LETRAMENTO ACADÊMICO: ABORDAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72017 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 235 "inscrito_id" => 687 "titulo" => "LETRAMENTO ACADÊMICO: ABORDAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO" "resumo" => "NOSSO TRABALHO BUSCA COMPREENDER COMO ALUNOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE SÃO INSERIDOS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO E DA DISCUSSÃO A RESPEITO DO(S) MODELO(S) DE ABORDAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA ADOTADO(S) PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, COM BASE NA CONCEPÇÃO DE LÍNGUA COMO PROCESSO DE ENUNCIAÇÃO (BENVENISTE, 1988 E 1989) E, AO MESMO TEMPO, COMO UM CONJUNTO DE PRÁTICAS SÓCIO-HISTÓRICA, COGNITIVA E SOCIOINTERACIONISTA (MARCUSCHI, 2008). NESSE SENTIDO, BUSCAMOS DISCUTIR AS ABORDAGENS SOBRE A ESCRITA DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR QUE COMPREENDEM O MODELO DOS ESTUDOS DAS HABILIDADES, O MODELO DA SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA E O MODELO DO LETRAMENTO ACADÊMICO (LEA E STREET, 1998), OS MULTILETRAMENTOS QUE ABRANGEM A MULTIPLICIDADE DE CULTURAS E A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS (ROJO, 2012), ALÉM DOS ESTUDOS SOBRE O LETRAMENTO ACADÊMICO QUE VÊM A CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS SE APROPRIEM DOS GÊNEROS QUE CIRCULAM NA ACADEMIA E DAS PRÁTICAS DO CONTEXTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL (PEREIRA, 2019). O CORPUS DE NOSSA PESQUISA É FORMADO POR QUESTIONÁRIOS APLICADOS A DOIS PROFESSORES E DEZ ALUNOS DA DISCIPLINA TCC I – QUE SE REFERE A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. A PARTIR DAS ANÁLISES FEITAS DO MATERIAL COLETADO, À LUZ DAS TEORIAS QUE FUNDAMENTAM ESTA PESQUISA, VERIFICAMOS QUE OS PROFESSORES UTILIZAM AULA EXPOSITIVA, LEITURA DE ARTIGO CIENTÍFICO, RESUMO, ALÉM DA ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO QUE PODERÁ SERVIR PARA A CONSTRUÇÃO DO TCC. OS ALUNOS APRESENTAM DIFICULDADES NA CONSTRUÇÃO DO TCC EM RELAÇÃO AO TEMA, AO PROBLEMA DE PESQUISA E COMO ENCONTRAR REFERENCIAL TEÓRICO. ENTRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ELES E SEUS PROFESSORES PARA SUPERAR SUAS DIFICULDADES ESTÃO AS LEITURAS SOBRE O TEMA, ESPECIALMENTE PORQUE PRECISARÃO ELABORAR UM PRÉ-PROJETO. OS PROFESSORES BUSCAM RELACIONAR O CONHECIMENTO TEÓRICO A UM PROBLEMA ESPECÍFICO, DANDO EXEMPLOS PRÁTICOS PARA AJUDAR A COMPREENDER OS CONCEITOS E APLICÁ-LOS EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A LEITURA E A ESCRITA ESTÃO INTIMAMENTE RELACIONADAS. ALÉM DISSO, A ESCRITA ACADÊMICA PROCURA “BUSCAR O PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE O QUE VOCÊ DEVE E PODE PENSAR/ESCREVER POR SI MESMO E O QUE VOCÊ PRECISA BUSCAR DE FUNDAMENTAÇÃO NA VOZ DO OUTRO” (PEREIRA, 2016, P. 32). OS RESULTADOS TAMBÉM MOSTRAM QUE AINDA PREVALECE A ABORDAGEM DE ENSINO BASEADA NO MODELO DAS HABILIDADES APONTADO POR LEA E STREET (1998) SEGUNDO O QUAL SÃO VALORIZADAS AS HABILIDADES PREVIAMENTE ADQUIRIDAS E A CAPACIDADE COGNITIVA DOS ALUNOS. ALÉM DISSO, VERIFICAMOS A OCORRÊNCIA DE ALGUMAS PRÁTICAS VOLTADAS A NOVOS LETRAMENTOS, SOBRETUDO PARA O LETRAMENTO DIGITAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS, LETRAMENTO ACADÊMICO, GÊNEROS TEXTUAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA2_ID68725102020211429.