AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS APONTAM PARA O ESTUDO E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO UM DESAFIO A SER INCORPORADO NA DINÂMICA EDUCACIONAL. PESQUISAS CIENTÍFICAS ASSEGURAM QUE ESSAS COMPETÊNCIAS CONTRIBUEM PARA AUMENTAR A APRENDIZAGEM, EMPREGABILIDADE E O BEM ESTAR SUBJETIVO E SOCIAL DOS SUJEITOS, CONFIGURANDO-SE UMA TEMÁTICA EMERGENTE PARA A FORMAÇÃO DOS ATUAIS E FUTUROS EDUCADORES. ASSIM, ESTE ARTIGO OBJETIVOU ANALISAR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRODUÇÕES ACADÊMICAS QUE ABORDAM AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA DOCÊNCIA, REFLETINDO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE SUA CURRICULARIZAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. PARA ELUCIDAÇÃO DO OBJETO INVESTIGADO UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIA E COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, REALIZAMOS PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. OS RESULTADOS REVELAM QUE AS PESQUISAS RELACIONADAS AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO BRASIL AINDA SÃO SUTIS, EMBORA EVOLUAM PROGRESSIVAMENTE, GANHANDO ESPAÇO NAS DISCUSSÕES ACADÊMICAS, EXISTINDO EM CONSONÂNCIA, A PRESENÇA DE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ESTABELECEM NEXOS (IN)DIRETOS COM A TEMÁTICA BASILAR. CONCLUI-SE QUE O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES É, DIALETICAMENTE, UMA LACUNA E UMA PAUTA URGENTE, SENDO FUNDAMENTAL A INTENSIFICAÇÃO DESSE DEBATE NOS AMBIENTES ACADÊMICOS, POR EFEITO DA ÁGIL CURRICULARIZAÇÃO, ATENTANDO-SE PARA A ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E O EFETIVO EXERCÍCIO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. HÁ AINDA QUE SE PENSAR, COM BREVIDADE E EM PARALELO, NAS ESTRATÉGIAS PARA ASSEGURAR, POR OUTROS MEIOS E FORMATOS, A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO PELOS PROFESSORES EM EXERCÍCIO, OS QUAIS NÃO PODEM SE FURTAR E MUITO MENOS SEREM ALIJADOS DESSE PROCESSO.