Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS SENTIDOS DO SENTIR: EMOÇÕES DOCENTES E INCLUSÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: EMOÇÕES, PROFESSORES, SENTIDOS, INCLUSÃO ESOCLAR, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Artigo Completo AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72553
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 832
    "titulo" => "OS SENTIDOS DO SENTIR: EMOÇÕES DOCENTES E INCLUSÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS DE INTERESSE À TEMÁTICA ABORDADA, A SABER: EMOÇÕES, SENTIDOS, INCLUSÃO ESCOLAR E DOCÊNCIA – AO LONGO DAS OBRAS DO PSICÓLOGO RUSSO LEV S. VIGOTSKI, ARTICULANDO-OS A PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOB A MESMA ABORDAGEM, COM O FIM DE PROMOVER REFLEXÕES ACERCA DAS EMOÇÕES DOCENTES FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. APRESENTA E ANALISA A QUESTÃO DAS EMOÇÕES E A INDISSOCIABILIDADE AFETIVO-COGNITIVA DO SER HUMANO EM VIGOTSKI; AS ESPECIFICIDADES CONTEXTUAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; E OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA PARA O PROFESSOR DE CLASSES INCLUSIVAS. POR FIM, CONSTRÓI, A PARTIR DAS REFLEXÕES EMPREENDIDAS, UMA SÍNTESE ONDE SE PROCURA EVIDENCIAR A INTERLIGAÇÃO DOS CONCEITOS EXPLORADOS, ELABORANDO UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUE PERMITE, ALÉM DA MERA SUMARIZAÇÃO DOS TEMAS APRESENTADOS, UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUALITATIVAMENTE NOVA QUE INTEGRA SUA COMPREENSÃO E QUE PODE, INCLUSIVE, SUBSIDIAR A CONSOLIDAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS. ARGUMENTA EM FAVOR DA VIVÊNCIA E EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS NOS AMBIENTES DE ENSINO, ENTENDENDO QUE AO EXPRESSAREM-SE ALUNOS E PROFESSORES RESSIGNIFICAM SUAS EXPERIÊNCIAS, VALORES E ATITUDES, SITUAÇÃO QUE FORTALECE ESTRATÉGIAS DE CUNHO COLABORATIVO E DE APOIO MÚTUO ONDE A INCLUSÃO ESCOLAR TEM MAIORES PROBABILIDADES DE TER SUCESSO. O ESTUDO INDICA QUE A UNICIDADE ENTRE COGNIÇÃO E AFETO TEM PODER DE AMALGAMAR UM SENSO DE PERTENÇA DO GRUPO E DE FORMAR UMA TENDÊNCIA AFETIVO-VOLITIVA SENSÍVEL AOS MODOS DE SER, SENTIR, PENSAR E FAZER DOS MEMBROS QUE COMPÕEM O UNIVERSO SINGULAR DA COMUNIDADE ESCOLAR, ESPAÇO SITUADO GEOGRÁFICA, HISTÓRICA, SOCIAL E CULTURALMENTE, UM ESPAÇO TAMBÉM EMOCIONALMENTE CONFIGURADO."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "EMOÇÕES, PROFESSORES, SENTIDOS, INCLUSÃO ESOCLAR, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID832_02092020082958.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA MARIA FERREIRA DE FARIA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA FARIA"
    "autor_email" => "paula.pmff@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72553
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 832
    "titulo" => "OS SENTIDOS DO SENTIR: EMOÇÕES DOCENTES E INCLUSÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS DE INTERESSE À TEMÁTICA ABORDADA, A SABER: EMOÇÕES, SENTIDOS, INCLUSÃO ESCOLAR E DOCÊNCIA – AO LONGO DAS OBRAS DO PSICÓLOGO RUSSO LEV S. VIGOTSKI, ARTICULANDO-OS A PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOB A MESMA ABORDAGEM, COM O FIM DE PROMOVER REFLEXÕES ACERCA DAS EMOÇÕES DOCENTES FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. APRESENTA E ANALISA A QUESTÃO DAS EMOÇÕES E A INDISSOCIABILIDADE AFETIVO-COGNITIVA DO SER HUMANO EM VIGOTSKI; AS ESPECIFICIDADES CONTEXTUAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; E OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA PARA O PROFESSOR DE CLASSES INCLUSIVAS. POR FIM, CONSTRÓI, A PARTIR DAS REFLEXÕES EMPREENDIDAS, UMA SÍNTESE ONDE SE PROCURA EVIDENCIAR A INTERLIGAÇÃO DOS CONCEITOS EXPLORADOS, ELABORANDO UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUE PERMITE, ALÉM DA MERA SUMARIZAÇÃO DOS TEMAS APRESENTADOS, UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUALITATIVAMENTE NOVA QUE INTEGRA SUA COMPREENSÃO E QUE PODE, INCLUSIVE, SUBSIDIAR A CONSOLIDAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS. ARGUMENTA EM FAVOR DA VIVÊNCIA E EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS NOS AMBIENTES DE ENSINO, ENTENDENDO QUE AO EXPRESSAREM-SE ALUNOS E PROFESSORES RESSIGNIFICAM SUAS EXPERIÊNCIAS, VALORES E ATITUDES, SITUAÇÃO QUE FORTALECE ESTRATÉGIAS DE CUNHO COLABORATIVO E DE APOIO MÚTUO ONDE A INCLUSÃO ESCOLAR TEM MAIORES PROBABILIDADES DE TER SUCESSO. O ESTUDO INDICA QUE A UNICIDADE ENTRE COGNIÇÃO E AFETO TEM PODER DE AMALGAMAR UM SENSO DE PERTENÇA DO GRUPO E DE FORMAR UMA TENDÊNCIA AFETIVO-VOLITIVA SENSÍVEL AOS MODOS DE SER, SENTIR, PENSAR E FAZER DOS MEMBROS QUE COMPÕEM O UNIVERSO SINGULAR DA COMUNIDADE ESCOLAR, ESPAÇO SITUADO GEOGRÁFICA, HISTÓRICA, SOCIAL E CULTURALMENTE, UM ESPAÇO TAMBÉM EMOCIONALMENTE CONFIGURADO."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "EMOÇÕES, PROFESSORES, SENTIDOS, INCLUSÃO ESOCLAR, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID832_02092020082958.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA MARIA FERREIRA DE FARIA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA FARIA"
    "autor_email" => "paula.pmff@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS DE INTERESSE À TEMÁTICA ABORDADA, A SABER: EMOÇÕES, SENTIDOS, INCLUSÃO ESCOLAR E DOCÊNCIA – AO LONGO DAS OBRAS DO PSICÓLOGO RUSSO LEV S. VIGOTSKI, ARTICULANDO-OS A PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOB A MESMA ABORDAGEM, COM O FIM DE PROMOVER REFLEXÕES ACERCA DAS EMOÇÕES DOCENTES FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. APRESENTA E ANALISA A QUESTÃO DAS EMOÇÕES E A INDISSOCIABILIDADE AFETIVO-COGNITIVA DO SER HUMANO EM VIGOTSKI; AS ESPECIFICIDADES CONTEXTUAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; E OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA PARA O PROFESSOR DE CLASSES INCLUSIVAS. POR FIM, CONSTRÓI, A PARTIR DAS REFLEXÕES EMPREENDIDAS, UMA SÍNTESE ONDE SE PROCURA EVIDENCIAR A INTERLIGAÇÃO DOS CONCEITOS EXPLORADOS, ELABORANDO UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUE PERMITE, ALÉM DA MERA SUMARIZAÇÃO DOS TEMAS APRESENTADOS, UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUALITATIVAMENTE NOVA QUE INTEGRA SUA COMPREENSÃO E QUE PODE, INCLUSIVE, SUBSIDIAR A CONSOLIDAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS. ARGUMENTA EM FAVOR DA VIVÊNCIA E EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS NOS AMBIENTES DE ENSINO, ENTENDENDO QUE AO EXPRESSAREM-SE ALUNOS E PROFESSORES RESSIGNIFICAM SUAS EXPERIÊNCIAS, VALORES E ATITUDES, SITUAÇÃO QUE FORTALECE ESTRATÉGIAS DE CUNHO COLABORATIVO E DE APOIO MÚTUO ONDE A INCLUSÃO ESCOLAR TEM MAIORES PROBABILIDADES DE TER SUCESSO. O ESTUDO INDICA QUE A UNICIDADE ENTRE COGNIÇÃO E AFETO TEM PODER DE AMALGAMAR UM SENSO DE PERTENÇA DO GRUPO E DE FORMAR UMA TENDÊNCIA AFETIVO-VOLITIVA SENSÍVEL AOS MODOS DE SER, SENTIR, PENSAR E FAZER DOS MEMBROS QUE COMPÕEM O UNIVERSO SINGULAR DA COMUNIDADE ESCOLAR, ESPAÇO SITUADO GEOGRÁFICA, HISTÓRICA, SOCIAL E CULTURALMENTE, UM ESPAÇO TAMBÉM EMOCIONALMENTE CONFIGURADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Paula Faria

    Eu (Paula Faria) sou a primeira autora do meu trabalho; na lista "AUTORES" à direita da tela meu nome não aparece, e sim duas vezes o nome da terceira autora.

    15/12/2020 18:28:41

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.