Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOS DOCENTES FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: PESQUISA, INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS, FORMAÇÃO DO PROFESSOR Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7395
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 879
    "inscrito_id" => 32425
    "titulo" => "INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOS DOCENTES FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "A tecnologia chegou no contexto escolar provocando consideráveis mudanças e lacunas na formação e atualização dos professores, pelo fato de haver a necessidade de introduzir instrumentos tecnológicos nesse ambiente. Desse modo, a capacitação dos docentes tornou-se indispensável no processo de ensino/aprendizagem. Assim, este artigo busca analisar os déficits existentes na formação do professor com o manuseio de instrumentos tecnológicos, a exemplo, tablets e netbooks. Diante dessa perspectiva, é possível fazer uma análise de acordo com os problemas encontrados em uma escola de rede pública estadual, situada na cidade de Belém de Brejo do Cruz- PB, na turma de primeiro ano médio regular, sob relatos de uma professora atuante. A presente pesquisa consolida-se como sendo de campo e bibliográfica, de campo por fazer uma análise do discurso da docente, e bibliográfica por fazer uso das bases teóricas dos autores Moran (2000), Kenski (1997. 2008), e  Costoldi (2009). E como resultados esse estudo buscará expor de forma objetiva a importância de capacitar o professor frente as novas tecnologias inseridas no contexto escolar. Observou-se que mesmo com a chegada de novas tecnologias pairam questões e problemas relacionados à falta de capacitação para o uso correto dessas novas tecnologias. A exemplo do computador e salas de informática presentes no âmbito escolar e que por falta de treinamento aos profissionais que vão utiliza-lo acabam por se tornar uma forma de os alunos utilizar como entretenimento.Entretanto, essa falta de treinamento não pode ser ligada tão somente a estes profissionais e sim a falta de políticas públicas direcionadas a formação do professor, que por falta de tempo devido a extensa carga horária de trabalho não utiliza os mecanismos tecnológicos de forma correta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS, FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_09_21_idinscrito_32425_d2d48762bd846623cc3d4e15d5f36b59.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALEM KANYK FERNANDES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "KALEM KANYK"
    "autor_email" => "kallemkannyk_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7395
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 879
    "inscrito_id" => 32425
    "titulo" => "INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOS DOCENTES FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "A tecnologia chegou no contexto escolar provocando consideráveis mudanças e lacunas na formação e atualização dos professores, pelo fato de haver a necessidade de introduzir instrumentos tecnológicos nesse ambiente. Desse modo, a capacitação dos docentes tornou-se indispensável no processo de ensino/aprendizagem. Assim, este artigo busca analisar os déficits existentes na formação do professor com o manuseio de instrumentos tecnológicos, a exemplo, tablets e netbooks. Diante dessa perspectiva, é possível fazer uma análise de acordo com os problemas encontrados em uma escola de rede pública estadual, situada na cidade de Belém de Brejo do Cruz- PB, na turma de primeiro ano médio regular, sob relatos de uma professora atuante. A presente pesquisa consolida-se como sendo de campo e bibliográfica, de campo por fazer uma análise do discurso da docente, e bibliográfica por fazer uso das bases teóricas dos autores Moran (2000), Kenski (1997. 2008), e  Costoldi (2009). E como resultados esse estudo buscará expor de forma objetiva a importância de capacitar o professor frente as novas tecnologias inseridas no contexto escolar. Observou-se que mesmo com a chegada de novas tecnologias pairam questões e problemas relacionados à falta de capacitação para o uso correto dessas novas tecnologias. A exemplo do computador e salas de informática presentes no âmbito escolar e que por falta de treinamento aos profissionais que vão utiliza-lo acabam por se tornar uma forma de os alunos utilizar como entretenimento.Entretanto, essa falta de treinamento não pode ser ligada tão somente a estes profissionais e sim a falta de políticas públicas direcionadas a formação do professor, que por falta de tempo devido a extensa carga horária de trabalho não utiliza os mecanismos tecnológicos de forma correta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS, FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_09_21_idinscrito_32425_d2d48762bd846623cc3d4e15d5f36b59.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALEM KANYK FERNANDES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "KALEM KANYK"
    "autor_email" => "kallemkannyk_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A tecnologia chegou no contexto escolar provocando consideráveis mudanças e lacunas na formação e atualização dos professores, pelo fato de haver a necessidade de introduzir instrumentos tecnológicos nesse ambiente. Desse modo, a capacitação dos docentes tornou-se indispensável no processo de ensino/aprendizagem. Assim, este artigo busca analisar os déficits existentes na formação do professor com o manuseio de instrumentos tecnológicos, a exemplo, tablets e netbooks. Diante dessa perspectiva, é possível fazer uma análise de acordo com os problemas encontrados em uma escola de rede pública estadual, situada na cidade de Belém de Brejo do Cruz- PB, na turma de primeiro ano médio regular, sob relatos de uma professora atuante. A presente pesquisa consolida-se como sendo de campo e bibliográfica, de campo por fazer uma análise do discurso da docente, e bibliográfica por fazer uso das bases teóricas dos autores Moran (2000), Kenski (1997. 2008), e Costoldi (2009). E como resultados esse estudo buscará expor de forma objetiva a importância de capacitar o professor frente as novas tecnologias inseridas no contexto escolar. Observou-se que mesmo com a chegada de novas tecnologias pairam questões e problemas relacionados à falta de capacitação para o uso correto dessas novas tecnologias. A exemplo do computador e salas de informática presentes no âmbito escolar e que por falta de treinamento aos profissionais que vão utiliza-lo acabam por se tornar uma forma de os alunos utilizar como entretenimento.Entretanto, essa falta de treinamento não pode ser ligada tão somente a estes profissionais e sim a falta de políticas públicas direcionadas a formação do professor, que por falta de tempo devido a extensa carga horária de trabalho não utiliza os mecanismos tecnológicos de forma correta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.