Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

AS DIMENSÕES DE CONTEÚDOS E O ENSINO À DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

O ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) TEM SE CONSTITUÍDO NO PAÍS COMO UMA ALTERNATIVA AS DEMANDAS DA VIDA CONTEMPORÂNEA, ATRELADA A JUSTIFICATIVA DE UM MUNDO MAIS CONECTADO E FLEXÍVEL (ONLINE) EM RELAÇÃO AO ENSINO PRESENCIAL. ENTRETANTO, A MODALIDADE DE ENSINO NÃO É NOVIDADE E PODE SER OBSERVADA EM VÁRIAS UNIVERSIDADES PELO MUNDO. NO BRASIL, A MODALIDADE DE ENSINO, TEM SEUS INDICADORES DE MATRICULAS EM ASCENDÊNCIA. NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO FÍSICA AINDA SE TEM DÚVIDAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DESTES CONTEÚDOS E DISPOSIÇÃO EM QUE AS PRÁTICAS ACONTECEM E QUANDO ACONTECEM, PRINCIPALMENTE NO ATUAL MOMENTO ONDE AS RESTRIÇÕES DAS PRÁTICAS CORPORAIS FAZEM PARTE DO COMBATE A CRISE SANITÁRIA. SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS TUTORES DE CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA RELACIONADAS AOS DISCENTES PELOS QUAIS SÃO RESPONSÁVEIS CONSIDERANDO TRÊS DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS (CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL). PARA VERIFICAÇÃO DAS PERCEPÇÕES FORAM UTILIZADAS 3 PERGUNTAS ABERTAS: (I). PERCEPÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DAS DISCIPLINAS (II). PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO PEDAGÓGICO EM A PRÁTICA (SABER FAZER E SABER ENSINAR) E (III). PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO AOS VALORES E COMPORTAMENTOS EXPRESSOS NAS INTERAÇÕES DE CHATS, FÓRUNS, ATIVIDADES E ENCONTROS REMOTOS? PARTICIPARAM DO RELATO TRÊS TUTORES COM GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA E BACHARELADO. DOIS DELES POSSUÍAM LATU SENSO E UM STRICTO SENSU. PARA APRESENTAÇÃO DAS RESPOSTAS, A NARRATIVA SEGUIU ASPECTOS CONSIDERADOS POSITIVOS E AS LIMITAÇÕES APRESENTADAS POR ELES. NA DIMENSÃO CONCEITUAL OS TUTORES RESSALTARAM QUE OS ALUNOS QUE SE DESTACAM APRESENTAM BOM DOMÍNIO E REALIZAM LEITURAS COMPLEMENTARES, FATO ESTE EXPLICADO POR CONTA DA IDADE DOS DISCENTES E/OU ESTÃO CURSANDO A SEGUNDA GRADUAÇÃO. O CONTRAPONTO APRESENTADO REMETE-SE AS DIFICULDADES EM ASSIMILAR E INTERPRETAR O CONTEÚDO. ENTRETANTO, SE FAZ NECESSÁRIO MAIS FERRAMENTAS AVALIATIVAS, QUE COMPROVEM TAL PERCEPÇÃO. EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO PEDAGÓGICO, POR CONTA DA PANDEMIA FICOU DIFÍCIL AVALIAR ASPECTOS POSITIVOS, ENTRETANTO O CURSO APRESENTOU UMA PROPOSTA PRÁTICA ONLINE INTITULADA PROJETO INTEGRADOR. FICA EVIDENTE QUE HÁ DIFICULDADE DOS DISCENTES EM ORGANIZAR, PLANEJAR E APLICAR SUAS AULAS. ESSA DIFICULDADE PODE ESTAR ATRELADA A RELAÇÃO DA AUSÊNCIA DE ENCONTROS PRESENCIAS. SE TRATANDO DE VALORES E COMPORTAMENTOS, NOTA-SE BAIXA ADERÊNCIA EM PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES NÃO AVALIATIVAS E PARTE SIGNIFICATIVA DOS DISCENTES DEMONSTRAM POUCO HÁBITO DE LEITURA EXTRA PLATAFORMA DO CURSO, QUE RESULTA EM DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO, PESQUISA E CONSEQUENTEMENTE BAIXA AUTONOMIA. CONSIDERANDO OS ASPECTOS POSITIVOS E CONTRAPONTOS, O ENSINO À DISTÂNCIA SE MOSTRA UMA POTENCIAL FERRAMENTA NO PROCESSO ACADÊMICO, ONDE DISCENTES E TODO CORPO GESTOR DE APRENDIZAGEM DEVEM AUMENTOS OS ESFORÇOS NA BUSCA DA AUTONOMIA, TORNANDO O DISCENTE PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM

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