ESTE ARTIGO ABORDA A TRANSFORMAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO, A PARTIR DO FENÔMENO DA REESTRUTURAÇÃO
PRODUTIVA. NESSE CONTEXTO, A FORMAÇÃO DE UM TRABALHADOR QUE SE ADAPTE A ESSAS NOVAS RELAÇÕES
PRODUTIVAS PASSA A SER UMA EXIGÊNCIA DO EMPRESARIADO. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO TEM A FINALIDADE DE
ANALISAR A PRESENÇA, NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
RELACIONADOS AO ENSINO MÉDIO, DA COMPETÊNCIA DA ADAPTABILIDADE, PARA IDENTIFICAR A QUE TIPO DE
CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ELA PERTENCE. SE POR UM LADO A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO
PROFISSIONAL DE VIÉS TECNICISTA PRIORIZA AS DEMANDAS DO EMPRESARIADO, POR OUTRO A CONCEPÇÃO DE
FORMAÇÃO INTEGRAL VALORIZA ASPECTOS HUMANOS E ESSENCIAIS DO FUTURO TRABALHADOR. A ADAPTAÇÃO
PERMANENTE ÀS MUDANÇAS NAS RELAÇÕES PRODUTIVAS É PARTE DA LÓGICA NEOLIBERAL QUE BUSCA, ATRAVÉS DESSA
COMPETÊNCIA, IMPOR SUA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES DA
EDUCAÇÃO. PARA DEMONSTRAR ESSA AFIRMAÇÃO REALIZAMOS PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E TAMBÉM DOCUMENTAL.
ALÉM DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA EPT E DO ENSINO MÉDIO, ANALISAMOS TAMBÉM UM
DOCUMENTO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) QUE ABORDA A VISÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
TECNICISTA ESPERADA PELO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO E QUE INFLUENCIOU ALGUNS DESSES DOCUMENTOS.
TAMBÉM ANALISAMOS ALGUMAS ENTREVISTAS DE EMPRESÁRIOS EM SITES QUE TRATAM DA IMPORTÂNCIA DA
COMPETÊNCIA DA ADAPTABILIDADE PARA O TRABALHADOR QUE DESEJA DISPUTAR VAGAS NO MERCADO COMPETITIVO
DE TRABALHO.