RESISTÊNCIA ÀS OFENSIVAS “ANTIGÊNERO” NO BRASIL: VISIBILIDADE DOS PROCESSOS ESCOLARES PARA O ENFRENTAMENTO COLETIVO.
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79136 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "RESISTÊNCIA ÀS OFENSIVAS “ANTIGÊNERO” NO BRASIL: VISIBILIDADE DOS PROCESSOS ESCOLARES PARA O ENFRENTAMENTO COLETIVO." "resumo" => "AS SUCESSIVAS DERROTAS DOS PROJETOS DE LEI DAS CRUZADAS ANTIGÊNERO NAS ESFERAS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E FEDERAIS DO PAÍS, QUE OBJETIVAM PRINCIPALMENTE A PROIBIÇÃO DAS DISCUSSÕES EM TERMOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE DA SEXUALIDADE, NÃO PODEM SER INTERPRETADAS COMO UMA MITIGAÇÃO DE TAIS CRUZADAS. AO CONTRÁRIO, O HETEROSSEXISMO E A LGBTFOBIA JÁ FAZIAM PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR ANTES MESMO DA PROLIFERAÇÃO DESSAS CRUZADAS E O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO E DAS SEXUALIDADES DISSIDENTES DEPENDIA DA MATERIALIZAÇÃO ESPECÍFICA DE DETERMINADOS ARRANJOS CURRICULARES E DA ATUAÇÃO DE CERTOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ENGAJADO(A)S EM UMA EDUCAÇÃO NÃO-“HETEROTERRORISTA”. NO ATUAL CENÁRIO SOCIOPOLÍTICO DE LUTA ENTRE A MITIGAÇÃO LEGAL DE PROJETOS “ANTIGÊNERO” NA POLÍTICA REPRESENTATIVA E A REPRODUÇÃO DAS POLÍTICAS “ANTIGÊNERO” NOS DIVERSOS ESPAÇOS ESCOLARES DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, HÁ PROCESSOS SOCIOEDUCACIONAIS DE RESISTÊNCIA À NORMALIZAÇÃO DESSAS CRUZADAS? ESTA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA DE TEOR BIBLIOGRÁFICO BUSCA VISIBILIZAR AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA NOS MAIS DIFERENTES PROCESSOS ESCOLARES BRASILEIROS PARA SERVIR COMO SUBSÍDIO REFLEXIVO E PRÁTICO AOS DOCENTES QUE, DE CERTA MANEIRA, SÃO AFETADO(A)S PELAS PEDAGOGIAS DO MEDO, DA PERSEGUIÇÃO E DA AMEAÇA QUE AS CRUZADAS ANTIGÊNERO ALAVANCAM NOS DIVERSOS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE. PRELIMINARMENTE, PODEMOS LOCALIZAR A RESISTÊNCIA CONTRA ESSAS CRUZADAS EM PROJETOS EXTRACURRICULARES DE DETERMINADAS ESCOLAS BRASILEIRAS, ESPECIALMENTE, REFERENDADOS PELA OBSERVÂNCIA AOS DIREITOS EXPLICITADOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E POR DOCUMENTOS OFICIAIS DE ÓRGÃOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira." "palavra_chave" => "RESISTÊNCIA, CRUZADAS ANTIGÊNERO, DIREITOS HUMANOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_22112021231655.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO DE SOUSA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO" "autor_email" => "farcosousa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79136 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "RESISTÊNCIA ÀS OFENSIVAS “ANTIGÊNERO” NO BRASIL: VISIBILIDADE DOS PROCESSOS ESCOLARES PARA O ENFRENTAMENTO COLETIVO." "resumo" => "AS SUCESSIVAS DERROTAS DOS PROJETOS DE LEI DAS CRUZADAS ANTIGÊNERO NAS ESFERAS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E FEDERAIS DO PAÍS, QUE OBJETIVAM PRINCIPALMENTE A PROIBIÇÃO DAS DISCUSSÕES EM TERMOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE DA SEXUALIDADE, NÃO PODEM SER INTERPRETADAS COMO UMA MITIGAÇÃO DE TAIS CRUZADAS. AO CONTRÁRIO, O HETEROSSEXISMO E A LGBTFOBIA JÁ FAZIAM PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR ANTES MESMO DA PROLIFERAÇÃO DESSAS CRUZADAS E O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO E DAS SEXUALIDADES DISSIDENTES DEPENDIA DA MATERIALIZAÇÃO ESPECÍFICA DE DETERMINADOS ARRANJOS CURRICULARES E DA ATUAÇÃO DE CERTOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ENGAJADO(A)S EM UMA EDUCAÇÃO NÃO-“HETEROTERRORISTA”. NO ATUAL CENÁRIO SOCIOPOLÍTICO DE LUTA ENTRE A MITIGAÇÃO LEGAL DE PROJETOS “ANTIGÊNERO” NA POLÍTICA REPRESENTATIVA E A REPRODUÇÃO DAS POLÍTICAS “ANTIGÊNERO” NOS DIVERSOS ESPAÇOS ESCOLARES DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, HÁ PROCESSOS SOCIOEDUCACIONAIS DE RESISTÊNCIA À NORMALIZAÇÃO DESSAS CRUZADAS? ESTA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA DE TEOR BIBLIOGRÁFICO BUSCA VISIBILIZAR AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA NOS MAIS DIFERENTES PROCESSOS ESCOLARES BRASILEIROS PARA SERVIR COMO SUBSÍDIO REFLEXIVO E PRÁTICO AOS DOCENTES QUE, DE CERTA MANEIRA, SÃO AFETADO(A)S PELAS PEDAGOGIAS DO MEDO, DA PERSEGUIÇÃO E DA AMEAÇA QUE AS CRUZADAS ANTIGÊNERO ALAVANCAM NOS DIVERSOS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE. PRELIMINARMENTE, PODEMOS LOCALIZAR A RESISTÊNCIA CONTRA ESSAS CRUZADAS EM PROJETOS EXTRACURRICULARES DE DETERMINADAS ESCOLAS BRASILEIRAS, ESPECIALMENTE, REFERENDADOS PELA OBSERVÂNCIA AOS DIREITOS EXPLICITADOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E POR DOCUMENTOS OFICIAIS DE ÓRGÃOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira." "palavra_chave" => "RESISTÊNCIA, CRUZADAS ANTIGÊNERO, DIREITOS HUMANOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_22112021231655.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO DE SOUSA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO" "autor_email" => "farcosousa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }