SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
"2020-12-09 17:55:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72285 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 470 "titulo" => "SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "INTRODUÇÃO:A SÍNDROME DE BURNOUT (SB) É O ESTRESSE CRÔNICO DE CARÁTER OCUPACIONAL, CARACTERIZADO POR SINAIS DE ESGOTAMENTO EMOCIONAL, DESPERSONALIZAÇÃO E REDUÇÃO DA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL. OBJETIVO:ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS: CARACTERIZAR O BURNOUT EM DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR E REVELAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO ENFRENTAMENTO DO BURNOUT. TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA. METODOLOGIA:FORAM UTILIZADAS AS BASES DE DADOS: LITERATURA LATINO AMERICANA E DO CARIBE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (LILACS) E LITERATURA INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDLINE), NA BIBLIOTECA VIRTUAL SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E PUBLIC MEDLINE (PUBMED). INCLUÍRAM-SE ARTIGOS EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, TEXTOS DISPONÍVEIS NA ÍNTEGRA E DE LIVRE ACESSO, PUNLICADO ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2017. EXCLUÍRAM-SE CAPÍTULOS DE LIVROS, RESENHAS, EDITORIAIS E RESUMOS. RESULTADOS/DISCUSSÃO:FORAM ELEGIDOS 8 ARTIGOS QUE ATENDIAM AOS CRITÉRIOS. OS RESULTADOS DOS ESTUDOS FORAM DIVIDOS EM TRÊS CATEGORIAS TEMÁTICAS: PERFIL DOS DOCENTES ACOMETIDOS PELA SB; ESTRATÉGIAS USADAS NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BURNOUT E AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E DOCENTES. CONCLUSÃO:ASINSTITUIÇÕES DE ENSINO NECESSITAMOFERTARMEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE À SB NO ÂMBITO DAS UNIVERSIDADES, ALÉM DE PROMOVERA REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS EDUCATIVASSOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT.RECOMENDA-SE A PUBLICAÇÃO DE MAIS ESTUDOS SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, PARA SUBSIDIAR SOBRETUDO, MUDANÇAS NECESSÁRIAS NAS ORGANIZAÇÕES E NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE, BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 16 - Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas" "palavra_chave" => "DOCENTE, EDUCAÇÃO, ESGOTAMENTO PROFISSIONAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA16_ID470_24072020135539.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ VÍTOR MENEZES" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "Menezesbia28@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72285 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 470 "titulo" => "SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "INTRODUÇÃO:A SÍNDROME DE BURNOUT (SB) É O ESTRESSE CRÔNICO DE CARÁTER OCUPACIONAL, CARACTERIZADO POR SINAIS DE ESGOTAMENTO EMOCIONAL, DESPERSONALIZAÇÃO E REDUÇÃO DA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL. OBJETIVO:ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS: CARACTERIZAR O BURNOUT EM DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR E REVELAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO ENFRENTAMENTO DO BURNOUT. TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA. METODOLOGIA:FORAM UTILIZADAS AS BASES DE DADOS: LITERATURA LATINO AMERICANA E DO CARIBE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (LILACS) E LITERATURA INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDLINE), NA BIBLIOTECA VIRTUAL SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E PUBLIC MEDLINE (PUBMED). INCLUÍRAM-SE ARTIGOS EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, TEXTOS DISPONÍVEIS NA ÍNTEGRA E DE LIVRE ACESSO, PUNLICADO ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2017. EXCLUÍRAM-SE CAPÍTULOS DE LIVROS, RESENHAS, EDITORIAIS E RESUMOS. RESULTADOS/DISCUSSÃO:FORAM ELEGIDOS 8 ARTIGOS QUE ATENDIAM AOS CRITÉRIOS. OS RESULTADOS DOS ESTUDOS FORAM DIVIDOS EM TRÊS CATEGORIAS TEMÁTICAS: PERFIL DOS DOCENTES ACOMETIDOS PELA SB; ESTRATÉGIAS USADAS NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BURNOUT E AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E DOCENTES. CONCLUSÃO:ASINSTITUIÇÕES DE ENSINO NECESSITAMOFERTARMEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE À SB NO ÂMBITO DAS UNIVERSIDADES, ALÉM DE PROMOVERA REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS EDUCATIVASSOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT.RECOMENDA-SE A PUBLICAÇÃO DE MAIS ESTUDOS SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, PARA SUBSIDIAR SOBRETUDO, MUDANÇAS NECESSÁRIAS NAS ORGANIZAÇÕES E NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE, BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 16 - Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas" "palavra_chave" => "DOCENTE, EDUCAÇÃO, ESGOTAMENTO PROFISSIONAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA16_ID470_24072020135539.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ VÍTOR MENEZES" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "Menezesbia28@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }