Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESCOLA DA PONTE: UM NOVO JEITO DE ENSINAR E APRENDER. ANÁLISE DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO MUNDIALMENTE RECONHECIDA.

Palavra-chaves: ESCOLA DA PONTE, EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM Artigo Completo AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72454
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 725
    "titulo" => "ESCOLA DA PONTE: UM NOVO JEITO DE ENSINAR E APRENDER. ANÁLISE DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO MUNDIALMENTE RECONHECIDA."
    "resumo" => "BOA PARTE DA FORMAÇÃO CIDADÃ DE UM INDIVÍDUO SE DAR ATRAVÉS DA ESCOLA, É O LUGAR ONDE QUANDO CRIANÇAS, APRENDEMOS REGRAS BÁSICAS DE DISCIPLINA, ÉTICA E SOLIDARIEDADE, APRENDEMOS A COMPARTILHAR E A TER RESPONSABILIDADES, E NO DECORRER DOS ANOS, ESSA SE TORNA NOSSA SEGUNDA CASA. É O LOCAL ONDE SOMOS MOTIVADOS A DAR “ASAS À IMAGINAÇÃO” E A CONSTRUIR UM PENSAMENTO CRÍTICO DIANTE UM DETERMINADO TEMA. INFELIZMENTE SABEMOS QUE PELO MENOS NO BRASIL A EDUCAÇÃO NÃO É UMA DAS MELHORES, E POR MAIS QUE EXISTEM DIVERSAS PESQUISAS VOLTADAS A METODOLOGIA DE ENSINO, A ADOTADA ATUALMENTE NÃO NOS ENTREGA BONS RESULTADOS. E FOI QUESTIONANDO ESSA FORMA TRADICIONAL DE SE ENSINAR QUE SURGE UMA NOVA ESCOLA COM UM MODELO DE ENSINO PARA LÁ DE INOVADOR: A ESCOLA DA PONTE, LOCALIZADA EM PORTUGAL E TENDO COMO IDEALIZADOR O PROFESSOR JOSÉ PACHECO. ESSA INSTITUIÇÃO NÃO SEGUE UM PADRÃO DE ENSINO BASEADO EM SÉRIES, MÓDULOS OU CICLOS E NÃO HÁ PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR DISCIPLINAS OU TURMAS ESPECIFICAS. LÁ, OS ALUNOS NÃO SÃO DIVIDIDOS POR TURMAS, PELO CONTRÁRIO, SÃO MOTIVADOS A TRABALHAREM JUNTOS E ASSIM DESENVOLVEREM UM PROJETO DE PESQUISA DENTRO DE UMA DETERMINADA ÁREA DE CONHECIMENTO. SERIA POSSÍVEL QUE ESSA METODOLOGIA FOSSE ADOTADA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS? QUAIS SERIAM OS DESAFIOS? O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EXPONDO AO LEITOR UM BREVE HISTÓRICO DA METODOLOGIA DE ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E SUA EFICÁCIA DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ANALISANDO TAMBÉM O SISTEMA DE ENSINO DA ESCOLA DA PONTE EM PORTUGAL, INSTITUIÇÃO MODELO MUNDIALMENTE RECONHECIDA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento"
    "palavra_chave" => "ESCOLA DA PONTE, EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA10_ID725_29062020033918.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO ENRRIQUE SILVA PEIXOTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO ENRRIQUE"
    "autor_email" => "pedroenrriquesp@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72454
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 725
    "titulo" => "ESCOLA DA PONTE: UM NOVO JEITO DE ENSINAR E APRENDER. ANÁLISE DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO MUNDIALMENTE RECONHECIDA."
