Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FINALIDADES DOS ENSINOS DE 1º E 2º GRAUS NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR (1964-1985)

Palavra-chaves: FINALIDADES, ENSINO, DITADURA Comunicação Oral (CO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7302
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 320
    "inscrito_id" => 5085
    "titulo" => "FINALIDADES DOS ENSINOS DE 1º E 2º GRAUS NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR (1964-1985)"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta e analisa as finalidades dos ensinos de 1º e 2º graus ( atualmente ensinos fundamental e médio), no contexto da Ditadura Militar, cuja função desta seria de formar cidadãos responsáveis e capazes de construir uma sociedade desenvolvida e democrática dentro dos padrões do capitalismo internacional. A contextualização histórica do período surge como elemento fundamental na realização deste, pois é esta que possibilitará a apresentação e análise eficiente, do que se pretendeu como finalidade destes níveis de ensino, sendo  necessário perceber como um contexto antidemocrático como o da ditadura pós-64 interferiu nos encaminhamentos educacionais do período, surgindo como fator de fundamental relevância deste estudo para História da Educação.Durante o regime autoritário implantado no Brasil a partir de 1964 e que teve duração de vinte anos, o aspecto educacional brasileiro passou por grandes transformações, estas tiveram relação direta com a finalidade que se pretendia dar aos ensinos de 1º e 2º graus, No caso aqui apresentado estas funções podem ser creditadas aos que governaram o país no período pós-64. Se tornando possível através destas, perceber como os interesses dos que comandavam o país no período, eram apresentados e absorvidos pela população brasileira através da educação formal oferecida nos ensinos de 1º e 2º graus.O que se percebeu foi a vinculação explícita entre estas finalidades e o que ocorria no país naquele momento; no episódio de grande desenvolvimento econômico estas se voltaram para formação de mão de obra e no momento de crise do Regime, ao resgate dos carentes.  A partir destas finalidades, os ensinos de 1º e 2º graus passaram por reformulações que resultaram em transformações importantes, e que repercutem ainda hoje na educação brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FINALIDADES, ENSINO, DITADURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_08_2014_11_57_28_idinscrito_5085_de7705f5b622cc2aff7fc20cc8c85971.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVONE NUNES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IVONE"
    "autor_email" => "ivsensive@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FIP-FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7302
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 320
    "inscrito_id" => 5085
    "titulo" => "FINALIDADES DOS ENSINOS DE 1º E 2º GRAUS NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR (1964-1985)"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta e analisa as finalidades dos ensinos de 1º e 2º graus ( atualmente ensinos fundamental e médio), no contexto da Ditadura Militar, cuja função desta seria de formar cidadãos responsáveis e capazes de construir uma sociedade desenvolvida e democrática dentro dos padrões do capitalismo internacional. A contextualização histórica do período surge como elemento fundamental na realização deste, pois é esta que possibilitará a apresentação e análise eficiente, do que se pretendeu como finalidade destes níveis de ensino, sendo  necessário perceber como um contexto antidemocrático como o da ditadura pós-64 interferiu nos encaminhamentos educacionais do período, surgindo como fator de fundamental relevância deste estudo para História da Educação.Durante o regime autoritário implantado no Brasil a partir de 1964 e que teve duração de vinte anos, o aspecto educacional brasileiro passou por grandes transformações, estas tiveram relação direta com a finalidade que se pretendia dar aos ensinos de 1º e 2º graus, No caso aqui apresentado estas funções podem ser creditadas aos que governaram o país no período pós-64. Se tornando possível através destas, perceber como os interesses dos que comandavam o país no período, eram apresentados e absorvidos pela população brasileira através da educação formal oferecida nos ensinos de 1º e 2º graus.O que se percebeu foi a vinculação explícita entre estas finalidades e o que ocorria no país naquele momento; no episódio de grande desenvolvimento econômico estas se voltaram para formação de mão de obra e no momento de crise do Regime, ao resgate dos carentes.  A partir destas finalidades, os ensinos de 1º e 2º graus passaram por reformulações que resultaram em transformações importantes, e que repercutem ainda hoje na educação brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FINALIDADES, ENSINO, DITADURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_08_2014_11_57_28_idinscrito_5085_de7705f5b622cc2aff7fc20cc8c85971.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVONE NUNES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IVONE"
    "autor_email" => "ivsensive@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FIP-FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente estudo apresenta e analisa as finalidades dos ensinos de 1º e 2º graus ( atualmente ensinos fundamental e médio), no contexto da Ditadura Militar, cuja função desta seria de formar cidadãos responsáveis e capazes de construir uma sociedade desenvolvida e democrática dentro dos padrões do capitalismo internacional. A contextualização histórica do período surge como elemento fundamental na realização deste, pois é esta que possibilitará a apresentação e análise eficiente, do que se pretendeu como finalidade destes níveis de ensino, sendo necessário perceber como um contexto antidemocrático como o da ditadura pós-64 interferiu nos encaminhamentos educacionais do período, surgindo como fator de fundamental relevância deste estudo para História da Educação.Durante o regime autoritário implantado no Brasil a partir de 1964 e que teve duração de vinte anos, o aspecto educacional brasileiro passou por grandes transformações, estas tiveram relação direta com a finalidade que se pretendia dar aos ensinos de 1º e 2º graus, No caso aqui apresentado estas funções podem ser creditadas aos que governaram o país no período pós-64. Se tornando possível através destas, perceber como os interesses dos que comandavam o país no período, eram apresentados e absorvidos pela população brasileira através da educação formal oferecida nos ensinos de 1º e 2º graus.O que se percebeu foi a vinculação explícita entre estas finalidades e o que ocorria no país naquele momento; no episódio de grande desenvolvimento econômico estas se voltaram para formação de mão de obra e no momento de crise do Regime, ao resgate dos carentes. A partir destas finalidades, os ensinos de 1º e 2º graus passaram por reformulações que resultaram em transformações importantes, e que repercutem ainda hoje na educação brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.