CORPOS MOLESTADOS: A CULTURA DO SILÊNCIO NA ESCOLA.
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79326 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 855 "titulo" => "CORPOS MOLESTADOS: A CULTURA DO SILÊNCIO NA ESCOLA." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DOS CORPOS AFETADOS PELA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA, PARA QUE NÃO SE COMETA PRECONCEITOS E RÓTULOS PRECIPITADOS NO PROCESSO EDUCACIONAL E PARA QUE NÃO SEJAM AFETADOS OS (AS) EDUCANDOS (AS) NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL. PARA TANTO, O TRABALHO ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS SEÇÕES. AS TRÊS FAZEM UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE: DISCORRENDO O PROBLEMA DE PESQUISA, HISTÓRIA DE VIDA COMO TÉCNICA DE PESQUISA NO ESTUDO SOBRE CULTURA DO SILÊNCIO NA ESCOLA E CULTURA E ESCOLA: DOIS CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA COMPREENDER A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. TEORICAMENTE, APOIAMO-NOS EM ABREU (2004), MARTINS (2008), MINAYO (2007), LARAIA (2001), BOURDIEU (2014) E FREIRE (2001), VISTO QUE NORTEIAM O CAMINHO A SER TRABALHADO NO AMBIENTE EDUCACIONAL, ESPAÇO NO QUAL ESTÁ SE CONSTRUINDO O PENSAMENTO CRÍTICO E DEMOCRÁTICO NA ESCOLA. O CONTATO COM OS TEÓRICOS ATRAVÉS DA LEITURA, LITERATURA E REFLEXÃO, AGREGA AINDA UMA METODOLOGIA DE PERCEPÇÃO VISANDO À REFLEXÃO E AO EMPODERAMENTO SOBRE ESSES CONCEITOS QUE ESTÃO RELACIONADOS AO TEMA DA PESQUISA E À CONTEXTUALIZAÇÃO DE ACORDO COM A NOSSA REALIDADE. OS RESULTADOS, EMBORA PARCIAIS, TÊM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZADOS OU DE SOCIABILIDADE QUE SÃO CONSTATADOS E, EM MUITOS CASOS SÃO ALUNOS QUE TÊM O CORPO AFETADO PELA VIOLÊNCIA SEXUAL, PARA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OPRESSOR-OPRIMIDO E A LUTA DE LIBERTAÇÃO DO SUJEITO-ALUNO COMO SER CRÍTICO E SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente" "palavra_chave" => "CORPOS MOLESTADOS, ESTUDO DE CASO, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, OPRESSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021232003.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEN MILY " "autor_nome_curto" => "DOS REIS LEOCÁDIO" "autor_email" => "milyleocadio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79326 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 855 "titulo" => "CORPOS MOLESTADOS: A CULTURA DO SILÊNCIO NA ESCOLA." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DOS CORPOS AFETADOS PELA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA, PARA QUE NÃO SE COMETA PRECONCEITOS E RÓTULOS PRECIPITADOS NO PROCESSO EDUCACIONAL E PARA QUE NÃO SEJAM AFETADOS OS (AS) EDUCANDOS (AS) NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL. PARA TANTO, O TRABALHO ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS SEÇÕES. AS TRÊS FAZEM UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE: DISCORRENDO O PROBLEMA DE PESQUISA, HISTÓRIA DE VIDA COMO TÉCNICA DE PESQUISA NO ESTUDO SOBRE CULTURA DO SILÊNCIO NA ESCOLA E CULTURA E ESCOLA: DOIS CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA COMPREENDER A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. TEORICAMENTE, APOIAMO-NOS EM ABREU (2004), MARTINS (2008), MINAYO (2007), LARAIA (2001), BOURDIEU (2014) E FREIRE (2001), VISTO QUE NORTEIAM O CAMINHO A SER TRABALHADO NO AMBIENTE EDUCACIONAL, ESPAÇO NO QUAL ESTÁ SE CONSTRUINDO O PENSAMENTO CRÍTICO E DEMOCRÁTICO NA ESCOLA. O CONTATO COM OS TEÓRICOS ATRAVÉS DA LEITURA, LITERATURA E REFLEXÃO, AGREGA AINDA UMA METODOLOGIA DE PERCEPÇÃO VISANDO À REFLEXÃO E AO EMPODERAMENTO SOBRE ESSES CONCEITOS QUE ESTÃO RELACIONADOS AO TEMA DA PESQUISA E À CONTEXTUALIZAÇÃO DE ACORDO COM A NOSSA REALIDADE. OS RESULTADOS, EMBORA PARCIAIS, TÊM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZADOS OU DE SOCIABILIDADE QUE SÃO CONSTATADOS E, EM MUITOS CASOS SÃO ALUNOS QUE TÊM O CORPO AFETADO PELA VIOLÊNCIA SEXUAL, PARA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OPRESSOR-OPRIMIDO E A LUTA DE LIBERTAÇÃO DO SUJEITO-ALUNO COMO SER CRÍTICO E SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente" "palavra_chave" => "CORPOS MOLESTADOS, ESTUDO DE CASO, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, OPRESSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021232003.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEN MILY " "autor_nome_curto" => "DOS REIS LEOCÁDIO" "autor_email" => "milyleocadio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }