RESUMO
O TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA) ? UMA CONDI??O GERAL PARA DESORDENS DO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E, PODE ACONTECER ANTES, DURANTE OU AP?S O NASCIMENTO, POR CONSEQU?NCIA, O SUJEITO APRESENTA, PRINCIPALMENTE, DIFICULDADES RELACIONADAS ? INTERA??O COM OUTRAS PESSOAS E, MANIFESTA COMPORTAMENTOS REPETITIVOS COMO SACUDIR FREQUENTEMENTE AS M?OS. OBJETIVO: ESTE ESTUDO VISA CARACTERIZAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR CRIAN?AS, PAIS, PROFESSORES E ESCOLA NO ATENDIMENTO JUNTO AOS ALUNOS QUE APRESENTAM AUTISMO, NA PERSPECTIVA DO PROCESSO DE INCLUS?O, DE FORMA A EVIDENCIAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E REFLETIR SOBRE O PAPEL E DESEMPENHO DO PROFESSOR NA VIDA ESCOLAR DESSES DISCENTES. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DOCUMENTAL, DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA DA LITERATURA, E POR MEIO DE OBSERVA??O E ENTREVISTA COM PROFESSORES DE ALUNOS COM ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TEA. REFERENCIAL TE?RICO: O ESPECTRO AUTISTA ? COMBINADO POR UMA DIVERSIDADE DE S?NDROMES QUE T?M DUAS PARTICULARIDADES EM COMUM: A PROBLEM?TICA NA INTERA??O SOCIAL E MOVIMENTOS REPETITIVOS. DIVERSOS ESTUDOS, COLOCAM A DIFICULDADE NA COMUNICA??O DO AUTISTA COMO UMA DAS GRANDES CAUSAS DO ISOLAMENTO SOCIAL DA CRIAN?A, COMO SE ELA VIVESSE EM UM MUNDO ? PARTE. NAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCA??O B?SICA DETERMINA-SE QUE OS SISTEMAS DE ENSINO DEVEM MATRICULAR TODOS OS ALUNOS, CABENDO ?S ESCOLAS A ORGANIZA??O PARA O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, ASSEGURANDO AS CONDI??ES PARA UMA EDUCA??O DE QUALIDADE PARA TODOS.
PALAVRAS-CHAVE: ESPECTRO, AUTISTA, INCLUS?O, ESCOLAR, DIFICULDADES, ENSINO, ESPECIAL.