GESTAÇÃO E PARTO: RETRATO DA DESIGUALDADE BRASILEIRA
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79309 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 624 "titulo" => "GESTAÇÃO E PARTO: RETRATO DA DESIGUALDADE BRASILEIRA" "resumo" => "A COMUNICAÇÃO ORAL DISCORRE SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA PALESTRA-PERFORMANCE QUE ABORDA QUESTÕES SOBRE A GESTAÇÃO, O PARTO E O ABORTO, RELACIONADAS ÀS SUAS PROFUNDAS ESTRUTURAS RACISTAS, SEXISTAS, PATRIARCAIS E TRANSFÓBICAS QUE VITIMAM MILHARES DE PESSOAS COM ÚTERO NO BRASIL. A PARTIR DE PROPOSIÇÕES VIVENCIADAS EM TRÊS ESPAÇOS EDUCATIVOS DISTINTOS, A ARTISTA EXPERIMENTOU E DESENVOLVEU PROGRAMAS PERFORMATIVOS E OUTROS DISPOSITIVOS PARA A CRIAÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS, DURANTE O CURSO DE MESTRADO EM ARTES CÊNICAS NO PERÍODO DE PANDEMIA. ESSAS EXPERIMENTAÇÕES FORAM ACOMPANHADAS DE ESTUDOS SOBRE FEMINISMO NEGRO, TRANSFEMINISMO, INTERSECCIONALIDADE, DECOLONIALIDADE E OUTRAS QUESTÕES PARA PENSAR GÊNERO, RAÇA, CLASSE E SEXUALIDADE E, NUM RECORTE ESPECÍFICO, COMO ESSAS QUESTÕES OPERAM NO CONTROLE SEXUAL E REPRODUTIVO DAS MULHERIDADES. AINDA, OS ESTUDOS SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA, PERFORMANCE, PROGRAMA PERFORMATIVOS E PALESTRA-PERFORMANCE FORAM REFERÊNCIAS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA PALESTRA-PERFORMANCE APRESENTADA. ESSA AÇÃO CONTINUA EM DESENVOLVIMENTO, MAS É UM IMPORTANTE ESPAÇO PARA PENSAR O CONCEITO DE MULHERIDADES, ENTENDIDAS PELA ARTISTA COMO PERFORMATIVIDADES MÚLTIPLAS QUE SE RELACIONAM AO FEMININO E INSCREVEM NAS CORPAS QUE DIVERSAS VIOLÊNCIAS DE GÊNEROS, SOFRIDAS AO LONGO DA VIDA NOS MOMENTOS EM QUE ELAS OPERAM. A AÇÃO PROCURA EXERCITAR A PARRESIA INCLUSIVE EM SUA AUTO CRÍTICA: APESAR DAS DIFICULDADES TECNOLÓGICAS E DO RESULTADO AUDIOVISUAL NÃO ATINGIR O ESPERADO, A POSSIBILIDADE DE CRIAR UMA CENA-PENSAMENTO QUE DEBATE UM ASSUNTO SEMPRE URGENTE E NECESSÁRIO. ASSIM, A ARTISTA REAFIRMA SEU POSICIONAMENTO ÉTICO, ESTÉTICO E POLÍTICO E, NUMA PERSPECTIVA MAIS AMPLA, CONTRIBUI PARA O FORTALECIMENTO DE NOVAS EPISTEMOLOGIAS NA CENA CONTEMPORÂNEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 05: Arte, Processos De Criação E Diversidade De Gênero" "palavra_chave" => "MULHERIDADES, PERFORMANCE, PALESTRA-PERFORMANCE, PROGRAMA PERFORMATIVO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_03112021183416.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA ANDREA SANTANA DE LUCIA" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatadeluccia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79309 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 624 "titulo" => "GESTAÇÃO E PARTO: RETRATO DA DESIGUALDADE BRASILEIRA" "resumo" => "A COMUNICAÇÃO ORAL DISCORRE SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA PALESTRA-PERFORMANCE QUE ABORDA QUESTÕES SOBRE A GESTAÇÃO, O PARTO E O ABORTO, RELACIONADAS ÀS SUAS PROFUNDAS ESTRUTURAS RACISTAS, SEXISTAS, PATRIARCAIS E TRANSFÓBICAS QUE VITIMAM MILHARES DE PESSOAS COM ÚTERO NO BRASIL. A PARTIR DE PROPOSIÇÕES VIVENCIADAS EM TRÊS ESPAÇOS EDUCATIVOS DISTINTOS, A ARTISTA EXPERIMENTOU E DESENVOLVEU PROGRAMAS PERFORMATIVOS E OUTROS DISPOSITIVOS PARA A CRIAÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS, DURANTE O CURSO DE MESTRADO EM ARTES CÊNICAS NO PERÍODO DE PANDEMIA. ESSAS EXPERIMENTAÇÕES FORAM ACOMPANHADAS DE ESTUDOS SOBRE FEMINISMO NEGRO, TRANSFEMINISMO, INTERSECCIONALIDADE, DECOLONIALIDADE E OUTRAS QUESTÕES PARA PENSAR GÊNERO, RAÇA, CLASSE E SEXUALIDADE E, NUM RECORTE ESPECÍFICO, COMO ESSAS QUESTÕES OPERAM NO CONTROLE SEXUAL E REPRODUTIVO DAS MULHERIDADES. AINDA, OS ESTUDOS SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA, PERFORMANCE, PROGRAMA PERFORMATIVOS E PALESTRA-PERFORMANCE FORAM REFERÊNCIAS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA PALESTRA-PERFORMANCE APRESENTADA. ESSA AÇÃO CONTINUA EM DESENVOLVIMENTO, MAS É UM IMPORTANTE ESPAÇO PARA PENSAR O CONCEITO DE MULHERIDADES, ENTENDIDAS PELA ARTISTA COMO PERFORMATIVIDADES MÚLTIPLAS QUE SE RELACIONAM AO FEMININO E INSCREVEM NAS CORPAS QUE DIVERSAS VIOLÊNCIAS DE GÊNEROS, SOFRIDAS AO LONGO DA VIDA NOS MOMENTOS EM QUE ELAS OPERAM. A AÇÃO PROCURA EXERCITAR A PARRESIA INCLUSIVE EM SUA AUTO CRÍTICA: APESAR DAS DIFICULDADES TECNOLÓGICAS E DO RESULTADO AUDIOVISUAL NÃO ATINGIR O ESPERADO, A POSSIBILIDADE DE CRIAR UMA CENA-PENSAMENTO QUE DEBATE UM ASSUNTO SEMPRE URGENTE E NECESSÁRIO. ASSIM, A ARTISTA REAFIRMA SEU POSICIONAMENTO ÉTICO, ESTÉTICO E POLÍTICO E, NUMA PERSPECTIVA MAIS AMPLA, CONTRIBUI PARA O FORTALECIMENTO DE NOVAS EPISTEMOLOGIAS NA CENA CONTEMPORÂNEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 05: Arte, Processos De Criação E Diversidade De Gênero" "palavra_chave" => "MULHERIDADES, PERFORMANCE, PALESTRA-PERFORMANCE, PROGRAMA PERFORMATIVO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_03112021183416.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA ANDREA SANTANA DE LUCIA" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatadeluccia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }