Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A sociedade brasileira, marcada por traços do colonialismo e da escravidão, ainda permanece excludente e preconceituosa. Considerando o papel transformador da educação, consolidar uma cultura de Direitos Humanos, que vise ao rompimento desses traços, deve ser objetivo das instituições educativas. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) defende a implantação da Educação em/para Direitos Humanos (EEPDH) na formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Com base nisso, este trabalho se propõe a discutir a inclusão da EEPDH no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das Licenciaturas em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), uma vez que se considera imprescindível na formação do professor, especialmente o de Línguas, a consolidação do saber em Direitos Humanos, atrelado aos demais saberes, a fim de possibilitar a este profissional uma atuação mais comprometida com a formação de cidadãos. Nessa perspectiva, com o objetivo de discutir a formação docente pautada nos Direitos Humanos e verificar se a EEPDH é contemplada nos PPCs dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRPE, buscou-se aporte teórico nos estudos de Candau (2008), Veiga (2003) e Tavares (2007) e realizou-se uma pesquisa documental, embasada na bibliografia citada e no PNEDH. Como resultados, identificou-se que a formação docente perpassada pela EEPDH começa a ser vislumbrada no Brasil, no entanto, de forma tímida. A inserção dessa educação nos cursos de Licenciatura em Letras da UFRPE aparece apenas indiretamente permeando os PPCs, mas não se apresenta de forma consistente, mediante o programa das disciplinas ou das atividades de pesquisa e extensão. Diante deste cenário, considera-se relevante aprofundar as discussões acerca do tema, buscando uma educação que articule políticas de igualdade com políticas de identidade, tendo clara uma concepção multiculturalista do processo educativo. Compreende-se que a Educação em/para os Direitos Humanos constitui um meio eficiente de rompimento com a monocoltura que ainda permeia as práticas educacionais.

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