Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL DA CRIANÇA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL, CORPO, , Tema Livre (TL) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75462
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 192
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL DA CRIANÇA"
    "resumo" => "APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS, AUTOCONFIANÇA, EMOÇÕES (SEJAM DE RAIVA, ALEGRIA, EMPATIA, FRUSTRAÇÃO, COOPERAÇÃO, RESPEITO ETC.) COMPÕEM OS PDI, PLANEJAMENTOS E PLANOS DE ENSINO ESCOLAR E ESTÃO PRESENTES COTIDIANAMENTE NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS EM SEUS CONTEXTOS EDUCACIONAIS; EXEMPLIFICANDO, É AONDE DIRETORES, COORDENADORES E PROFESSORES AS ENSINAM O RESPEITO MÚTUO. NO ENTANTO, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (JOGOS E BRINCADEIRAS) ALGUMAS NÃO ACEITAM AS REGRAS E MUITAS VEZES A FRUSTRAÇÃO É ALGO BEM PRESENTE E, NA MAIORIA DAS VEZES, HÁ DISCUSSÕES, ATÉ AGRESSÕES FÍSICAS E A NECESSÁRIA INTERVENÇÃO PROFESSORAL PARA A REFLEXÃO. DADA TAL CONSTATAÇÃO EMPÍRICA E COM OS DADOS PARCIAIS DE PESQUISA FINALIZADA, A QUESTÃO PROBLEMA DE PESQUISA ORA POSTA NO PRESENTE CONGRESSO É: AÇÕES PEDAGÓGICAS COM FOCO NAS APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS IMPLICARIAM NUMA MANIFESTAÇÃO EMOCIONAL DIFERENCIADA DA CRIANÇA? O OBJETIVO FOI ANALISAR O IMPACTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE JOGOS E BRINCADEIRAS, COM FOCO NAS APRENDIZAGENS DE COOPERAÇÃO, RESPEITO E EMPATIA E, POSSÍVEIS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS. PARA TANTO, NA REVISÃO DE LITERATURA FORAM ABORDADOS ESTUDOS REFERENTES ÀS EMOÇÕES, APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR DO CORPO. O UNIVERSO DA PESQUISA DIZ RESPEITO A UM GRUPO SOCIAL REPRESENTATIVO DE ESTUDANTES COM NOVE E DEZ ANOS, TOTALIZANDO 29 CRIANÇAS, DE DUAS TURMAS DE 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO PERÍODO MATUTINO, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO. AS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA FORAM ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADOS E DIÁRIOS DE CAMPO DESENVOLVIDOS PELA PROFESSORA-PESQUISADORA DURANTE AS INTERVENÇÕES. OS DADOS FORAM ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E DO EIXO: “O CORPO E SEUS SENTIDOS A PARTIR DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS: RESPEITO, COOPERAÇÃO E EMPATIA”, EVIDENCIARAM-SE AS TEMÁTICAS: A) REPENSANDO A INCLUSÃO; B) O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, C) RODA DE CONVERSA E D) EMOÇÕES, CONSTATANDO-SE POSTURAS DIFERENCIADAS COMO ESCUTAR OS COLEGAS, COLOCAR-SE NO GRUPO, EXPRESSAR SUAS IDÉIAS E RESPEITAR O PONTO DE VISTA DO OUTRO, CONSTITUINDO-SE COMO PRINCIPAIS EVIDÊNCIAS NAS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO QUE MAIS SE DESTACARAM NESTE PERCURSO.CONCLUIU-SE, PORTANTO, A EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL PARA QUE CRIANÇAS APRENDESSEM A LIDAR COM AS PRÓPRIAS EMOÇÕES E AS DO OUTRO ASSERTIVAMENTE E A URGÊNCIA DE UM PLANEJAMENTO (PDI) ESCOLAR COLETIVO NESTA PERSPECTIVA, BEM COMO, DE MAIS AÇÕES EDUCATIVAS COM OS FAMILIARES."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL, CORPO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID192_22042021125348.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA MIELI MOREIRA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA MIELI MOREIRA RAMOS"
