CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DAS PRÁTICAS EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADES
"2020-12-09 17:55:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72161 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 106 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DAS PRÁTICAS EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADES" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM CARÁTER DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. COM BASE NAS APROXIMAÇÕES COM O TERRITÓRIO, COM A COMUNIDADE E COM A EQUIPE DE SAÚDE, ALÉM DAS VIVÊNCIAS E PROCESSOS FORMATIVOS QUE O PET/SAÚDE-INTERPROFISSIONALIDADES PROPORCIONA, BUSCOU-SE CONHECER A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM, MEDICINA E PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL LOCALIZADA NA PARAÍBA ACERCA DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE (EIP) E SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E DAS PRÁTICAS EM SAÚDE. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM PROCESSO DE MONITORAMENTO DAS AÇÕES E A PARTIR DA ANÁLISE TEMÁTICA DOS RELATOS DOS DISCENTES, CONSTATOU-SE SETE CATEGORIAS DE BENEFÍCIOS DA EIP QUE FORAM MAIS EVOCADAS, A SABER: ENSINO-APRENDIZAGEM HORIZONTAL E INTEGRAL; DESCONSTRUÇÃO DAS BARREIRAS SIMBÓLICAS; REVISÃO DAS GRADES CURRICULARES; DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS; IMPACTOS POSITIVOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE; APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS ACERCA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS); VISUALIZAÇÃO DE PROVÁVEIS CAMPOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. DESTE MODO, É POSSÍVEL SALIENTAR A CONTRIBUIÇÃO DA EIP PARA AMPLIAÇÃO E MELHORIA DA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM SAÚDE. ALÉM DISSO, PERCEBEU-SE QUE HÁ MUITO A SER CONSTRUÍDO DIANTE DAS BARREIRAS E DESAFIOS, CONTUDO, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL, A NECESSIDADE DA AMPLIAÇÃO DE ESTUDOS DENTRO DA ÁREA, O INCENTIVO A REVISÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE SAÚDE, ALÉM DA PROMOÇÃO E EXPANSÃO DE PROGRAMAS COMO O PET/SAÚDE-INTERPROFISSIONALIDADES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07 - Planejamento, Gestão, Avaliação e Educação Permanente em Saúde" "palavra_chave" => "SAÚDE, INTERPROFISSIONALIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA7_ID106_29102020220148.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLANY KALINE NASCIMENTO GOMES" "autor_nome_curto" => "ALLANY GOMES" "autor_email" => "allanykaline@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72161 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 106 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DAS PRÁTICAS EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADES" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM CARÁTER DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. COM BASE NAS APROXIMAÇÕES COM O TERRITÓRIO, COM A COMUNIDADE E COM A EQUIPE DE SAÚDE, ALÉM DAS VIVÊNCIAS E PROCESSOS FORMATIVOS QUE O PET/SAÚDE-INTERPROFISSIONALIDADES PROPORCIONA, BUSCOU-SE CONHECER A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM, MEDICINA E PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL LOCALIZADA NA PARAÍBA ACERCA DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE (EIP) E SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E DAS PRÁTICAS EM SAÚDE. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM PROCESSO DE MONITORAMENTO DAS AÇÕES E A PARTIR DA ANÁLISE TEMÁTICA DOS RELATOS DOS DISCENTES, CONSTATOU-SE SETE CATEGORIAS DE BENEFÍCIOS DA EIP QUE FORAM MAIS EVOCADAS, A SABER: ENSINO-APRENDIZAGEM HORIZONTAL E INTEGRAL; DESCONSTRUÇÃO DAS BARREIRAS SIMBÓLICAS; REVISÃO DAS GRADES CURRICULARES; DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS; IMPACTOS POSITIVOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE; APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS ACERCA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS); VISUALIZAÇÃO DE PROVÁVEIS CAMPOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. DESTE MODO, É POSSÍVEL SALIENTAR A CONTRIBUIÇÃO DA EIP PARA AMPLIAÇÃO E MELHORIA DA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM SAÚDE. ALÉM DISSO, PERCEBEU-SE QUE HÁ MUITO A SER CONSTRUÍDO DIANTE DAS BARREIRAS E DESAFIOS, CONTUDO, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL, A NECESSIDADE DA AMPLIAÇÃO DE ESTUDOS DENTRO DA ÁREA, O INCENTIVO A REVISÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE SAÚDE, ALÉM DA PROMOÇÃO E EXPANSÃO DE PROGRAMAS COMO O PET/SAÚDE-INTERPROFISSIONALIDADES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07 - Planejamento, Gestão, Avaliação e Educação Permanente em Saúde" "palavra_chave" => "SAÚDE, INTERPROFISSIONALIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA7_ID106_29102020220148.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLANY KALINE NASCIMENTO GOMES" "autor_nome_curto" => "ALLANY GOMES" "autor_email" => "allanykaline@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }