COMO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLABORA NA PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA
"2020-12-09 17:55:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72153 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 530 "titulo" => "COMO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLABORA NA PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A DOENÇA RENAL CRÔNICA (DRC) É CONSIDERADA UM PROBLEMA DE SAÚDE NO BRASIL E NO MUNDO, SENDO CAUSA IMPORTANTE DE MORBIMORTALIDADE, COM ALTO CUSTO PARA O SISTEMA DE SAÚDE. OBJETIVO: AVALIAR O IMPACTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA JUNTO À COMUNIDADE ASSISTIDA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. MÉTODO: ESTUDO TRANSVERSAL, QUASE-EXPERIMENTAL, REALIZADO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2019, COM AMOSTRA DE 76 PACIENTES HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. A TEMÁTICA DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS FOI SOBRE FATORES DE RISCO PARA DRC E SUAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO, POR MEIO DA DINÂMICA DE “MITOS” E “VERDADES”. ANTES DA ATIVIDADE APLICOU-SE UM INSTRUMENTO COM 10 PERGUNTAS SOBRE A TEMÁTICA E DEPOIS DA INTERVENÇÃO FOI ENTREGUE UM NOVO QUESTIONÁRIO EM BRANCO COM AS MESMAS PERGUNTAS PARA AVALIAR SE HOUVE DIFERENÇA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO PRÉVIO. RESULTADO E DISCUSSÕES: FOI OBSERVADA UMA MARGEM DE ERROS NAS RESPOSTAS DURANTE A REALIZAÇÃO DO PRÉ-TESTE, COM UMA MARGEM DE 65,4%, AO CONTRÁRIO DO PÓS-TESTE QUE APRESENTOU UMA MARGEM INFERIOR DE ERROS, COM UMA PERCENTAGEM DE 43,2%, COM ISSO, DEMONSTRA-SE UMA MELHORIA SIGNIFICATIVA APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS, COM UM ACRÉSCIMO DE 22% DE ACERTOS, O QUE INDICA A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES VOLTADAS PARA A PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE. CONCLUSÃO: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DEVE SER CONSTANTE NO PROCESSO DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA DA SOCIEDADE, PORÉM SE FAZ NECESSÁRIO DISPONIBILIZAR FERRAMENTAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE APROPRIAREM-SE DO PROCESSO COMO MEDIADORES DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "AT 02 - Doenças Crônicas e Agravos Prioritários" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DOENÇA RENAL CRÔNICA, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, DIABETES MELLITUS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD4_SA2_ID530_29102020164705.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANE TORRES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FLAVIANE TORRES" "autor_email" => "flavianetorres9@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO-CAMPUS BELO JARDIM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72153 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 530 "titulo" => "COMO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLABORA NA PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A DOENÇA RENAL CRÔNICA (DRC) É CONSIDERADA UM PROBLEMA DE SAÚDE NO BRASIL E NO MUNDO, SENDO CAUSA IMPORTANTE DE MORBIMORTALIDADE, COM ALTO CUSTO PARA O SISTEMA DE SAÚDE. OBJETIVO: AVALIAR O IMPACTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA JUNTO À COMUNIDADE ASSISTIDA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. MÉTODO: ESTUDO TRANSVERSAL, QUASE-EXPERIMENTAL, REALIZADO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2019, COM AMOSTRA DE 76 PACIENTES HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. A TEMÁTICA DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS FOI SOBRE FATORES DE RISCO PARA DRC E SUAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO, POR MEIO DA DINÂMICA DE “MITOS” E “VERDADES”. ANTES DA ATIVIDADE APLICOU-SE UM INSTRUMENTO COM 10 PERGUNTAS SOBRE A TEMÁTICA E DEPOIS DA INTERVENÇÃO FOI ENTREGUE UM NOVO QUESTIONÁRIO EM BRANCO COM AS MESMAS PERGUNTAS PARA AVALIAR SE HOUVE DIFERENÇA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO PRÉVIO. RESULTADO E DISCUSSÕES: FOI OBSERVADA UMA MARGEM DE ERROS NAS RESPOSTAS DURANTE A REALIZAÇÃO DO PRÉ-TESTE, COM UMA MARGEM DE 65,4%, AO CONTRÁRIO DO PÓS-TESTE QUE APRESENTOU UMA MARGEM INFERIOR DE ERROS, COM UMA PERCENTAGEM DE 43,2%, COM ISSO, DEMONSTRA-SE UMA MELHORIA SIGNIFICATIVA APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS, COM UM ACRÉSCIMO DE 22% DE ACERTOS, O QUE INDICA A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES VOLTADAS PARA A PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE. CONCLUSÃO: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DEVE SER CONSTANTE NO PROCESSO DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA DA SOCIEDADE, PORÉM SE FAZ NECESSÁRIO DISPONIBILIZAR FERRAMENTAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE APROPRIAREM-SE DO PROCESSO COMO MEDIADORES DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "AT 02 - Doenças Crônicas e Agravos Prioritários" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DOENÇA RENAL CRÔNICA, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, DIABETES MELLITUS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD4_SA2_ID530_29102020164705.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANE TORRES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FLAVIANE TORRES" "autor_email" => "flavianetorres9@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO-CAMPUS BELO JARDIM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }