ESTE ARTIGO TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR O PROCESSO HISTÓRICO DE IMPLANTAÇÃO DO TEMPO INTEGRAL E O NOVO ENSINO MÉDIO, BUSCANDO APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NO ESTADO DE SERGIPE. O TEXTO ESTÁ ESTRUTURADO EM TRÊS MOMENTOS. PRIMEIRAMENTE TRAÇAR O PERCURSO HISTÓRICO DAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL USANDO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. EM SEGUIDA O PROCESSO E AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SERGIPE, PARA ISSO FOI UTILIZADO À PESQUISA DOCUMENTAL COM BUSCA EM SITES OFICIAIS E DOCUMENTOS OFERECIDOS PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, ALÉM DE OUTRAS FONTES. POR FIM, ENTENDER A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO, SEU MARCOS E MUDANÇAS NO CENÁRIO NACIONAL E LOCAL. CONTRIBUINDO ASSIM, PARA O CONHECIMENTO E ESCLARECIMENTO DESSAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UMA ATUAÇÃO MAIS ATIVA DOS GESTORES, PROFESSORES, ALUNOS, COMUNIDADE ACADÊMICA E A SOCIEDADE.