Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CAMINHO PARA A RECONSTRUÇÃO DOS SABERES DOS PROFESSORES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃCONTINUADA, SABER MATEMÁTICO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7310
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1236
    "inscrito_id" => 2093
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CAMINHO PARA A RECONSTRUÇÃO DOS SABERES DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho objetiva relatar a experiência desenvolvida em formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental e Médio, oferecida por consultorias educacionais financiadas pelo PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) ministrado em vários municípios no estado da Paraíba. Para tanto, temos por base teórica Van de Walle (2009), Lorenzato (1995), Pavanelo (1993), Ferreira (2003) entre outros, apresentaremos como ocorreram às formações, a partir de uma perspectiva de formação docente embasada na construção de uma atitude investigativa e reflexiva nos professores. Apresentaremos ainda os passos teórico-metodológicos seguidos pelos professores formadores, os conteúdos matemáticos abordados têm como referencia os blocos de conteúdos proposto pelos PCN, contempla também as tendências metodológicas do ensino de matemática como uso de material concreto, resolução de problemas, focando o ensino via resolução de problemas, história da matemática como recurso metodológico, modelagem matemática e etnomatemática, proporcionando aos professores cursistas, momentos de reflexão que possibilite construir e reconstruir os saberes matemáticos arraigados no decorrer da sua formação inicial e sala de aula de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃCONTINUADA, SABER MATEMÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_42_03_idinscrito_2093_28e25b72610cf1bd6f7e42cd90e54caf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ NEVES DE AMORIM MOURA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ"
    "autor_email" => "majoneamorim@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7310
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1236
    "inscrito_id" => 2093
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CAMINHO PARA A RECONSTRUÇÃO DOS SABERES DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho objetiva relatar a experiência desenvolvida em formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental e Médio, oferecida por consultorias educacionais financiadas pelo PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) ministrado em vários municípios no estado da Paraíba. Para tanto, temos por base teórica Van de Walle (2009), Lorenzato (1995), Pavanelo (1993), Ferreira (2003) entre outros, apresentaremos como ocorreram às formações, a partir de uma perspectiva de formação docente embasada na construção de uma atitude investigativa e reflexiva nos professores. Apresentaremos ainda os passos teórico-metodológicos seguidos pelos professores formadores, os conteúdos matemáticos abordados têm como referencia os blocos de conteúdos proposto pelos PCN, contempla também as tendências metodológicas do ensino de matemática como uso de material concreto, resolução de problemas, focando o ensino via resolução de problemas, história da matemática como recurso metodológico, modelagem matemática e etnomatemática, proporcionando aos professores cursistas, momentos de reflexão que possibilite construir e reconstruir os saberes matemáticos arraigados no decorrer da sua formação inicial e sala de aula de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃCONTINUADA, SABER MATEMÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_42_03_idinscrito_2093_28e25b72610cf1bd6f7e42cd90e54caf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ NEVES DE AMORIM MOURA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ"
    "autor_email" => "majoneamorim@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Resumo: Este trabalho objetiva relatar a experiência desenvolvida em formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental e Médio, oferecida por consultorias educacionais financiadas pelo PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) ministrado em vários municípios no estado da Paraíba. Para tanto, temos por base teórica Van de Walle (2009), Lorenzato (1995), Pavanelo (1993), Ferreira (2003) entre outros, apresentaremos como ocorreram às formações, a partir de uma perspectiva de formação docente embasada na construção de uma atitude investigativa e reflexiva nos professores. Apresentaremos ainda os passos teórico-metodológicos seguidos pelos professores formadores, os conteúdos matemáticos abordados têm como referencia os blocos de conteúdos proposto pelos PCN, contempla também as tendências metodológicas do ensino de matemática como uso de material concreto, resolução de problemas, focando o ensino via resolução de problemas, história da matemática como recurso metodológico, modelagem matemática e etnomatemática, proporcionando aos professores cursistas, momentos de reflexão que possibilite construir e reconstruir os saberes matemáticos arraigados no decorrer da sua formação inicial e sala de aula de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.