TECNOLOGIA DE GÊNERO NO FILME "A MULHER DE TODOS"(1969)
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79383 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 1446 "titulo" => "TECNOLOGIA DE GÊNERO NO FILME "A MULHER DE TODOS"(1969)" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO (MASCULINIDADES E FEMINILIDADES) NO FILME “A MULHER DE TODOS” (1969) DO CINEASTA CATARINENSE ROGÉRIO SGANZERLA. EM 1964, OS MILITARES DECRETARAM UM GOLPE DE ESTADO E IMPLEMENTARAM UMA DITADURA MILITAR QUE SE ESTENDEU ATÉ 1985. EM MEIO A ESSE CONTEXTO, OS ARTISTAS PASSARAM A ELABORAR EXPRESSÕES ARTÍSTICAS COM O OBJETIVO DE QUESTIONAR O ESTADO DE EXCEÇÃO. NO CINEMA, EMERGIU O CINEMA NOVO, INSPIRADO PELO CINEMA EUROPEU, PARTICULARMENTE, A NOUVELLE VAGE E O NEORREALISMO ITALIANO. NO ANO DE 1968 EMERGE O CINEMA MARGINAL, INSPIRADO NO CINEMA NOVO. NESTE ANO, O ROGÉRIO SGANZERLA EXIBE SEU PRIMEIRO LONGA-METRAGEM “O BANDIDO DA LUZ VERMELHA”, NO ANO SEGUINTE, “A MULHER DE TODOS”. INTERESSO-ME ESTE ÚLTIMO. O FILME NARRA AS AVENTURAS SEXUAIS DE ANGELA CARNE E OSSO, UMA MULHER BRANCA MAGRA, LOIRA E BURGUESA, CASADA COM UM EMPRESÁRIO, DR. PLIRTZ, UM HOMEM BRANCO, OBESO, PROPRIETÁRIO DE UM TRUSTE QUE PRODUZ HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) E É OBCECADO POR REGIMES NAZIFASCISTAS. AO VER O FILME, PERGUNTE-ME, COMO O FILME REPRESENTA AS MASCULINIDADES E FEMINILIDADES? A PERSONAGEM PRINCIPAL REIFICA A FEMINILIDADE HETEROSSEXUAL? O FILME CRITICA A HETEROSSEXUALIDADE COMPULSÓRIA? É POSSÍVEL IDENTIFICAR UM CRITICA O CAPITALISMO? PARA TAL, RECORRI ÀS TEORIAS PROPOSTAS PELAS FEMINISTAS QUEER TERESA DE LAURETIS E JUDITH BUTLER" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: Arte, Gênero E Sexualidade: Gramáticas De Resistência E Existências Dissidentes" "palavra_chave" => "CINEMA MARGINAL, CINEMA QUEER, TEORIA QUEER, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_17122021215127.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO MARCAL VILELA" "autor_nome_curto" => "FABRICIO" "autor_email" => "fabriciomarcalvilela@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79383 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 1446 "titulo" => "TECNOLOGIA DE GÊNERO NO FILME "A MULHER DE TODOS"(1969)" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO (MASCULINIDADES E FEMINILIDADES) NO FILME “A MULHER DE TODOS” (1969) DO CINEASTA CATARINENSE ROGÉRIO SGANZERLA. EM 1964, OS MILITARES DECRETARAM UM GOLPE DE ESTADO E IMPLEMENTARAM UMA DITADURA MILITAR QUE SE ESTENDEU ATÉ 1985. EM MEIO A ESSE CONTEXTO, OS ARTISTAS PASSARAM A ELABORAR EXPRESSÕES ARTÍSTICAS COM O OBJETIVO DE QUESTIONAR O ESTADO DE EXCEÇÃO. NO CINEMA, EMERGIU O CINEMA NOVO, INSPIRADO PELO CINEMA EUROPEU, PARTICULARMENTE, A NOUVELLE VAGE E O NEORREALISMO ITALIANO. NO ANO DE 1968 EMERGE O CINEMA MARGINAL, INSPIRADO NO CINEMA NOVO. NESTE ANO, O ROGÉRIO SGANZERLA EXIBE SEU PRIMEIRO LONGA-METRAGEM “O BANDIDO DA LUZ VERMELHA”, NO ANO SEGUINTE, “A MULHER DE TODOS”. INTERESSO-ME ESTE ÚLTIMO. O FILME NARRA AS AVENTURAS SEXUAIS DE ANGELA CARNE E OSSO, UMA MULHER BRANCA MAGRA, LOIRA E BURGUESA, CASADA COM UM EMPRESÁRIO, DR. PLIRTZ, UM HOMEM BRANCO, OBESO, PROPRIETÁRIO DE UM TRUSTE QUE PRODUZ HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) E É OBCECADO POR REGIMES NAZIFASCISTAS. AO VER O FILME, PERGUNTE-ME, COMO O FILME REPRESENTA AS MASCULINIDADES E FEMINILIDADES? A PERSONAGEM PRINCIPAL REIFICA A FEMINILIDADE HETEROSSEXUAL? O FILME CRITICA A HETEROSSEXUALIDADE COMPULSÓRIA? É POSSÍVEL IDENTIFICAR UM CRITICA O CAPITALISMO? PARA TAL, RECORRI ÀS TEORIAS PROPOSTAS PELAS FEMINISTAS QUEER TERESA DE LAURETIS E JUDITH BUTLER" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: Arte, Gênero E Sexualidade: Gramáticas De Resistência E Existências Dissidentes" "palavra_chave" => "CINEMA MARGINAL, CINEMA QUEER, TEORIA QUEER, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_17122021215127.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO MARCAL VILELA" "autor_nome_curto" => "FABRICIO" "autor_email" => "fabriciomarcalvilela@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }