENTO PARA A PROFUNDIDADE E VISIBILIDADE, ESSA TROCA PROPORCIONA A EDUCADORES E ALUNES UM AUTORRECONHECIMENTO DE SI MESMO E A CRIAÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE DIVERSIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente" "palavra_chave" => "TRANSCESTRALIDADE, DECOLONIALIDADE, GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021110053.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucaseducadore@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79362 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 517 "inscrito_id" => 1442 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO TRANSCESTRAL PARA UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "ESTA COMUNICAÇÃO PARTE DO DIÁLOGO ENTRE DOIS CORPOS TRANS QUE OCUPAM LUGARES DIFERENTES DENTRO DOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO, ENTRE A PERSPECTIVA DE QUEM LECIONA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE QUEM LECIONA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. O QUE TANGE NOSSO ENCONTRO SÃO DUAS URGÊNCIAS: A NECESSIDADE DE RE-CONHECER TRANSCESTRALIDADES EM NOSSA HISTÓRIA, E A LACUNA DE DEBATES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTRO DAS FORMAÇÕES DI PROFESSORIS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA INSPIRAR ESSA PRODUÇÃO É DENOMINADA POR BELL HOCKS COMO DIÁLOGO DE COLABORAÇÃO, FERRAMENTA PRESENTE NO SEU TEXTO “A CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE PEDAGÓGICA, UM DIÁLOGO” (1994). O FOCO DESTA METODOLOGIA É ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE DOIS EDUCADORES COM O OBJETIVO DE TRANSFORMÁ-LO EM INTERVENÇÕES ÚTEIS, CAPAZES DE CRUZAR AS FRONTEIRAS E AS BARREIRAS QUE SÃO ERGUIDAS PELA RAÇA, PELO GÊNERO, PELA SEXUALIDADE ETC. A PARTIR DESSE DIÁLOGO E DEBATE ENTRE DOIS CORPOS TRANS EDUCADORES, SEUS RELATOS E SUAS PROPOSTAS SE TRANSFORMARÃO EM MATERIAL DE ANÁLISE PARA O ESGARÇAMENTO DAS FRONTEIRAS QUE IMPEDEM QUE AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE TRIUNFEM NA EDUCAÇÃO, FAZENDO DESTE UM LUGAR DE DESAFIO, CRESCIMENTO E INTERCÂMBIO DIALÉTICO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM PARA UMA PRÁTICA DIALÓGICA QUE PRECISA SER IMPLEMENTADA NO ESPAÇO ESCOLAR PARA DESLOCAR AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE DO APAGAMENTO PARA A PROFUNDIDADE E VISIBILIDADE, ESSA TROCA PROPORCIONA A EDUCADORES E ALUNES UM AUTORRECONHECIMENTO DE SI MESMO E A CRIAÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE DIVERSIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente" "palavra_chave" => "TRANSCESTRALIDADE, DECOLONIALIDADE, GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021110053.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucaseducadore@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }