Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

ATUAÇÃO NO CAMPO DO LAZER: O CONTEXTO DOS PARQUES DA CIDADE DE SALTO-SP

Palavra-chaves: LAZER, PARQUES, ATUAÇÃO, , Tema Livre (TL) AT 07 - ESPORTE E LAZER
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

ESTA INVESTIGAÇÃO É RESULTADO DE UM PROJETO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER NA CIDADE DE SALTO-SP. AO CONSIDERAR SALTO COMO ESTÂNCIA TURÍSTICA E ELEGER OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS SUJEITOS COM O LAZER COMO PROBLEMÁTICA NESTE ESTUDO, PROCURAMOS IDENTIFICAR QUEM SÃO OS SUJEITOS QUE ATUAM NOS PARQUES DA CIDADE, QUAIS SUAS FORMAÇÕES E COMO SE DÁ O PROCESSO DE INTERVENÇÃO DOS MESMOS NO CAMPO DO LAZER. REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, INVESTIGAÇÃO NOS DOCUMENTOS QUE REGULAM AS POLÍTICAS DESTES ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS DE LAZER NO MUNICÍPIO, E APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO (GOOGLEFORMS) COM OS SUJEITOS QUE ATUAM NOS PARQUES. PARTICIPARAM CINCO MONITORES DE TURISMO, COM FAIXA ETÁRIA DE 18 A 50 ANOS, TRÊS HOMENS E DUAS MULHERES, COM FORMAÇÃO EM TURISMO, BIOLOGIA, PSICOLOGIA, E UM ESTUDANTE DE DIREITO (ESTAGIÁRIO). OS MONITORES ATUAM EM QUATRO, DOS CINCO PARQUES, O PARQUE DAS LAVRAS, O ROCHA MONTONNEÉ, ILHA DA USINA E O PARQUE MEMORIAL DO RIO TIETÊ, EXCETO O PARQUE DO LAGO. A CARGA HORÁRIA SEMANAL DELES ESTÁ ENTRE 30H E 40H. TODOS FORAM CONTRATADOS POR CONCURSO PÚBLICO (EXCETO O ESTAGIÁRIO). A ROTINA DOS MONITORES ESTÁ EM ABRIR E FECHAR OS PARQUES, FORNECER INFORMAÇÕES SOBRE OS LOCAIS, ENSINAR E APRESENTAR ASPECTOS NATURAIS DO RIO TIETÊ, FAUNA E FLORA, INFORMAR SOBRE HISTÓRIA NATURAL E QUESTÕES AMBIENTAIS, CULTURAIS, DIRECIONAR OS TURISTAS PARA OUTROS ATRATIVOS E LOCAIS DA CIDADE, FAZER UM CONTROLE DE ACESSO AOS PARQUES. OS MONITORES APONTARAM A NECESSIDADE DE MAIOR DIÁLOGO COM A GESTÃO, UMA REVISÃO NOS HORÁRIOS DE TRABALHO, CITARAM QUESTÕES SOBRE SEGURANÇA, LIMPEZA E ACESSIBILIDADE AOS PARQUES. QUANTO AS CAPACITAÇÕES EM SERVIÇO, REGISTRARAM QUE GOSTARIAM DE FAZER INGLÊS, LIBRAS, PRIMEIROS SOCORROS, GESTÃO DE PESSOAS, TEMAS GERAIS, COMO HISTÓRIA, MEIO AMBIENTE E GEOGRAFIA. INDICARAM TAMBÉM, QUE NAS SUAS INTERVENÇÕES APRENDEM SOBRE A RELAÇÃO COM AS PESSOAS, SE SENTEM EDUCADORES E COMUNICADORES DE CONTEÚDOS DIVERSOS. TODOS OS MONITORES RELATARAM EXPERIÊNCIAS ANTERIORES COM ATIVIDADES QUE ATRAVESSAM O CAMPO DO LAZER, COMO, ESPORTES, GUIA DE TURISMO E FUNCIONÁRIO DE HOSTEL. ELES ATESTARAM QUE OS PARQUES TÊM UMA RELAÇÃO DIRETA COM O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE E QUE PARA VIVENCIAR O LAZER NESTES ESPAÇOS É IMPRESCINDÍVEL TER UMA CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ASSOCIADAS AO PROCESSO EDUCATIVO DOS TURISTAS E DA COMUNIDADE. OS MONITORES APONTARAM QUE OS PARQUES DA CIDADE DE SALTO TÊM MUITO POTENCIAL, SÃO ATRATIVOS E BELOS, NECESSITAM DE MAIS PROFISSIONAIS ATUANDO, UMA MAIOR SEGURANÇA, MELHORIAS NA ESTRUTURA DE MANEIRA GERAL E MAIOR DIVULGAÇÃO PARA QUE OS TURISTAS E A COMUNIDADE DESFRUTEM MAIS DO LOCAL. DESSE MODO, AO CONSIDERAR O LAZER COMO DIREITO SOCIAL, NECESSIDADE HUMANA E MANIFESTAÇÃO CULTURAL, OBSERVAMOS QUE CABE MAIS INVESTIGAÇÕES E INVESTIMENTOS EM DIFERENTES FRENTES PARA QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER NA CIDADE SEJAM APRIMORADAS.

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