PESQUISAS SOBRE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA REPRESENTAM UMA CONTRIBUIÇÃO VALIOSA PARA A PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA. A PARTIR DISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS FREIREANOS NA CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS EM BIOLOGIA. PARA ISSO, FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO DA LITERATURA EM MAIO DE 2020, NAS BASES DE DADOS: PERIÓDICOS CAPES E GOOGLE ACADÊMICO. OS DESCRITORES UTILIZADOS FORAM: BIOLOGIA, PAULO FREIRE, PROBLEMATIZAÇÃO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, BIOLOGY, PROBLEMATIZATION E DIDACTIC SEQUENCES. COMO CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: TRABALHOS NOS IDIOMAS INGLÊS E PORTUGUÊS, NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, ENVOLVENDO A UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM BIOLOGIA A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIREANA DE ENSINO. PARA OS CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO: PESQUISAS DE REVISÃO. FORAM ENCONTRADOS 6086 TRABALHOS, MAS APENAS 05 FORAM SELECIONADOS, CONFORME OS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE. A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ANCORADAS NAS CONCEPÇÕES DE PAULO FREIRE É CAPAZ DE GERAR A REFLEXÃO CRÍTICA ATRAVÉS DA PROBLEMATIZAÇÃO DOS TEMAS GERADORES. ISSO POSSIBILITA UMA FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA, CIENTÍFICA E CIDADÃ PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. CONSTATOU-SE, NESTE ESTUDO, QUE A UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM BIOLOGIA, A PARTIR DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA, É UMA METODOLOGIA QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA. ADEMAIS, FOMENTAR UM ENSINO CRÍTICO, ÉTICO E INVESTIGATIVO POR MEIO DA DIALOGICIDADE E DA PROBLEMATIZAÇÃO CONSTANTE É UMA FORMA DE RESSIGNIFICAR O ENSINO DA BIOLOGIA. É NISSO QUE SE OPERA A ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE, TÃO DEFENDIDA POR PAULO FREIRE.