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUPIRACI MARIA FARIAS MACIEL" "autor_nome_curto" => "JUPIRACI MACIEL" "autor_email" => "jupiracimaciel@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72017 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 235 "inscrito_id" => 687 "titulo" => "LETRAMENTO ACADÊMICO: ABORDAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO" "resumo" => "NOSSO TRABALHO BUSCA COMPREENDER COMO ALUNOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE SÃO INSERIDOS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO E DA DISCUSSÃO A RESPEITO DO(S) MODELO(S) DE ABORDAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA ADOTADO(S) PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, COM BASE NA CONCEPÇÃO DE LÍNGUA COMO PROCESSO DE ENUNCIAÇÃO (BENVENISTE, 1988 E 1989) E, AO MESMO TEMPO, COMO UM CONJUNTO DE PRÁTICAS SÓCIO-HISTÓRICA, COGNITIVA E SOCIOINTERACIONISTA (MARCUSCHI, 2008). NESSE SENTIDO, BUSCAMOS DISCUTIR AS ABORDAGENS SOBRE A ESCRITA DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR QUE COMPREENDEM O MODELO DOS ESTUDOS DAS HABILIDADES, O MODELO DA SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA E O MODELO DO LETRAMENTO ACADÊMICO (LEA E STREET, 1998), OS MULTILETRAMENTOS QUE ABRANGEM A MULTIPLICIDADE DE CULTURAS E A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS (ROJO, 2012), ALÉM DOS ESTUDOS SOBRE O LETRAMENTO ACADÊMICO QUE VÊM A CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS SE APROPRIEM DOS GÊNEROS QUE CIRCULAM NA ACADEMIA E DAS PRÁTICAS DO CONTEXTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL (PEREIRA, 2019). O CORPUS DE NOSSA PESQUISA É FORMADO POR QUESTIONÁRIOS APLICADOS A DOIS PROFESSORES E DEZ ALUNOS DA DISCIPLINA TCC I – QUE SE REFERE A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. A PARTIR DAS ANÁLISES FEITAS DO MATERIAL COLETADO, À LUZ DAS TEORIAS QUE FUNDAMENTAM ESTA PESQUISA, VERIFICAMOS QUE OS PROFESSORES UTILIZAM AULA EXPOSITIVA, LEITURA DE ARTIGO CIENTÍFICO, RESUMO, ALÉM DA ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO QUE PODERÁ SERVIR PARA A CONSTRUÇÃO DO TCC. OS ALUNOS APRESENTAM DIFICULDADES NA CONSTRUÇÃO DO TCC EM RELAÇÃO AO TEMA, AO PROBLEMA DE PESQUISA E COMO ENCONTRAR REFERENCIAL TEÓRICO. ENTRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ELES E SEUS PROFESSORES PARA SUPERAR SUAS DIFICULDADES ESTÃO AS LEITURAS SOBRE O TEMA, ESPECIALMENTE PORQUE PRECISARÃO ELABORAR UM PRÉ-PROJETO. OS PROFESSORES BUSCAM RELACIONAR O CONHECIMENTO TEÓRICO A UM PROBLEMA ESPECÍFICO, DANDO EXEMPLOS PRÁTICOS PARA AJUDAR A COMPREENDER OS CONCEITOS E APLICÁ-LOS EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A LEITURA E A ESCRITA ESTÃO INTIMAMENTE RELACIONADAS. ALÉM DISSO, A ESCRITA ACADÊMICA PROCURA “BUSCAR O PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE O QUE VOCÊ DEVE E PODE PENSAR/ESCREVER POR SI MESMO E O QUE VOCÊ PRECISA BUSCAR DE FUNDAMENTAÇÃO NA VOZ DO OUTRO” (PEREIRA, 2016, P. 32). OS RESULTADOS TAMBÉM MOSTRAM QUE AINDA PREVALECE A ABORDAGEM DE ENSINO BASEADA NO MODELO DAS HABILIDADES APONTADO POR LEA E STREET (1998) SEGUNDO O QUAL SÃO VALORIZADAS AS HABILIDADES PREVIAMENTE ADQUIRIDAS E A CAPACIDADE COGNITIVA DOS ALUNOS. ALÉM DISSO, VERIFICAMOS A OCORRÊNCIA DE ALGUMAS PRÁTICAS VOLTADAS A NOVOS LETRAMENTOS, SOBRETUDO PARA O LETRAMENTO DIGITAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS, LETRAMENTO ACADÊMICO, GÊNEROS TEXTUAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA2_ID68725102020211429.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUPIRACI MARIA FARIAS MACIEL" "autor_nome_curto" => "JUPIRACI MACIEL" "autor_email" => "jupiracimaciel@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }