Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: INTERAÇÕES SOCIAIS, ALUNOS, ATIVIDADE EXPERIMENTAL Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7638
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1098
    "inscrito_id" => 4180
    "titulo" => "O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo a relação da teoria de interação social, descrita por Vygotsky com as discussões das atividades experimentais de Física com alunos do 2° ano C do Ensino Médio da Escola Estadual Mons. José da silva Coutinho de Esperança- PB. Valorizando a identidade dos envolvidos e a sua participação no processo Onde e estimulando para que haja uma discussão acerca dos conhecimentos prévios. Consistiu da realização de uma atividade experimental, na qual foi realizada dentro da sala de aula com os alunos, já que a escola não disponha de laboratório. O conteúdo abordado para a atividade experimental foi de Termodinâmica, particularmente, a 1ª Lei da Termodinâmica. Onde foram utilizados materiais de baixo custo para a confecção do experimento (Barco a vapor). Os resultados obtidos apontam que o experimento teve uma grande contribuição para a aprendizagem significativa dos alunos, na qual tiveram uma maior compreensão dos conceitos físicos durante as aulas de Física. Logo quando as informações são trocadas dentro da sala de aula, os alunos aprendem de maneira mais fácil. Sendo assim não há uma aprendizagem mecânica e sim cognitiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "INTERAÇÕES SOCIAIS, ALUNOS, ATIVIDADE EXPERIMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_18_12_40_idinscrito_4180_88795298e8874ee12f540a1e80cdcfac.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA CRISTINA AVELINO"
    "autor_nome_curto" => "KARLA CRISTINA"
    "autor_email" => "karla.cris88@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7638
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1098
    "inscrito_id" => 4180
    "titulo" => "O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo a relação da teoria de interação social, descrita por Vygotsky com as discussões das atividades experimentais de Física com alunos do 2° ano C do Ensino Médio da Escola Estadual Mons. José da silva Coutinho de Esperança- PB. Valorizando a identidade dos envolvidos e a sua participação no processo Onde e estimulando para que haja uma discussão acerca dos conhecimentos prévios. Consistiu da realização de uma atividade experimental, na qual foi realizada dentro da sala de aula com os alunos, já que a escola não disponha de laboratório. O conteúdo abordado para a atividade experimental foi de Termodinâmica, particularmente, a 1ª Lei da Termodinâmica. Onde foram utilizados materiais de baixo custo para a confecção do experimento (Barco a vapor). Os resultados obtidos apontam que o experimento teve uma grande contribuição para a aprendizagem significativa dos alunos, na qual tiveram uma maior compreensão dos conceitos físicos durante as aulas de Física. Logo quando as informações são trocadas dentro da sala de aula, os alunos aprendem de maneira mais fácil. Sendo assim não há uma aprendizagem mecânica e sim cognitiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "INTERAÇÕES SOCIAIS, ALUNOS, ATIVIDADE EXPERIMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_18_12_40_idinscrito_4180_88795298e8874ee12f540a1e80cdcfac.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA CRISTINA AVELINO"
    "autor_nome_curto" => "KARLA CRISTINA"
    "autor_email" => "karla.cris88@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo a relação da teoria de interação social, descrita por Vygotsky com as discussões das atividades experimentais de Física com alunos do 2° ano C do Ensino Médio da Escola Estadual Mons. José da silva Coutinho de Esperança- PB. Valorizando a identidade dos envolvidos e a sua participação no processo Onde e estimulando para que haja uma discussão acerca dos conhecimentos prévios. Consistiu da realização de uma atividade experimental, na qual foi realizada dentro da sala de aula com os alunos, já que a escola não disponha de laboratório. O conteúdo abordado para a atividade experimental foi de Termodinâmica, particularmente, a 1ª Lei da Termodinâmica. Onde foram utilizados materiais de baixo custo para a confecção do experimento (Barco a vapor). Os resultados obtidos apontam que o experimento teve uma grande contribuição para a aprendizagem significativa dos alunos, na qual tiveram uma maior compreensão dos conceitos físicos durante as aulas de Física. Logo quando as informações são trocadas dentro da sala de aula, os alunos aprendem de maneira mais fácil. Sendo assim não há uma aprendizagem mecânica e sim cognitiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.