O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ÂMBITO DO IF BAIANO A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA. A ABORDAGEM DA ESCALA LOCAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PRECISA FAZER PARTE DO COTIDIANO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, FOI PROPOSTO E EXECUTADO O SUBPROJETO “INTERLOCUÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DOCENTE NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE VALE DO JIQUIRIÇÁ: OLHARES SOBRE A REALIDADE LOCAL”, ENTRE AGOSTO DE 2018 E JANEIRO DE 2020, NO COLÉGIO MUNICIPAL AURINO FAUSTO DOS SANTOS, NA COMUNIDADE DE JENIPAPO NO MUNICÍPIO DE UBAÍRA; NA ESCOLA MUNICIPALIZADA GÓES CALMON, NA CIDADE DE SANTA INÊS; E NA ESCOLA VICENZO GASBARRE, NA CIDADE DE JAGUAQUARA. O QUE SE PERMITE CONCLUIR É QUE O PROGRAMA VEM CONSOLIDANDO UMA RELAÇÃO INSTITUCIONALIZADA ENTRE O IF BAIANO E ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO VALE DO JIQUIRIÇÁ, REGIÃO ONDE ESTÃO LOCALIZADAS AS ESCOLAS PARCEIRAS. ALÉM DISSO, AS AÇÕES REALIZADAS FORAM CAPAZES DE ENVOLVER OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO (BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) E OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DANDO-LHES A POSSIBILIDADE DE CONHECER SEU ESPAÇO DE VIVÊNCIA A PARTIR DAS ATIVIDADES EXECUTADAS.