INTERVENÇÃO SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
"2020-12-09 17:55:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72219 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 475 "titulo" => "INTERVENÇÃO SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA" "resumo" => "INTRODU??O: A DOEN?A RENAL CR?NICA (DRC), VISTA COMO UM GRANDE PROBLEMA DE SA?DE P?BLICA NO BRASIL E NO MUNDO CONSISTE EM UMA PATOLOGIA CUJO IMPACTO NEGATIVO ATINGE TANTO AS EXPECTATIVAS COMO QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS ACOMETIDAS, DEMANDANDO ALTOS CUSTOS PARA OS RECURSOS DESTINADOS A SA?DE. JUSTIFICATIVA: URGE A NECESSIDADE DE INTERVEN??ES CAPAZES DE PROVOCAR IMPACTOS POSITIVOS NA VIDA DESSAS PESSOAS, AS QUAIS CONTRIBUIR?O PARA A PREVEN??O OU RETARDAMENTO DA PROGRESS?O DA DRC. OBJETIVO: DESENVOLVER ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE MEDIDAS DE PREVEN??O DA DRC EM PACIENTES DIAB?TICOS PREVIAMENTE CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA DAS UNIDADES B?SICAS DE SA?DE. M?TODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO EPIDEMIOL?GICO, COM CAR?TER TRANSVERSAL DESCRITIVO A PARTIR DE UM PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO PER?ODO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2019, EM 9 UNIDADES B?SICA DE SA?DE (UBS) DA ZONA URBANA DO MUNIC?PIO DE BELO JARDIM - PE. FOI ELABORADA COMO METODOLOGIA DE EDUCA??O EM SA?DE UMA FERRAMENTA DID?TICO PEDAG?GICA DE INTERVEN??O EM DRC, A QUAL CONSTITUIU-SE EM UM ?LBUM SERIADO COMPOSTO POR ILUSTRA??ES. ASPECTOS ?TICOS: O ESTUDO FOI SUBMETIDO ? PLATAFORMA BRASIL SOB PROTOCOLO N? 3.461.955. RESULTADOS: A AN?LISE DOS DADOS ATRAV?S DO TESTE DE MCNEMER EVIDENCIOU UM QUANTITATIVO DE ACERTOS NO P?S-TESTE MUITO SIGNIFICATIVO EM PELO MENOS OITO DAS QUEST?ES PROPOSTAS PELA FERRAMENTA CONSTRU?DA PARA O DESENVOLVIMENTO DE A??ES EDUCATIVAS. CONSIDERA??ES FINAIS: PERCEBEU-SE QUE ATRAV?S DA UTILIZA??O DA FERRAMENTA CRIADA O CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA FOI TRABALHADO DE FORMA MAIS DIN?MICA, EXPL?CITA E SUCINTA FAVORECENDO MAIOR COMPREENS?O DOS PARTICIPANTES." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "AT 02 - Doenças Crônicas e Agravos Prioritários" "palavra_chave" => "DIABETES, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA, PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD4_SA2_ID475_11082020110405.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE LIMA" "autor_email" => "franciele.silvalima14@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS BELO JARDIM -PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72219 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 475 "titulo" => "INTERVENÇÃO SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA" "resumo" => "INTRODU??O: A DOEN?A RENAL CR?NICA (DRC), VISTA COMO UM GRANDE PROBLEMA DE SA?DE P?BLICA NO BRASIL E NO MUNDO CONSISTE EM UMA PATOLOGIA CUJO IMPACTO NEGATIVO ATINGE TANTO AS EXPECTATIVAS COMO QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS ACOMETIDAS, DEMANDANDO ALTOS CUSTOS PARA OS RECURSOS DESTINADOS A SA?DE. JUSTIFICATIVA: URGE A NECESSIDADE DE INTERVEN??ES CAPAZES DE PROVOCAR IMPACTOS POSITIVOS NA VIDA DESSAS PESSOAS, AS QUAIS CONTRIBUIR?O PARA A PREVEN??O OU RETARDAMENTO DA PROGRESS?O DA DRC. OBJETIVO: DESENVOLVER ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE MEDIDAS DE PREVEN??O DA DRC EM PACIENTES DIAB?TICOS PREVIAMENTE CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA DAS UNIDADES B?SICAS DE SA?DE. M?TODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO EPIDEMIOL?GICO, COM CAR?TER TRANSVERSAL DESCRITIVO A PARTIR DE UM PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO PER?ODO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2019, EM 9 UNIDADES B?SICA DE SA?DE (UBS) DA ZONA URBANA DO MUNIC?PIO DE BELO JARDIM - PE. FOI ELABORADA COMO METODOLOGIA DE EDUCA??O EM SA?DE UMA FERRAMENTA DID?TICO PEDAG?GICA DE INTERVEN??O EM DRC, A QUAL CONSTITUIU-SE EM UM ?LBUM SERIADO COMPOSTO POR ILUSTRA??ES. ASPECTOS ?TICOS: O ESTUDO FOI SUBMETIDO ? PLATAFORMA BRASIL SOB PROTOCOLO N? 3.461.955. RESULTADOS: A AN?LISE DOS DADOS ATRAV?S DO TESTE DE MCNEMER EVIDENCIOU UM QUANTITATIVO DE ACERTOS NO P?S-TESTE MUITO SIGNIFICATIVO EM PELO MENOS OITO DAS QUEST?ES PROPOSTAS PELA FERRAMENTA CONSTRU?DA PARA O DESENVOLVIMENTO DE A??ES EDUCATIVAS. CONSIDERA??ES FINAIS: PERCEBEU-SE QUE ATRAV?S DA UTILIZA??O DA FERRAMENTA CRIADA O CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA FOI TRABALHADO DE FORMA MAIS DIN?MICA, EXPL?CITA E SUCINTA FAVORECENDO MAIOR COMPREENS?O DOS PARTICIPANTES." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "AT 02 - Doenças Crônicas e Agravos Prioritários" "palavra_chave" => "DIABETES, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA, PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD4_SA2_ID475_11082020110405.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE LIMA" "autor_email" => "franciele.silvalima14@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS BELO JARDIM -PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }