SILVA, Josilaine Dos Santos et al.. Práticas pedagógicas experimentais no ensino de citologia. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7824>. Acesso em: 27/11/2024 23:51
O processo ensino/aprendizagem é um grande e instigante desafio, sobretudo para aqueles conteúdos que requerem criatividade por parte dos/as educadores/as, como, por exemplo, o ensino de citologia é um deles por sua complexidade na visão dos estudantes, que sentem dificuldades em compreender não só o conceito de célula como outros conceitos biológicos. As práticas pedagógicas experimentais atuam como forma de facilitação da aprendizagem, por proporcionarem uma melhor assimilação dos conteúdos pelos/as estudantes. O objetivo deste trabalho é avaliar o nível de conhecimento e interesse dos alunos/as de uma escola pública municipal, localizada em João Pessoa, PB, sobre o conteúdo de citologia, bem como sugerir aos educadores práticas que eliminem ou minimizem as dificuldades sentidas por eles. O trabalho caracteriza-se como sendo uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu através de um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas, o qual foi aplicado com estudantes da sétima série do ensino fundamental. A etapa do instrumento de coleta de dados constituiu-se de perguntas socioeconômicas e a segunda de indagações específicas sobre citologia. O mesmo foi respondido por um total de 60 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Acerca das questões socioeconômicas a maioria dos estudantes entrevistados/as possui renda familiar de um salário mínimo. Em relação a identidade etnicorracial a maioria são classificadas como de cor negra .Com relação ao conteúdo específico a 57,59% das adolescentes respondeu que o conteúdo de citologia não se aplica em seu cotidiano, já 50% dos adolescentes masculinos afirmaram que sim, mas não souberam qual a aplicabilidade.O presente trabalho realizou experimentos para a construção de vídeos educativos, tendo em vista a aproximação dos alunos com o conteúdo e uma melhor visualização da estrutura celular e demonstração da relação com outras áreas da biologia e com o cotidiano.Vivemos em uma época de constantes transformações, as informações multiplicam-se em grande velocidade e para que os estudantes sintam interesse em acompanharem tais mudanças há uma necessidade de se incentivar a busca por novos conhecimentos, sabendo-se que os educadores possuem o papel de auxiliarem na construção desses conhecimentos eles necessitam de se utilizarem de estratégias inovadoras.