CÂNDIDO, Flora Gomes et al.. Projeto tertúlia literária: o professor leitor de literatura. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7858>. Acesso em: 27/11/2024 21:11
Introdução: Este trabalho sobre o Projeto extensionista Tertúlia Literária reflete sobre a importância da prática de leitura literária para professores, mediadores e promotores de leitura, partindo de questionamentos como: Que relação os professores estabelecem com a leitura literária em sua vida cotidiana?Como tornar a literatura parte de seu cotidiano? É possível criar espaços para a leitura literária na universidade? O projeto busca afirmar a trajetória desses profissionais como leitores e, consequentemente, potencializar sua ação de formadores de crianças e jovens leitores.Objetivo: Criar condições para que professores da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental, bibliotecários e estudantes universitários dos cursos de Pedagogia, Letras e Ciência da Informação compartilhem experiências literárias, em encontros mensais que propiciem o diálogo sobre obras da literatura selecionadas e lidas previamente pelo grupo de participantes.Metodologia: A metodologia adotada pelo projeto consiste em organizar encontros para ler e promover diálogos sobre as leituras dos integrantes. Além dos encontros presenciais, os participantes acessam o site do projeto, trocando impressões e informações no decorrer da leitura dos livros de literatura selecionados.Resultados: Por meio da análise de depoimentos, de questionários de avaliação, de observações nas sessões e também de postagens no site, concluiu-se que os participantes desenvolveram estratégias de leitura que ampliaram suas habilidades como leitores de literatura e passaram a estabelecer uma relação profícua entre as experiências vivenciadas durante o projeto e sua vida pessoal e profissional. O projeto vem sofrendo uma ampliação significativa no que diz respeito ao público e à sua visibilidade através da parceria entre Universidade e prefeituras dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.Conclusão: Os estudos sobre formação de leitores literários e práticas de leitura desenvolvidas na universidade que fundamentam este trabalho apontam a relevância das mediações e da constituição de comunidades de leitores, mesmo em se tratando de leitores adultos. Em 6 anos de “Tertúlia literária: quem lê também tem muito a dizer”,constata-se a aproximação ou reaproximação da literatura pelos leitores, que, em muitos casos, se afastaram da leitura literária por não encontrarem oportunidades para compartilhar o que leem. Embora o projeto não se volte diretamente para os impactos dessas leituras nas escolas ou outros espaços de atuação profissional dos participantes, já se tem notícia de algumas iniciativas de criação de tertúlias, a exemplo da que os professores tiveram a oportunidade de participar.