Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

RECONFIGURANDO O ENSINO DO HANDEBOL A PARTIR DE JOGOS TRADICIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NA ADAPTAÇÃO DO PIQUE-BANDEIRA

Palavra-chaves: HANDEBOL, JOGOS TRADICIONAIS, PIQUE-BANDEIRA, PRAXIOLOGIA MOTRIZ, Pôster (PO) AT 07 - ESPORTE E LAZER
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75442
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 131
    "titulo" => "RECONFIGURANDO O ENSINO DO HANDEBOL A PARTIR DE JOGOS TRADICIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NA ADAPTAÇÃO DO PIQUE-BANDEIRA"
    "resumo" => "O ENSINO DOS ESPORTES TEM SIDO PENSADO COMO UM PROCESSO QUE PODE SE VALER DE JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS (JECS) COM VISTAS A AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS. ESTES JECS SE BALIZAM PELA SIMPLIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA E A DINÂMICA DE CADA ESPORTE EM PARTICULAR COMO, POR EXEMPLO, O TAMANHO DO ESPAÇO, NÚMERO DE JOGADORES, DIMINUIÇÃO DAS REGRAS, DENTRE OUTROS. ALÉM DESTA DEMARCAÇÃO, OUTRA POSSIBILIDADE, DEFENDIDA POR NÓS, SE RELACIONA À ADAPTAÇÃO DE JOGOS TRADICIONAIS QUE ESTABELEÇAM APROXIMAÇÃO COM O HANDEBOL. NESTE CASO, TRATA-SE DE, PRIMEIRAMENTE, IDENTIFICAR JOGOS QUE TENHAM ALGUMAS SEMELHANÇAS FUNCIONAIS COM O HANDEBOL E, POSTERIORMENTE, REALIZAR ADAPTAÇÕES PARA QUE O MESMO SE TRANSFORME EM UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA QUE A MODALIDADE JÁ CITADA SEJA ENSINADA. SOB ESTA ORIENTAÇÃO, O PRESENTE ESTUDO BUSCA APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO AO PROCESSO DE ANÁLISE E TRANSFORMAÇÃO DO JOGO PIQUE-BANDEIRA PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM JOGO ESPORTIVO COLETIVO QUE FAVOREÇA A APRENDIZAGEM DO HANDEBOL POR PARTE DOS ALUNOS. OS ENVOLVIDOS NESSA PROPOSTA FORAM SEIS GRADUANDO, DOIS PÓS-GRADUANDOS E A PROFESSORA COORDENADORA DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA , TODOS PERTENCENTES À ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ, INICIALMENTE FORAM DEFINIDOS OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAVAM O HANDEBOL, A SABER: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; USO DA BOLA; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA O GOLEIRO. POSTERIORMENTE, FOI REALIZADO UM EXERCÍCIO ANALÍTICO DO JOGO DO PIQUE-BANDEIRA O QUE NOS PERMITIU ENCONTRAR AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS QUE O APROXIMAVAM DO HANDEBOL: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA A ÁREA DA BANDEIRA. TENDO EM CONTA ESTES ELEMENTOS, A TERCEIRA FASE DESSE PROCESSO FOI A CONSTRUÇÃO DE TRÊS JOGOS QUE APROXIMARAM O PIQUE-BANDEIRA AO JOGO DE HANDEBOL. OS JOGOS QUE EMERGIRAM DESTE PROCESSO FORAM NOMEADOS POR: JOGO DO ARREMESSO DA ESTÁTUA, BOLA DE FOGO E PASSE AO ALVO. COMO CARACTERIZAÇÃO GERAL, TAIS JOGOS EVIDENCIARAM ADAPTAÇÕES QUANTO AO USO DA BOLA; À ORGANIZAÇÃO DO ATAQUE E DEFESA; À INSERÇÃO DE AÇÕES COMO PASSES E ARREMESSOS AOS ALVOS. DEPREENDEMOS DESSA EXPERIÊNCIA, QUE, NÃO SÓ A VIVÊNCIA DESTES JOGOS PODE CONTRIBUIR PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DO HANDEBOL EM SI, MAS TAMBÉM, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, QUE FOI DESDE A ANÁLISE ATÉ A RECONSTRUÇÃO DO JOGO DE PIQUE-BANDEIRA, TEM POTENCIAL PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O ESPORTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - ESPORTE E LAZER"
    "palavra_chave" => "HANDEBOL, JOGOS TRADICIONAIS, PIQUE-BANDEIRA, PRAXIOLOGIA MOTRIZ, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA107_ID131_21042021212701.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICOLE CHIBA GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "NICOLE"
    "autor_email" => "nicole.chiba@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75442
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 131
    "titulo" => "RECONFIGURANDO O ENSINO DO HANDEBOL A PARTIR DE JOGOS TRADICIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NA ADAPTAÇÃO DO PIQUE-BANDEIRA"
    "resumo" => "O ENSINO DOS ESPORTES TEM SIDO PENSADO COMO UM PROCESSO QUE PODE SE VALER DE JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS (JECS) COM VISTAS A AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS. ESTES JECS SE BALIZAM PELA SIMPLIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA E A DINÂMICA DE CADA ESPORTE EM PARTICULAR COMO, POR EXEMPLO, O TAMANHO DO ESPAÇO, NÚMERO DE JOGADORES, DIMINUIÇÃO DAS REGRAS, DENTRE OUTROS. ALÉM DESTA DEMARCAÇÃO, OUTRA POSSIBILIDADE, DEFENDIDA POR NÓS, SE RELACIONA À ADAPTAÇÃO DE JOGOS TRADICIONAIS QUE ESTABELEÇAM APROXIMAÇÃO COM O HANDEBOL. NESTE CASO, TRATA-SE DE, PRIMEIRAMENTE, IDENTIFICAR JOGOS QUE TENHAM ALGUMAS SEMELHANÇAS FUNCIONAIS COM O HANDEBOL E, POSTERIORMENTE, REALIZAR ADAPTAÇÕES PARA QUE O MESMO SE TRANSFORME EM UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA QUE A MODALIDADE JÁ CITADA SEJA ENSINADA. SOB ESTA ORIENTAÇÃO, O PRESENTE ESTUDO BUSCA APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO AO PROCESSO DE ANÁLISE E TRANSFORMAÇÃO DO JOGO PIQUE-BANDEIRA PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM JOGO ESPORTIVO COLETIVO QUE FAVOREÇA A APRENDIZAGEM DO HANDEBOL POR PARTE DOS ALUNOS. OS ENVOLVIDOS NESSA PROPOSTA FORAM SEIS GRADUANDO, DOIS PÓS-GRADUANDOS E A PROFESSORA COORDENADORA DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA , TODOS PERTENCENTES À ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ, INICIALMENTE FORAM DEFINIDOS OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAVAM O HANDEBOL, A SABER: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; USO DA BOLA; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA O GOLEIRO. POSTERIORMENTE, FOI REALIZADO UM EXERCÍCIO ANALÍTICO DO JOGO DO PIQUE-BANDEIRA O QUE NOS PERMITIU ENCONTRAR AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS QUE O APROXIMAVAM DO HANDEBOL: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA A ÁREA DA BANDEIRA. TENDO EM CONTA ESTES ELEMENTOS, A TERCEIRA FASE DESSE PROCESSO FOI A CONSTRUÇÃO DE TRÊS JOGOS QUE APROXIMARAM O PIQUE-BANDEIRA AO JOGO DE HANDEBOL. OS JOGOS QUE EMERGIRAM DESTE PROCESSO FORAM NOMEADOS POR: JOGO DO ARREMESSO DA ESTÁTUA, BOLA DE FOGO E PASSE AO ALVO. COMO CARACTERIZAÇÃO GERAL, TAIS JOGOS EVIDENCIARAM ADAPTAÇÕES QUANTO AO USO DA BOLA; À ORGANIZAÇÃO DO ATAQUE E DEFESA; À INSERÇÃO DE AÇÕES COMO PASSES E ARREMESSOS AOS ALVOS. DEPREENDEMOS DESSA EXPERIÊNCIA, QUE, NÃO SÓ A VIVÊNCIA DESTES JOGOS PODE CONTRIBUIR PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DO HANDEBOL EM SI, MAS TAMBÉM, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, QUE FOI DESDE A ANÁLISE ATÉ A RECONSTRUÇÃO DO JOGO DE PIQUE-BANDEIRA, TEM POTENCIAL PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O ESPORTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - ESPORTE E LAZER"
    "palavra_chave" => "HANDEBOL, JOGOS TRADICIONAIS, PIQUE-BANDEIRA, PRAXIOLOGIA MOTRIZ, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA107_ID131_21042021212701.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICOLE CHIBA GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "NICOLE"
    "autor_email" => "nicole.chiba@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

O ENSINO DOS ESPORTES TEM SIDO PENSADO COMO UM PROCESSO QUE PODE SE VALER DE JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS (JECS) COM VISTAS A AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS. ESTES JECS SE BALIZAM PELA SIMPLIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA E A DINÂMICA DE CADA ESPORTE EM PARTICULAR COMO, POR EXEMPLO, O TAMANHO DO ESPAÇO, NÚMERO DE JOGADORES, DIMINUIÇÃO DAS REGRAS, DENTRE OUTROS. ALÉM DESTA DEMARCAÇÃO, OUTRA POSSIBILIDADE, DEFENDIDA POR NÓS, SE RELACIONA À ADAPTAÇÃO DE JOGOS TRADICIONAIS QUE ESTABELEÇAM APROXIMAÇÃO COM O HANDEBOL. NESTE CASO, TRATA-SE DE, PRIMEIRAMENTE, IDENTIFICAR JOGOS QUE TENHAM ALGUMAS SEMELHANÇAS FUNCIONAIS COM O HANDEBOL E, POSTERIORMENTE, REALIZAR ADAPTAÇÕES PARA QUE O MESMO SE TRANSFORME EM UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA QUE A MODALIDADE JÁ CITADA SEJA ENSINADA. SOB ESTA ORIENTAÇÃO, O PRESENTE ESTUDO BUSCA APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO AO PROCESSO DE ANÁLISE E TRANSFORMAÇÃO DO JOGO PIQUE-BANDEIRA PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM JOGO ESPORTIVO COLETIVO QUE FAVOREÇA A APRENDIZAGEM DO HANDEBOL POR PARTE DOS ALUNOS. OS ENVOLVIDOS NESSA PROPOSTA FORAM SEIS GRADUANDO, DOIS PÓS-GRADUANDOS E A PROFESSORA COORDENADORA DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA , TODOS PERTENCENTES À ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ, INICIALMENTE FORAM DEFINIDOS OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAVAM O HANDEBOL, A SABER: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; USO DA BOLA; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA O GOLEIRO. POSTERIORMENTE, FOI REALIZADO UM EXERCÍCIO ANALÍTICO DO JOGO DO PIQUE-BANDEIRA O QUE NOS PERMITIU ENCONTRAR AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS QUE O APROXIMAVAM DO HANDEBOL: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA A ÁREA DA BANDEIRA. TENDO EM CONTA ESTES ELEMENTOS, A TERCEIRA FASE DESSE PROCESSO FOI A CONSTRUÇÃO DE TRÊS JOGOS QUE APROXIMARAM O PIQUE-BANDEIRA AO JOGO DE HANDEBOL. OS JOGOS QUE EMERGIRAM DESTE PROCESSO FORAM NOMEADOS POR: JOGO DO ARREMESSO DA ESTÁTUA, BOLA DE FOGO E PASSE AO ALVO. COMO CARACTERIZAÇÃO GERAL, TAIS JOGOS EVIDENCIARAM ADAPTAÇÕES QUANTO AO USO DA BOLA; À ORGANIZAÇÃO DO ATAQUE E DEFESA; À INSERÇÃO DE AÇÕES COMO PASSES E ARREMESSOS AOS ALVOS. DEPREENDEMOS DESSA EXPERIÊNCIA, QUE, NÃO SÓ A VIVÊNCIA DESTES JOGOS PODE CONTRIBUIR PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DO HANDEBOL EM SI, MAS TAMBÉM, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, QUE FOI DESDE A ANÁLISE ATÉ A RECONSTRUÇÃO DO JOGO DE PIQUE-BANDEIRA, TEM POTENCIAL PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O ESPORTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.