A PANDEMIA DE COVID-19 ACENTUOU A FRAGILIZAÇÃO DOS IDOSOS. ESTE TRABALHO BUSCOU IDENTIFICAR ASSOCIAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE APOIO SOCIAL E ESTRATÉGIAS DE SOCIALIZAÇÃO COM O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DESSE GRUPO. CONDUZIU-SE SURVEY VIA FORMULÁRIO ELETRÔNICO EM 127 IDOSOS, COM QUESTIONÁRIO CONTENDO DADOS SOCIODEMOGRÁFICOS E HÁBITOS DE VIDA. TAMBÉM FOI ELABORADA UMA ESCALA(LIKERT 05 PONTOS) PARA AVALIAR AS VIVÊNCIAS COM BASE EM QUATRO DIMENSÕES:HUMOR DEPRIMIDO(α=0,80); PERCEPÇÃO DE APOIO(α=0,72); ESTRATÉGIAS DE SOCIALIZAÇÃO(α=0,65); ESTRATÉGIAS DE AUTOCUIDADO(α=0,62). OS RESULTADOS APONTAM VIVÊNCIAS MODERADAS DE HUMOR DEPRIMIDO(X=2,53;DP=0,84) E ESTRATÉGIAS DE AUTOCUIDADO(X=3,40;DP=1,02). A PERCEPÇÃO DE SUPORTE(X=4,17;DP=0,87) E ESTRATÉGIAS DE SOCIALIZAÇÃO(X=4,0;DP=0,90) APONTARAM NÍVEIS HETEROGÊNEOS MAIS EXPRESSIVOS. ACERCA DA ESCOLARIDADE, VERIFICOU-SE ASSOCIAÇÕES COM ESTRATÉGIAS DE SOCIALIZAÇÃO(R=0,0,38, P<0,01) E ESTRATÉGIAS DE AUTOCUIDADO(R=0,24;P<0,05), SEM ASSOCIAÇÃO SIGNIFICATIVA COM PERCEPÇÃO DE APOIO SOCIAL. OS DADOS INDICARAM TAMBÉM ASSOCIAÇÃO ENTRE HUMOR DEPRIMIDO E PERCEPÇÃO DE APOIO(R=-0,49;P<0,01) E ESTRATÉGIA DE AUTOCUIDADO(R=-0,30;P<0,05). AINDA QUE A ESCOLARIDADE NÃO INDIQUE IMPACTO DIRETO, SINALIZA POTENCIAL EFEITO INDIRETO NA VULNERABILIDADE DOS IDOSOS. NÃO OBSTANTE, INCENTIVA-SE A CONDUÇÃO DE OUTROS ESTUDOS A FIM DE COMPREENDER MELHOR COMO O SOFRIMENTO PSÍQUICO TEM AFETADO OS IDOSOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.