ASPECTOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL DIRECIONADA ÀS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
"2020-12-09 17:55:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72127 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 356 "titulo" => "ASPECTOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL DIRECIONADA ÀS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA" "resumo" => "INTRODU??O: O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) ? UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO NEUROL?GICO QUE IMPLICA, GERALMENTE, NA DIFICULDADE DE INTERA??O E COMUNICA??O SOCIAL. NESSE SENTIDO, ? IMPORTANTE ANALISAR ESSA SITUA??O NO CONTEXTO EDUCACIONAL, TENDO EM VISTA QUE CRIAN?AS COM TEA DEVEM SER TRATADAS EM SUA INTEGRALIDADE, COM RESPEITO AOS SEUS LIMITES, POR?M, PROMOVENDO DESENVOLVIMENTO NEUROCOGNITIVO E DE SUAS HABILIDADES. OBJETIVO: ANALISAR A PRODU??O CIENT?FICA ACERCA DOS ASPECTOS DA INCLUS?O EDUCACIONAL DIRECIONADA ?S CRIAN?AS COM TEA. METODOLOGIA: REVIS?O INTEGRATIVA DA LITERATURA QUE BUSCOU ARTIGOS NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA VIRTUAL DE SA?DE (BVS), UTILIZANDO COMO DESCRITORES: ?AUTISMO INFANTIL? AND ?INCLUS?O EDUCACIONAL?, COM OS FILTROS ?TEXTO COMPLETO? E ?PORTUGU?S?. RESULTADOS: DOS 18 ARTIGOS ENCONTRADOS, EXCLU?RAM-SE 03 POR SEREM DUPLICADOS E 01 POR INCOMPATIBILIDADE COM O OBJETIVO DA PESQUISA, CONSTITUINDO UM CORPUS DE 14 ARTIGOS, SENDO OBSERVADOS 02 EIXOS TEM?TICOS: NECESSIDADE DE UMA FORMA??O ESPECIALIZADA POR PARTE DOS PROFESSORES PARA UMA EFICAZ ADEQUA??O DOS INSTRUMENTOS DE ENSINO E DOS AMBIENTES ESCOLARES E A IMPORT?NCIA DE UMA ATUA??O MULTIPROFISSIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIAN?AS COM TEA, SENDO A PRESEN?A DAS OBRAS NAS BASES DE DADOS LILACS E INDEX PSICOLOGIA. CONCLUS?O: TENDO EM VISTA A IMPORT?NCIA DE ATENDER POR COMPLETO AS NECESSIDADES DESSAS CRIAN?AS, ? V?LIDO DISCUTIR COMO PROPORCION?-LAS O DESENVOLVIMENTO DIANTE DOS SABERES DAS MAIS DIVERSAS MAT?RIAS E, SOBRETUDO, DIANTE DO CONV?VIO EM SOCIEDADE. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE A ESPECIALIZA??O DOS EDUCADORES E A INTERA??O DOS PAIS COM A ESCOLA S?O FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DESTAS CRIAN?AS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05 - Deficiência, Inclusão e Acessibilidade" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, INCLUSÃO EDUCACIONAL, REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA5_ID356_29052020104717.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA MARIA MARTINS QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "RAFAELA QUEIROZ" "autor_email" => "rafaelammqueiroz@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72127 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 356 "titulo" => "ASPECTOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL DIRECIONADA ÀS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA" "resumo" => "INTRODU??O: O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) ? UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO NEUROL?GICO QUE IMPLICA, GERALMENTE, NA DIFICULDADE DE INTERA??O E COMUNICA??O SOCIAL. NESSE SENTIDO, ? IMPORTANTE ANALISAR ESSA SITUA??O NO CONTEXTO EDUCACIONAL, TENDO EM VISTA QUE CRIAN?AS COM TEA DEVEM SER TRATADAS EM SUA INTEGRALIDADE, COM RESPEITO AOS SEUS LIMITES, POR?M, PROMOVENDO DESENVOLVIMENTO NEUROCOGNITIVO E DE SUAS HABILIDADES. OBJETIVO: ANALISAR A PRODU??O CIENT?FICA ACERCA DOS ASPECTOS DA INCLUS?O EDUCACIONAL DIRECIONADA ?S CRIAN?AS COM TEA. METODOLOGIA: REVIS?O INTEGRATIVA DA LITERATURA QUE BUSCOU ARTIGOS NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA VIRTUAL DE SA?DE (BVS), UTILIZANDO COMO DESCRITORES: ?AUTISMO INFANTIL? AND ?INCLUS?O EDUCACIONAL?, COM OS FILTROS ?TEXTO COMPLETO? E ?PORTUGU?S?. RESULTADOS: DOS 18 ARTIGOS ENCONTRADOS, EXCLU?RAM-SE 03 POR SEREM DUPLICADOS E 01 POR INCOMPATIBILIDADE COM O OBJETIVO DA PESQUISA, CONSTITUINDO UM CORPUS DE 14 ARTIGOS, SENDO OBSERVADOS 02 EIXOS TEM?TICOS: NECESSIDADE DE UMA FORMA??O ESPECIALIZADA POR PARTE DOS PROFESSORES PARA UMA EFICAZ ADEQUA??O DOS INSTRUMENTOS DE ENSINO E DOS AMBIENTES ESCOLARES E A IMPORT?NCIA DE UMA ATUA??O MULTIPROFISSIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIAN?AS COM TEA, SENDO A PRESEN?A DAS OBRAS NAS BASES DE DADOS LILACS E INDEX PSICOLOGIA. CONCLUS?O: TENDO EM VISTA A IMPORT?NCIA DE ATENDER POR COMPLETO AS NECESSIDADES DESSAS CRIAN?AS, ? V?LIDO DISCUTIR COMO PROPORCION?-LAS O DESENVOLVIMENTO DIANTE DOS SABERES DAS MAIS DIVERSAS MAT?RIAS E, SOBRETUDO, DIANTE DO CONV?VIO EM SOCIEDADE. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE A ESPECIALIZA??O DOS EDUCADORES E A INTERA??O DOS PAIS COM A ESCOLA S?O FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DESTAS CRIAN?AS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05 - Deficiência, Inclusão e Acessibilidade" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, INCLUSÃO EDUCACIONAL, REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA5_ID356_29052020104717.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA MARIA MARTINS QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "RAFAELA QUEIROZ" "autor_email" => "rafaelammqueiroz@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }