Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

CONFLUÊNCIAS ENTRE PRÁTICAS SOMÁTICAS E VIDA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.

Palavra-chaves: SOMÁTICA, FORMAÇÃO ACADÊMICA, PRÁTICAS CORPORAIS, AUTOCONHECIMENTO, SUBJETIVAÇÃO Tema Livre (TL) AT 10 - ABORDAGENS FILOSÓFICAS E SOCIOCULTURAIS DO CORPO
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75428
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 7
    "titulo" => "CONFLUÊNCIAS ENTRE PRÁTICAS SOMÁTICAS E VIDA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA."
    "resumo" => "NESTE TRABALHO, BUSCA-SE COMPARTILHAR OS RESULTADOS FINAIS DE UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA QUE PRETENDEU REFLETIR SOBRE MOVIMENTOS DESENCADEADOS NA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS, DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, A PARTIR DA VIVÊNCIA COM PRÁTICAS SOMÁTICAS NA GRADE CURRICULAR BÁSICA. PARA TANTO, PARTIU-SE DE UM ENTENDIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO, ALINHADO COM OS ESTUDOS FOUCAULTIANOS, DE MODO A OBSERVA-LA COMO “TREINO DE SI SOBRE SI MESMO”. DESTA MANEIRA CONSIDEROU-SE POSSÍVEIS CONFLUÊNCIAS ENTRE PRÁTICAS SOMÁTICAS E A FORMAÇÃO, ENTENDIDA COMO CONDUÇÃO ÉTICA E ESTÉTICA DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, ISTO É, COMO ELABORAÇÃO/LAPIDAÇÃO DE SI. O DESENHO DA PESQUISA CONSIDEROU TRABALHO DE CAMPO, REALIZADO DE 2013 A 2016, NA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO “PRÁTICAS CORPORAIS E AUTOCONHECIMENTO” (PCA), DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNESP, CAMPUS RIO CLARO. NA DIMENSÃO DOS PROCEDIMENTOS, BUSCOU-SE RESPALDO NA PESQUISA-INTERVENÇÃO, PARA ALIMENTAR UMA DISCUSSÃO INTENSAMENTE COMPROMETIDA COM A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. DIÁRIOS DOS ALUNOS E DO PROFESSOR FORAM UTILIZADOS COMO MATERIAL DE PESQUISA (PÓS-CONSENTIMENTO DOS ALUNOS PARTICIPANTES). PARA AS ANÁLISES, PARTIU-SE DE UMA REFLEXÃO ACERCA DA NOÇÃO DE RELACIONAMENTO CORPORAL, EM LABAN, DE MODO A FOCAR NAS RESSONÂNCIAS (CONFLUÊNCIAS) LINGUÍSTICAS QUE ESSAS PRÁTICAS SUSCITAM NO EXERCÍCIO DO PENSAMENTO. OBSERVOU-SE QUE A VIVÊNCIA EM PRÁTICAS SOMÁTICAS TRAZ À CENA ACADÊMICA UM DOMÍNIO TECNOLÓGICO IRREDUTÍVEL E PRIMORDIAL, POR MEIO DA QUAL OS HOMENS SERVEM-SE DE SEUS CORPOS, PARA LAPIDAR SEUS MODOS DE SER E AGIR NO MUNDO. DESSA LAPIDAÇÃO DE SI, SE ENGENDRA UMA FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO, QUE APONTA PARA O CORPO E AS RELAÇÕES, SEM AS QUAIS OS ALUNOS NÃO SE APROPRIAM DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EXIGIDAS NA ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 10 - ABORDAGENS FILOSÓFICAS E SOCIOCULTURAIS DO CORPO"
    "palavra_chave" => "SOMÁTICA, FORMAÇÃO ACADÊMICA, PRÁTICAS CORPORAIS, AUTOCONHECIMENTO, SUBJETIVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA110_ID7_16042021104341.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO SOARES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO SOARES"
    "autor_email" => "flavio_alves@rc.unesp.br"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75428
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 7
    "titulo" => "CONFLUÊNCIAS ENTRE PRÁTICAS SOMÁTICAS E VIDA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA."
    "resumo" => "NESTE TRABALHO, BUSCA-SE COMPARTILHAR OS RESULTADOS FINAIS DE UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA QUE PRETENDEU REFLETIR SOBRE MOVIMENTOS DESENCADEADOS NA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS, DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, A PARTIR DA VIVÊNCIA COM PRÁTICAS SOMÁTICAS NA GRADE CURRICULAR BÁSICA. PARA TANTO, PARTIU-SE DE UM ENTENDIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO, ALINHADO COM OS ESTUDOS FOUCAULTIANOS, DE MODO A OBSERVA-LA COMO “TREINO DE SI SOBRE SI MESMO”. DESTA MANEIRA CONSIDEROU-SE POSSÍVEIS CONFLUÊNCIAS ENTRE PRÁTICAS SOMÁTICAS E A FORMAÇÃO, ENTENDIDA COMO CONDUÇÃO ÉTICA E ESTÉTICA DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, ISTO É, COMO ELABORAÇÃO/LAPIDAÇÃO DE SI. O DESENHO DA PESQUISA CONSIDEROU TRABALHO DE CAMPO, REALIZADO DE 2013 A 2016, NA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO “PRÁTICAS CORPORAIS E AUTOCONHECIMENTO” (PCA), DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNESP, CAMPUS RIO CLARO. NA DIMENSÃO DOS PROCEDIMENTOS, BUSCOU-SE RESPALDO NA PESQUISA-INTERVENÇÃO, PARA ALIMENTAR UMA DISCUSSÃO INTENSAMENTE COMPROMETIDA COM A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. DIÁRIOS DOS ALUNOS E DO PROFESSOR FORAM UTILIZADOS COMO MATERIAL DE PESQUISA (PÓS-CONSENTIMENTO DOS ALUNOS PARTICIPANTES). PARA AS ANÁLISES, PARTIU-SE DE UMA REFLEXÃO ACERCA DA NOÇÃO DE RELACIONAMENTO CORPORAL, EM LABAN, DE MODO A FOCAR NAS RESSONÂNCIAS (CONFLUÊNCIAS) LINGUÍSTICAS QUE ESSAS PRÁTICAS SUSCITAM NO EXERCÍCIO DO PENSAMENTO. OBSERVOU-SE QUE A VIVÊNCIA EM PRÁTICAS SOMÁTICAS TRAZ À CENA ACADÊMICA UM DOMÍNIO TECNOLÓGICO IRREDUTÍVEL E PRIMORDIAL, POR MEIO DA QUAL OS HOMENS SERVEM-SE DE SEUS CORPOS, PARA LAPIDAR SEUS MODOS DE SER E AGIR NO MUNDO. DESSA LAPIDAÇÃO DE SI, SE ENGENDRA UMA FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO, QUE APONTA PARA O CORPO E AS RELAÇÕES, SEM AS QUAIS OS ALUNOS NÃO SE APROPRIAM DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EXIGIDAS NA ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 10 - ABORDAGENS FILOSÓFICAS E SOCIOCULTURAIS DO CORPO"
    "palavra_chave" => "SOMÁTICA, FORMAÇÃO ACADÊMICA, PRÁTICAS CORPORAIS, AUTOCONHECIMENTO, SUBJETIVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA110_ID7_16042021104341.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO SOARES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO SOARES"
    "autor_email" => "flavio_alves@rc.unesp.br"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

NESTE TRABALHO, BUSCA-SE COMPARTILHAR OS RESULTADOS FINAIS DE UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA QUE PRETENDEU REFLETIR SOBRE MOVIMENTOS DESENCADEADOS NA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS, DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, A PARTIR DA VIVÊNCIA COM PRÁTICAS SOMÁTICAS NA GRADE CURRICULAR BÁSICA. PARA TANTO, PARTIU-SE DE UM ENTENDIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO, ALINHADO COM OS ESTUDOS FOUCAULTIANOS, DE MODO A OBSERVA-LA COMO “TREINO DE SI SOBRE SI MESMO”. DESTA MANEIRA CONSIDEROU-SE POSSÍVEIS CONFLUÊNCIAS ENTRE PRÁTICAS SOMÁTICAS E A FORMAÇÃO, ENTENDIDA COMO CONDUÇÃO ÉTICA E ESTÉTICA DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, ISTO É, COMO ELABORAÇÃO/LAPIDAÇÃO DE SI. O DESENHO DA PESQUISA CONSIDEROU TRABALHO DE CAMPO, REALIZADO DE 2013 A 2016, NA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO “PRÁTICAS CORPORAIS E AUTOCONHECIMENTO” (PCA), DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNESP, CAMPUS RIO CLARO. NA DIMENSÃO DOS PROCEDIMENTOS, BUSCOU-SE RESPALDO NA PESQUISA-INTERVENÇÃO, PARA ALIMENTAR UMA DISCUSSÃO INTENSAMENTE COMPROMETIDA COM A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. DIÁRIOS DOS ALUNOS E DO PROFESSOR FORAM UTILIZADOS COMO MATERIAL DE PESQUISA (PÓS-CONSENTIMENTO DOS ALUNOS PARTICIPANTES). PARA AS ANÁLISES, PARTIU-SE DE UMA REFLEXÃO ACERCA DA NOÇÃO DE RELACIONAMENTO CORPORAL, EM LABAN, DE MODO A FOCAR NAS RESSONÂNCIAS (CONFLUÊNCIAS) LINGUÍSTICAS QUE ESSAS PRÁTICAS SUSCITAM NO EXERCÍCIO DO PENSAMENTO. OBSERVOU-SE QUE A VIVÊNCIA EM PRÁTICAS SOMÁTICAS TRAZ À CENA ACADÊMICA UM DOMÍNIO TECNOLÓGICO IRREDUTÍVEL E PRIMORDIAL, POR MEIO DA QUAL OS HOMENS SERVEM-SE DE SEUS CORPOS, PARA LAPIDAR SEUS MODOS DE SER E AGIR NO MUNDO. DESSA LAPIDAÇÃO DE SI, SE ENGENDRA UMA FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO, QUE APONTA PARA O CORPO E AS RELAÇÕES, SEM AS QUAIS OS ALUNOS NÃO SE APROPRIAM DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EXIGIDAS NA ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.