    "resumo" => "BOA PARTE DA FORMAÇÃO CIDADÃ DE UM INDIVÍDUO SE DAR ATRAVÉS DA ESCOLA, É O LUGAR ONDE QUANDO CRIANÇAS, APRENDEMOS REGRAS BÁSICAS DE DISCIPLINA, ÉTICA E SOLIDARIEDADE, APRENDEMOS A COMPARTILHAR E A TER RESPONSABILIDADES, E NO DECORRER DOS ANOS, ESSA SE TORNA NOSSA SEGUNDA CASA. É O LOCAL ONDE SOMOS MOTIVADOS A DAR “ASAS À IMAGINAÇÃO” E A CONSTRUIR UM PENSAMENTO CRÍTICO DIANTE UM DETERMINADO TEMA. INFELIZMENTE SABEMOS QUE PELO MENOS NO BRASIL A EDUCAÇÃO NÃO É UMA DAS MELHORES, E POR MAIS QUE EXISTEM DIVERSAS PESQUISAS VOLTADAS A METODOLOGIA DE ENSINO, A ADOTADA ATUALMENTE NÃO NOS ENTREGA BONS RESULTADOS. E FOI QUESTIONANDO ESSA FORMA TRADICIONAL DE SE ENSINAR QUE SURGE UMA NOVA ESCOLA COM UM MODELO DE ENSINO PARA LÁ DE INOVADOR: A ESCOLA DA PONTE, LOCALIZADA EM PORTUGAL E TENDO COMO IDEALIZADOR O PROFESSOR JOSÉ PACHECO. ESSA INSTITUIÇÃO NÃO SEGUE UM PADRÃO DE ENSINO BASEADO EM SÉRIES, MÓDULOS OU CICLOS E NÃO HÁ PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR DISCIPLINAS OU TURMAS ESPECIFICAS. LÁ, OS ALUNOS NÃO SÃO DIVIDIDOS POR TURMAS, PELO CONTRÁRIO, SÃO MOTIVADOS A TRABALHAREM JUNTOS E ASSIM DESENVOLVEREM UM PROJETO DE PESQUISA DENTRO DE UMA DETERMINADA ÁREA DE CONHECIMENTO. SERIA POSSÍVEL QUE ESSA METODOLOGIA FOSSE ADOTADA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS? QUAIS SERIAM OS DESAFIOS? O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EXPONDO AO LEITOR UM BREVE HISTÓRICO DA METODOLOGIA DE ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E SUA EFICÁCIA DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ANALISANDO TAMBÉM O SISTEMA DE ENSINO DA ESCOLA DA PONTE EM PORTUGAL, INSTITUIÇÃO MODELO MUNDIALMENTE RECONHECIDA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento"
    "palavra_chave" => "ESCOLA DA PONTE, EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA10_ID725_29062020033918.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO ENRRIQUE SILVA PEIXOTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO ENRRIQUE"
    "autor_email" => "pedroenrriquesp@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

BOA PARTE DA FORMAÇÃO CIDADÃ DE UM INDIVÍDUO SE DAR ATRAVÉS DA ESCOLA, É O LUGAR ONDE QUANDO CRIANÇAS, APRENDEMOS REGRAS BÁSICAS DE DISCIPLINA, ÉTICA E SOLIDARIEDADE, APRENDEMOS A COMPARTILHAR E A TER RESPONSABILIDADES, E NO DECORRER DOS ANOS, ESSA SE TORNA NOSSA SEGUNDA CASA. É O LOCAL ONDE SOMOS MOTIVADOS A DAR “ASAS À IMAGINAÇÃO” E A CONSTRUIR UM PENSAMENTO CRÍTICO DIANTE UM DETERMINADO TEMA. INFELIZMENTE SABEMOS QUE PELO MENOS NO BRASIL A EDUCAÇÃO NÃO É UMA DAS MELHORES, E POR MAIS QUE EXISTEM DIVERSAS PESQUISAS VOLTADAS A METODOLOGIA DE ENSINO, A ADOTADA ATUALMENTE NÃO NOS ENTREGA BONS RESULTADOS. E FOI QUESTIONANDO ESSA FORMA TRADICIONAL DE SE ENSINAR QUE SURGE UMA NOVA ESCOLA COM UM MODELO DE ENSINO PARA LÁ DE INOVADOR: A ESCOLA DA PONTE, LOCALIZADA EM PORTUGAL E TENDO COMO IDEALIZADOR O PROFESSOR JOSÉ PACHECO. ESSA INSTITUIÇÃO NÃO SEGUE UM PADRÃO DE ENSINO BASEADO EM SÉRIES, MÓDULOS OU CICLOS E NÃO HÁ PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR DISCIPLINAS OU TURMAS ESPECIFICAS. LÁ, OS ALUNOS NÃO SÃO DIVIDIDOS POR TURMAS, PELO CONTRÁRIO, SÃO MOTIVADOS A TRABALHAREM JUNTOS E ASSIM DESENVOLVEREM UM PROJETO DE PESQUISA DENTRO DE UMA DETERMINADA ÁREA DE CONHECIMENTO. SERIA POSSÍVEL QUE ESSA METODOLOGIA FOSSE ADOTADA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS? QUAIS SERIAM OS DESAFIOS? O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EXPONDO AO LEITOR UM BREVE HISTÓRICO DA METODOLOGIA DE ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E SUA EFICÁCIA DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ANALISANDO TAMBÉM O SISTEMA DE ENSINO DA ESCOLA DA PONTE EM PORTUGAL, INSTITUIÇÃO MODELO MUNDIALMENTE RECONHECIDA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.