“TRANS – PONDO” OBSTÁCULOS NO ESPORTE: PERSPECTIVAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E TRANSEXUALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79257 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 247 "inscrito_id" => 466 "titulo" => "“TRANS – PONDO” OBSTÁCULOS NO ESPORTE: PERSPECTIVAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E TRANSEXUALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR COMO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO DIRECIONADAS PARA ALUNOS/AS/ES PERTENCENTES A COMUNIDADE LBGTQIA+. NESSE SENTIDO, A PESQUISA SE BASEIA EM UMA ENTREVISTA DE HISTÓRIA ORAL, A PARTIR DA NARRATIVA DE UMA PROFESSORA “TRANS”, DELINEANDO SOBRE SUAS VIVENCIAS DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A SUA INTERRELAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PESQUISA TRAZ COMO BASE DE TEORIZAÇÃO OS ESTUDOS DA HISTÓRIA ORAL, E QUE SE ENTRELAÇA SOBRE A ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA, CORRELACIONANDO-SE COM A RELAÇÃO DE PODER QUE AINDA É IDENTIFICADA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM COMPONENTE CURRICULAR QUE TRADICIONALMENTE CONTRIBUI PARA UMA LÓGICA HETERONORMATIVA, DIRECIONANDO AS MODALIDADES ESPORTIVAS COMO ESPORTES PARA MENINOS E ESPORTES PARA MENINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA, INTENSIFICA A PREDOMINÂNCIA DOS ESPORTES QUE SÃO DIRECIONADOS BINARIAMENTE VOLTADOS PARA O VÍEIS DA SEXUALIDADE, NÃO FAVORECENDO ASSIM, PARA AS INSERÇÕES, DISCUSSÕES E REFLEXÕES DAS IDENTIDADES DE GÊNEROS, IMPOSSIBILITANDO QUE PESSOAS “TRANS” DENTRE OUTROS, PARTICIPEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS NÃO PELA SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL, MAS PELO SEU SEXO BIOLÓGICO. NESSE SENTIDO, É IMPORTANTÍSSIMO RESSALTARMOS QUE, TANTO O SISTEMA DE ENSINO, COMO AS ESCOLAS E OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTEJAM CIENTES DAS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS AS PRÁTICAS DE ATIVIDADES ESPORTIVAS DIRECIONADAS PARA PESSOAS NÃO BINARIAS, FORTALECENDO ASSIM, A INCLUSÃO ESCOLAR. POIS, A ESCOLA É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DE AUTONOMIA E DE QUEBRAS DE PARADIGMAS. POSSIBILITANDO ASSIM, QUE PESSOAS NÃO BINÁRIAS PARTICIPEM ATIVAMENTE DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. TRANSPONDO ASSIM, ESSES OBSTÁCULOS HEGEMONIZADOS NOS ESPORTES E VIVENCIADOS/AS/ES DIARIAMENTE PELA COMUNIDADE LGBTQIA+." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 03: A (Des) Generificação No Esporte E Nas Práticas Dos Exercícios Físicos" "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, TRANSEXUALIDADE, EDUCAÇÃO FÍSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_18112021092932.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEUTON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEUTON" "autor_email" => "cleutnmax@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVASF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79257 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 247 "inscrito_id" => 466 "titulo" => "“TRANS – PONDO” OBSTÁCULOS NO ESPORTE: PERSPECTIVAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E TRANSEXUALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR COMO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO DIRECIONADAS PARA ALUNOS/AS/ES PERTENCENTES A COMUNIDADE LBGTQIA+. NESSE SENTIDO, A PESQUISA SE BASEIA EM UMA ENTREVISTA DE HISTÓRIA ORAL, A PARTIR DA NARRATIVA DE UMA PROFESSORA “TRANS”, DELINEANDO SOBRE SUAS VIVENCIAS DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A SUA INTERRELAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PESQUISA TRAZ COMO BASE DE TEORIZAÇÃO OS ESTUDOS DA HISTÓRIA ORAL, E QUE SE ENTRELAÇA SOBRE A ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA, CORRELACIONANDO-SE COM A RELAÇÃO DE PODER QUE AINDA É IDENTIFICADA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM COMPONENTE CURRICULAR QUE TRADICIONALMENTE CONTRIBUI PARA UMA LÓGICA HETERONORMATIVA, DIRECIONANDO AS MODALIDADES ESPORTIVAS COMO ESPORTES PARA MENINOS E ESPORTES PARA MENINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA, INTENSIFICA A PREDOMINÂNCIA DOS ESPORTES QUE SÃO DIRECIONADOS BINARIAMENTE VOLTADOS PARA O VÍEIS DA SEXUALIDADE, NÃO FAVORECENDO ASSIM, PARA AS INSERÇÕES, DISCUSSÕES E REFLEXÕES DAS IDENTIDADES DE GÊNEROS, IMPOSSIBILITANDO QUE PESSOAS “TRANS” DENTRE OUTROS, PARTICIPEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS NÃO PELA SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL, MAS PELO SEU SEXO BIOLÓGICO. NESSE SENTIDO, É IMPORTANTÍSSIMO RESSALTARMOS QUE, TANTO O SISTEMA DE ENSINO, COMO AS ESCOLAS E OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTEJAM CIENTES DAS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS AS PRÁTICAS DE ATIVIDADES ESPORTIVAS DIRECIONADAS PARA PESSOAS NÃO BINARIAS, FORTALECENDO ASSIM, A INCLUSÃO ESCOLAR. POIS, A ESCOLA É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DE AUTONOMIA E DE QUEBRAS DE PARADIGMAS. POSSIBILITANDO ASSIM, QUE PESSOAS NÃO BINÁRIAS PARTICIPEM ATIVAMENTE DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. TRANSPONDO ASSIM, ESSES OBSTÁCULOS HEGEMONIZADOS NOS ESPORTES E VIVENCIADOS/AS/ES DIARIAMENTE PELA COMUNIDADE LGBTQIA+." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 03: A (Des) Generificação No Esporte E Nas Práticas Dos Exercícios Físicos" "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, TRANSEXUALIDADE, EDUCAÇÃO FÍSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_18112021092932.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEUTON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEUTON" "autor_email" => "cleutnmax@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVASF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }