CONTANDO HISTÓRIAS E ESCREVIVENDO: PERCURSOS DE UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79179 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 648 "titulo" => "CONTANDO HISTÓRIAS E ESCREVIVENDO: PERCURSOS DE UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE" "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE – MPED DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB/CAMPUS XIV, CUJO PROPÓSITO É COMPREENDER COMO AS/OS PROFESSORAS/ES DE UMA ESCOLA BÁSICA UTILIZAM EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A LEITURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, PRINCIPALMENTE, AS QUE TRAZEM QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE PARA CONTRIBUIR NO PROCESSO FORMATIVO DAS/OS ESTUDANTES. PARA ISSO, SERÁ UTILIZADA AS ESCREVIVÊNCIAS COMO METODOLOGIA E A CONVERSA COMO DISPOSITIVO. A PROPOSTA COM ESSE CAMINHO METODOLÓGICO É CONSTRUIR UM “EU COLETIVO” COM AS/OS SUJEITAS/OS DA PESQUISA. EU, BICHA PRETA, NÃO-BINÁRIE, DO AXÉ/CANDOMBLÉ, CONTADOR/A DE HISTÓRIAS, PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO BÁSICA PESQUISANDO NO MEU ESPAÇO DE TRABALHO E CONSTRUINDO UMA PESQUISA COLABORATIVA COM MINHAS/MEUS COLEGAS. DIALOGO TEORICAMENTE COM CONCEIÇÃO EVARISTO (2020), GLÓRIA ANZALDÚA (2000), LÉLIA GONZALEZ (2018), NILMA LINO GOMES (2005), PATRÍCIA HILL COLLINS (2021), ENTRE OUTRAS/OS AUTORAS/ES DO CAMPO DOS ESTUDOS FEMINISTAS, PRINCIPALMENTE DO FEMINISMO NEGRO E DAS/OS QUE DISCUTEM A INTERSECCIONALIDADE ENTRE RAÇA/ETNIA, GÊNERO E SEXUALIDADE. DIANTE DISSO, ENTENDEMOS QUE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM BASE NA ANCESTRALIDADE AFRO-BRASILEIRA, NA CULTURA ORAL, NAS ARTES, NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, NAS “PRETAGOGIAS”, QUE SUBVERTEM AS PRÁTICAS ESCOLARES HEGEMÔNICAS PODEM SER DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA PAUTAR AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE NA ESCOLA. ASSIM LOCALIZADO, O PROPÓSITO DESSE RECORTE É TRAZER AS REFLEXÕES INICIAIS DESENVOLVIDAS DURANTE O PERCURSO DESSE PROCESSO, PERPASSANDO PELOS CAMINHOS E ÁGUAS QUE REFLETEM A IMPLICAÇÃO DO/A PESQUISADOR/A COM A TEMÁTICA DO ESTUDO, APRESENTANDO COMO RESULTADO UM MEMORIAL FORMATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCREVIVÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_17122021032233.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MATEUS CARVALHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAR DOS SANTOS" "autor_email" => "mateuscarvalho.oficial@ho" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79179 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 648 "titulo" => "CONTANDO HISTÓRIAS E ESCREVIVENDO: PERCURSOS DE UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE" "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE – MPED DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB/CAMPUS XIV, CUJO PROPÓSITO É COMPREENDER COMO AS/OS PROFESSORAS/ES DE UMA ESCOLA BÁSICA UTILIZAM EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A LEITURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, PRINCIPALMENTE, AS QUE TRAZEM QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE PARA CONTRIBUIR NO PROCESSO FORMATIVO DAS/OS ESTUDANTES. PARA ISSO, SERÁ UTILIZADA AS ESCREVIVÊNCIAS COMO METODOLOGIA E A CONVERSA COMO DISPOSITIVO. A PROPOSTA COM ESSE CAMINHO METODOLÓGICO É CONSTRUIR UM “EU COLETIVO” COM AS/OS SUJEITAS/OS DA PESQUISA. EU, BICHA PRETA, NÃO-BINÁRIE, DO AXÉ/CANDOMBLÉ, CONTADOR/A DE HISTÓRIAS, PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO BÁSICA PESQUISANDO NO MEU ESPAÇO DE TRABALHO E CONSTRUINDO UMA PESQUISA COLABORATIVA COM MINHAS/MEUS COLEGAS. DIALOGO TEORICAMENTE COM CONCEIÇÃO EVARISTO (2020), GLÓRIA ANZALDÚA (2000), LÉLIA GONZALEZ (2018), NILMA LINO GOMES (2005), PATRÍCIA HILL COLLINS (2021), ENTRE OUTRAS/OS AUTORAS/ES DO CAMPO DOS ESTUDOS FEMINISTAS, PRINCIPALMENTE DO FEMINISMO NEGRO E DAS/OS QUE DISCUTEM A INTERSECCIONALIDADE ENTRE RAÇA/ETNIA, GÊNERO E SEXUALIDADE. DIANTE DISSO, ENTENDEMOS QUE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM BASE NA ANCESTRALIDADE AFRO-BRASILEIRA, NA CULTURA ORAL, NAS ARTES, NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, NAS “PRETAGOGIAS”, QUE SUBVERTEM AS PRÁTICAS ESCOLARES HEGEMÔNICAS PODEM SER DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA PAUTAR AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE NA ESCOLA. ASSIM LOCALIZADO, O PROPÓSITO DESSE RECORTE É TRAZER AS REFLEXÕES INICIAIS DESENVOLVIDAS DURANTE O PERCURSO DESSE PROCESSO, PERPASSANDO PELOS CAMINHOS E ÁGUAS QUE REFLETEM A IMPLICAÇÃO DO/A PESQUISADOR/A COM A TEMÁTICA DO ESTUDO, APRESENTANDO COMO RESULTADO UM MEMORIAL FORMATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCREVIVÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_17122021032233.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MATEUS CARVALHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAR DOS SANTOS" "autor_email" => "mateuscarvalho.oficial@ho" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }