OLIVEIRA, Pablo Roberto Fernandes De. Novatos digitais: de excluídos a incluídos. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7515>. Acesso em: 28/11/2024 02:30
A era digital constitui hoje a formação de todos os sujeitos. Com a popularização do acesso as tecnologias dessa era, tem-se a existência de um novo grupo de pessoas que vivenciam este processo. Até então, os nascidos neste universo digital e que utilizava com propriedade as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), eram definidos como nativos digitais. Ou se não as utilizavam, eram excluídos digitais. Mas com novos rumos para esse sujeito da atualidade. Um grupo deixou de ser expectador e passou a ser ator em um mundo cheio de novas tecnologias, os novatos digitais eram os excluídos digitais que assistiam, de perto ou de longe, os nativos digitais crescerem utilizando as TIC. Esses grupos fazem parte da geração digital, pessoas que nasceram depois de 1980, segundo Palfrey e Gasser (2011). Porém, são nativos digitais os que cresceram utilizando as novas tecnologias, e são excluídos digitais aqueles que cresceram sem utilizá-las e que ainda não utilizam. Este trabalho objetiva discutir sobre as gerações digitais e apresentar o resultado de uma pesquisa em que se investigou a presença dos nativos e dos excluídos digitais de uma escola de ensino médio da cidade de Patos-PB. Em que constatou-se a presença de um grupo de alunos, entre 14 e 20, que passaram a ter acesso as novas TIC na adolescência, ou seja, não utilizaram as TIC desde a infância. Para esse perfil de pessoas nascidas após a década de 80, mas que não se enquadram como nativos digitais, pois não cresceram utilizando as TIC e que também não são excluídos digitais, visto que passaram a utilizar as novas TIC em determinado momento da adolescência e vida adulta, os chamamos de novatos digitais.Deste modo é importante discutir a presença de pessoas que nasceram depois dos anos 80 e não cresceram utilizando as novas TIC, mas que têm sido incluídas no contexto digital. Sendo a escola uma instituição de suma importância para essa inclusão, fato que ficou evidenciado no grupo de alunos investigado nesta pesquisa.