    "autor_email" => "camilinhamieli@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNESP-BAURU/SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75462
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 192
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL DA CRIANÇA"
    "resumo" => "APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS, AUTOCONFIANÇA, EMOÇÕES (SEJAM DE RAIVA, ALEGRIA, EMPATIA, FRUSTRAÇÃO, COOPERAÇÃO, RESPEITO ETC.) COMPÕEM OS PDI, PLANEJAMENTOS E PLANOS DE ENSINO ESCOLAR E ESTÃO PRESENTES COTIDIANAMENTE NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS EM SEUS CONTEXTOS EDUCACIONAIS; EXEMPLIFICANDO, É AONDE DIRETORES, COORDENADORES E PROFESSORES AS ENSINAM O RESPEITO MÚTUO. NO ENTANTO, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (JOGOS E BRINCADEIRAS) ALGUMAS NÃO ACEITAM AS REGRAS E MUITAS VEZES A FRUSTRAÇÃO É ALGO BEM PRESENTE E, NA MAIORIA DAS VEZES, HÁ DISCUSSÕES, ATÉ AGRESSÕES FÍSICAS E A NECESSÁRIA INTERVENÇÃO PROFESSORAL PARA A REFLEXÃO. DADA TAL CONSTATAÇÃO EMPÍRICA E COM OS DADOS PARCIAIS DE PESQUISA FINALIZADA, A QUESTÃO PROBLEMA DE PESQUISA ORA POSTA NO PRESENTE CONGRESSO É: AÇÕES PEDAGÓGICAS COM FOCO NAS APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS IMPLICARIAM NUMA MANIFESTAÇÃO EMOCIONAL DIFERENCIADA DA CRIANÇA? O OBJETIVO FOI ANALISAR O IMPACTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE JOGOS E BRINCADEIRAS, COM FOCO NAS APRENDIZAGENS DE COOPERAÇÃO, RESPEITO E EMPATIA E, POSSÍVEIS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS. PARA TANTO, NA REVISÃO DE LITERATURA FORAM ABORDADOS ESTUDOS REFERENTES ÀS EMOÇÕES, APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR DO CORPO. O UNIVERSO DA PESQUISA DIZ RESPEITO A UM GRUPO SOCIAL REPRESENTATIVO DE ESTUDANTES COM NOVE E DEZ ANOS, TOTALIZANDO 29 CRIANÇAS, DE DUAS TURMAS DE 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO PERÍODO MATUTINO, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO. AS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA FORAM ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADOS E DIÁRIOS DE CAMPO DESENVOLVIDOS PELA PROFESSORA-PESQUISADORA DURANTE AS INTERVENÇÕES. OS DADOS FORAM ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E DO EIXO: “O CORPO E SEUS SENTIDOS A PARTIR DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS: RESPEITO, COOPERAÇÃO E EMPATIA”, EVIDENCIARAM-SE AS TEMÁTICAS: A) REPENSANDO A INCLUSÃO; B) O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, C) RODA DE CONVERSA E D) EMOÇÕES, CONSTATANDO-SE POSTURAS DIFERENCIADAS COMO ESCUTAR OS COLEGAS, COLOCAR-SE NO GRUPO, EXPRESSAR SUAS IDÉIAS E RESPEITAR O PONTO DE VISTA DO OUTRO, CONSTITUINDO-SE COMO PRINCIPAIS EVIDÊNCIAS NAS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO QUE MAIS SE DESTACARAM NESTE PERCURSO.CONCLUIU-SE, PORTANTO, A EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL PARA QUE CRIANÇAS APRENDESSEM A LIDAR COM AS PRÓPRIAS EMOÇÕES E AS DO OUTRO ASSERTIVAMENTE E A URGÊNCIA DE UM PLANEJAMENTO (PDI) ESCOLAR COLETIVO NESTA PERSPECTIVA, BEM COMO, DE MAIS AÇÕES EDUCATIVAS COM OS FAMILIARES."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL, CORPO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID192_22042021125348.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA MIELI MOREIRA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA MIELI MOREIRA RAMOS"
