O presente estudo apresenta e analisa as finalidades dos ensinos de 1º e 2º graus ( atualmente ensinos fundamental e médio), no contexto da Ditadura Militar, cuja função desta seria de formar cidadãos responsáveis e capazes de construir uma sociedade desenvolvida e democrática dentro dos padrões do capitalismo internacional. A contextualização histórica do período surge como elemento fundamental na realização deste, pois é esta que possibilitará a apresentação e análise eficiente, do que se pretendeu como finalidade destes níveis de ensino, sendo necessário perceber como um contexto antidemocrático como o da ditadura pós-64 interferiu nos encaminhamentos educacionais do período, surgindo como fator de fundamental relevância deste estudo para História da Educação.Durante o regime autoritário implantado no Brasil a partir de 1964 e que teve duração de vinte anos, o aspecto educacional brasileiro passou por grandes transformações, estas tiveram relação direta com a finalidade que se pretendia dar aos ensinos de 1º e 2º graus, No caso aqui apresentado estas funções podem ser creditadas aos que governaram o país no período pós-64. Se tornando possível através destas, perceber como os interesses dos que comandavam o país no período, eram apresentados e absorvidos pela população brasileira através da educação formal oferecida nos ensinos de 1º e 2º graus.O que se percebeu foi a vinculação explícita entre estas finalidades e o que ocorria no país naquele momento; no episódio de grande desenvolvimento econômico estas se voltaram para formação de mão de obra e no momento de crise do Regime, ao resgate dos carentes. A partir destas finalidades, os ensinos de 1º e 2º graus passaram por reformulações que resultaram em transformações importantes, e que repercutem ainda hoje na educação brasileira.