Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, ESCOLA DO CAMPO Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7826
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 652
    "inscrito_id" => 2160
    "titulo" => "PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPOA produção da escrita e a formação de um leitor proficiente no contexto da experiência escolar, ainda consistem em desafios para professores do ensino fundamental, tal aspecto quando observado a partir da realidade vivenciada por docentes e alunos de escolas do campo, nos permite verificar diferentes aspectos tanto do ensino-aprendizado da leitura e da escrita como da prática pedagógica. Este artigo tem como proposta discutir sobre as práticas de leitura e escrita no espaço escolar de uma escola pública localizada na zona rural da cidade de Alagoa Nova – PB, trata-se de uma pesquisa de conclusão de curso de formação de professor, em que apresentamos neste estudo as impressões iniciais de relatos de pesquisa realizadas com alunos do fundamental I do 4º. e 5º. anos. Nosso objetivo é identificar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas por alunos dos anos iniciais no contexto da escola do campo em turmas multisseriadas. Em nossa abordagem metodológica, utilizamos questionários realizados com alunos, documentos oficiais sobre a questão da escola no campo e a bibliografia referente a temática trabalhada. Esta pesquisa nos permitiu compreender que é importante desenvolver práticas e metodologias na escola do campo, que tanto se adequem as necessidades das crianças deste espaço, como contribuam na formação leitora dos alunos e na produção de sua escrita no contexto escolar. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Escola do campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ESCOLA DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_12_49_08_idinscrito_2160_aa8855eac3a3ffe482b487c297acd85a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL PIRANGI BARROS"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "rpbfjmc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7826
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 652
    "inscrito_id" => 2160
    "titulo" => "PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPOA produção da escrita e a formação de um leitor proficiente no contexto da experiência escolar, ainda consistem em desafios para professores do ensino fundamental, tal aspecto quando observado a partir da realidade vivenciada por docentes e alunos de escolas do campo, nos permite verificar diferentes aspectos tanto do ensino-aprendizado da leitura e da escrita como da prática pedagógica. Este artigo tem como proposta discutir sobre as práticas de leitura e escrita no espaço escolar de uma escola pública localizada na zona rural da cidade de Alagoa Nova – PB, trata-se de uma pesquisa de conclusão de curso de formação de professor, em que apresentamos neste estudo as impressões iniciais de relatos de pesquisa realizadas com alunos do fundamental I do 4º. e 5º. anos. Nosso objetivo é identificar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas por alunos dos anos iniciais no contexto da escola do campo em turmas multisseriadas. Em nossa abordagem metodológica, utilizamos questionários realizados com alunos, documentos oficiais sobre a questão da escola no campo e a bibliografia referente a temática trabalhada. Esta pesquisa nos permitiu compreender que é importante desenvolver práticas e metodologias na escola do campo, que tanto se adequem as necessidades das crianças deste espaço, como contribuam na formação leitora dos alunos e na produção de sua escrita no contexto escolar. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Escola do campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ESCOLA DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_12_49_08_idinscrito_2160_aa8855eac3a3ffe482b487c297acd85a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL PIRANGI BARROS"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "rpbfjmc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPOA produção da escrita e a formação de um leitor proficiente no contexto da experiência escolar, ainda consistem em desafios para professores do ensino fundamental, tal aspecto quando observado a partir da realidade vivenciada por docentes e alunos de escolas do campo, nos permite verificar diferentes aspectos tanto do ensino-aprendizado da leitura e da escrita como da prática pedagógica. Este artigo tem como proposta discutir sobre as práticas de leitura e escrita no espaço escolar de uma escola pública localizada na zona rural da cidade de Alagoa Nova – PB, trata-se de uma pesquisa de conclusão de curso de formação de professor, em que apresentamos neste estudo as impressões iniciais de relatos de pesquisa realizadas com alunos do fundamental I do 4º. e 5º. anos. Nosso objetivo é identificar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas por alunos dos anos iniciais no contexto da escola do campo em turmas multisseriadas. Em nossa abordagem metodológica, utilizamos questionários realizados com alunos, documentos oficiais sobre a questão da escola no campo e a bibliografia referente a temática trabalhada. Esta pesquisa nos permitiu compreender que é importante desenvolver práticas e metodologias na escola do campo, que tanto se adequem as necessidades das crianças deste espaço, como contribuam na formação leitora dos alunos e na produção de sua escrita no contexto escolar. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Escola do campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.