    "autor_email" => "camilinhamieli@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNESP-BAURU/SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS, AUTOCONFIANÇA, EMOÇÕES (SEJAM DE RAIVA, ALEGRIA, EMPATIA, FRUSTRAÇÃO, COOPERAÇÃO, RESPEITO ETC.) COMPÕEM OS PDI, PLANEJAMENTOS E PLANOS DE ENSINO ESCOLAR E ESTÃO PRESENTES COTIDIANAMENTE NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS EM SEUS CONTEXTOS EDUCACIONAIS; EXEMPLIFICANDO, É AONDE DIRETORES, COORDENADORES E PROFESSORES AS ENSINAM O RESPEITO MÚTUO. NO ENTANTO, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (JOGOS E BRINCADEIRAS) ALGUMAS NÃO ACEITAM AS REGRAS E MUITAS VEZES A FRUSTRAÇÃO É ALGO BEM PRESENTE E, NA MAIORIA DAS VEZES, HÁ DISCUSSÕES, ATÉ AGRESSÕES FÍSICAS E A NECESSÁRIA INTERVENÇÃO PROFESSORAL PARA A REFLEXÃO. DADA TAL CONSTATAÇÃO EMPÍRICA E COM OS DADOS PARCIAIS DE PESQUISA FINALIZADA, A QUESTÃO PROBLEMA DE PESQUISA ORA POSTA NO PRESENTE CONGRESSO É: AÇÕES PEDAGÓGICAS COM FOCO NAS APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS IMPLICARIAM NUMA MANIFESTAÇÃO EMOCIONAL DIFERENCIADA DA CRIANÇA? O OBJETIVO FOI ANALISAR O IMPACTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE JOGOS E BRINCADEIRAS, COM FOCO NAS APRENDIZAGENS DE COOPERAÇÃO, RESPEITO E EMPATIA E, POSSÍVEIS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS. PARA TANTO, NA REVISÃO DE LITERATURA FORAM ABORDADOS ESTUDOS REFERENTES ÀS EMOÇÕES, APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR DO CORPO. O UNIVERSO DA PESQUISA DIZ RESPEITO A UM GRUPO SOCIAL REPRESENTATIVO DE ESTUDANTES COM NOVE E DEZ ANOS, TOTALIZANDO 29 CRIANÇAS, DE DUAS TURMAS DE 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO PERÍODO MATUTINO, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO. AS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA FORAM ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADOS E DIÁRIOS DE CAMPO DESENVOLVIDOS PELA PROFESSORA-PESQUISADORA DURANTE AS INTERVENÇÕES. OS DADOS FORAM ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E DO EIXO: “O CORPO E SEUS SENTIDOS A PARTIR DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS: RESPEITO, COOPERAÇÃO E EMPATIA”, EVIDENCIARAM-SE AS TEMÁTICAS: A) REPENSANDO A INCLUSÃO; B) O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, C) RODA DE CONVERSA E D) EMOÇÕES, CONSTATANDO-SE POSTURAS DIFERENCIADAS COMO ESCUTAR OS COLEGAS, COLOCAR-SE NO GRUPO, EXPRESSAR SUAS IDÉIAS E RESPEITAR O PONTO DE VISTA DO OUTRO, CONSTITUINDO-SE COMO PRINCIPAIS EVIDÊNCIAS NAS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO QUE MAIS SE DESTACARAM NESTE PERCURSO.CONCLUIU-SE, PORTANTO, A EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL PARA QUE CRIANÇAS APRENDESSEM A LIDAR COM AS PRÓPRIAS EMOÇÕES E AS DO OUTRO ASSERTIVAMENTE E A URGÊNCIA DE UM PLANEJAMENTO (PDI) ESCOLAR COLETIVO NESTA PERSPECTIVA, BEM COMO, DE MAIS AÇÕES EDUCATIVAS COM OS FAMILIARES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.