Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DAS CONJUNÇÕES NUMA PERSPECTIVA SINTÁTICO-SEMÂNTICA

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Resumo: O ensino de gramática é realizado, em sala de aula, levando em consideração apenas a função que as palavras exercem em uso no exercício comunicativo da língua portuguesa, como se o sentido das palavras não fosse importante para o ensino das noções gramaticais, ignorando o trabalho que pode ser desenvolvido com base em critério semântico. O objetivo do presente artigo é mostrar que as conjunções coordenativas, vistas numa perspectiva sintático-semântica, adequando o conteúdo ao contexto histórico-sócio-cultural dos alunos, garantem um ensino/aprendizagem de qualidade que atualize os efeitos de sentidos proporcionados por um mesmo conectivo em situação de uso diferente. Toma-se como suporte teórico Bechara (2009), que aborda a língua numa vertente funcionalista, e Gomes (2003), que estudam as semânticas cognitivas e argumentativas compreendendo a apreensão do sentido no mundo, tomando como base as experiências linguísticas e extralinguísticas. A pesquisa se deu numa escola da rede pública com uma turma do 8º ano do ensino fundamental II, localizada na cidade de Fagundes – PB, aplicando uma sequência didática que consistia em sistematizar aulas com o ponto de partida uma música intitulada “conjunções” do cantor e compositor Marcelo Darcini, contextualizada em um vídeo com imagens retiradas da internet. Observou-se a reação dos alunos mediante o ensino da língua numa perspectiva sintático-semântica, o que permitiu a confirmação de que o ensino dessa classe gramatical (conjunção), buscando os efeitos de sentidos causados pelo uso das conjunções em contextos diferentes da sala de aula, com foco nas experiências do corpo discente em análise da música, é recurso vantajoso para o ensino-aprendizagem da língua, permite ao aluno fazer inferências de experiências vividas em momentos da vida na sociedade e na cultura.

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