Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: PROFESSOR, FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7116
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1301
    "inscrito_id" => 1997
    "titulo" => "DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS  Angela Maria balbino de Jesus -UFPB  anngela¬¬_viva@hotmail.comOrientadora: Ma. Fernanda M. C. Coelho - UFPB/CE/Dfmcabralcoelho@gmail.comA Educação de Jovens e Adultos tem características próprias que devem ser consideradas durante o processo de planejamento didático e curricular, conseqüentemente isso exige uma formação profissional diferenciada que possibilite ampliar e contextualizar as metodologias e conceitos que serão utilizados no contexto desta modalidade de ensino. Trata-se de inquietações despertadas a partir de estudos realizados na Universidade Federal da Paraíba UFPB, no curso de Pedagogia. Esta pesquisa pretende destacar a relevância da atuação do professor na educação de jovens e adultos, em que o mesmo precisa estar em formação, mas não qualquer formação, esta deve ser continua, além de ter um olhar voltado para a especificidade do seu público alvo. Fundamentalmente inseri-se nas contribuições de Freire (1997), Romilda; André (2006), Gandin (2013). Para tanto, o estudo se apresenta como uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativa que utilizou como instrumentos para coleta de dados a revisão de leitura em repositório digitais e documentos legais. A partir da análise bibliográfica é possível comprovar a importância existente no planejamento para que haja a formação diferenciada dos professores para a EJA. A Educação de jovens e Adultos, exige do educador muito mais do que o currículo da educação nos oferece, é necessário que as políticas públicas voltadas à educação direcionem um olhar diferenciado para o educador da EJA. Para atuar na EJA, o educador precisa oferecer ao educando uma educação de qualidade, que considere suas experiências e seus conhecimentos culturais, e que neste fazer do professor na sala de aula seja capaz de formar um sujeito crítico, transformador de sua própria realidade Freire (2006) pois, a prática do educador na sala de aula deve se articular com a realidade do sujeito. Portanto, as políticas públicas voltadas á educação deve oferecer ao educador da EJA, uma formação continuada e de qualidade e que tenha como ponto de referência os sujeitos envolvidos, uma vez que os alunos da Educação de Jovens e Adultos apresentam características próprias, que estão dentro do contexto em que cada um estar inseridos e estas devem ser respeitadas, e é no dia a dia com os alunos que o professor vai, colocando em prática este novo jeito de atuar e planejar na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_23_58_52_idinscrito_1997_a6287a3d8facc8135f5c951dad05a279.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA MARIA BALBINO DE JEUSUS"
    "autor_nome_curto" => "ANGELA MARIA"
    "autor_email" => "anngela_viva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7116
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1301
    "inscrito_id" => 1997
    "titulo" => "DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS  Angela Maria balbino de Jesus -UFPB  anngela¬¬_viva@hotmail.comOrientadora: Ma. Fernanda M. C. Coelho - UFPB/CE/Dfmcabralcoelho@gmail.comA Educação de Jovens e Adultos tem características próprias que devem ser consideradas durante o processo de planejamento didático e curricular, conseqüentemente isso exige uma formação profissional diferenciada que possibilite ampliar e contextualizar as metodologias e conceitos que serão utilizados no contexto desta modalidade de ensino. Trata-se de inquietações despertadas a partir de estudos realizados na Universidade Federal da Paraíba UFPB, no curso de Pedagogia. Esta pesquisa pretende destacar a relevância da atuação do professor na educação de jovens e adultos, em que o mesmo precisa estar em formação, mas não qualquer formação, esta deve ser continua, além de ter um olhar voltado para a especificidade do seu público alvo. Fundamentalmente inseri-se nas contribuições de Freire (1997), Romilda; André (2006), Gandin (2013). Para tanto, o estudo se apresenta como uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativa que utilizou como instrumentos para coleta de dados a revisão de leitura em repositório digitais e documentos legais. A partir da análise bibliográfica é possível comprovar a importância existente no planejamento para que haja a formação diferenciada dos professores para a EJA. A Educação de jovens e Adultos, exige do educador muito mais do que o currículo da educação nos oferece, é necessário que as políticas públicas voltadas à educação direcionem um olhar diferenciado para o educador da EJA. Para atuar na EJA, o educador precisa oferecer ao educando uma educação de qualidade, que considere suas experiências e seus conhecimentos culturais, e que neste fazer do professor na sala de aula seja capaz de formar um sujeito crítico, transformador de sua própria realidade Freire (2006) pois, a prática do educador na sala de aula deve se articular com a realidade do sujeito. Portanto, as políticas públicas voltadas á educação deve oferecer ao educador da EJA, uma formação continuada e de qualidade e que tenha como ponto de referência os sujeitos envolvidos, uma vez que os alunos da Educação de Jovens e Adultos apresentam características próprias, que estão dentro do contexto em que cada um estar inseridos e estas devem ser respeitadas, e é no dia a dia com os alunos que o professor vai, colocando em prática este novo jeito de atuar e planejar na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_23_58_52_idinscrito_1997_a6287a3d8facc8135f5c951dad05a279.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA MARIA BALBINO DE JEUSUS"
    "autor_nome_curto" => "ANGELA MARIA"
    "autor_email" => "anngela_viva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS Angela Maria balbino de Jesus -UFPB anngela¬¬_viva@hotmail.comOrientadora: Ma. Fernanda M. C. Coelho - UFPB/CE/Dfmcabralcoelho@gmail.comA Educação de Jovens e Adultos tem características próprias que devem ser consideradas durante o processo de planejamento didático e curricular, conseqüentemente isso exige uma formação profissional diferenciada que possibilite ampliar e contextualizar as metodologias e conceitos que serão utilizados no contexto desta modalidade de ensino. Trata-se de inquietações despertadas a partir de estudos realizados na Universidade Federal da Paraíba UFPB, no curso de Pedagogia. Esta pesquisa pretende destacar a relevância da atuação do professor na educação de jovens e adultos, em que o mesmo precisa estar em formação, mas não qualquer formação, esta deve ser continua, além de ter um olhar voltado para a especificidade do seu público alvo. Fundamentalmente inseri-se nas contribuições de Freire (1997), Romilda; André (2006), Gandin (2013). Para tanto, o estudo se apresenta como uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativa que utilizou como instrumentos para coleta de dados a revisão de leitura em repositório digitais e documentos legais. A partir da análise bibliográfica é possível comprovar a importância existente no planejamento para que haja a formação diferenciada dos professores para a EJA. A Educação de jovens e Adultos, exige do educador muito mais do que o currículo da educação nos oferece, é necessário que as políticas públicas voltadas à educação direcionem um olhar diferenciado para o educador da EJA. Para atuar na EJA, o educador precisa oferecer ao educando uma educação de qualidade, que considere suas experiências e seus conhecimentos culturais, e que neste fazer do professor na sala de aula seja capaz de formar um sujeito crítico, transformador de sua própria realidade Freire (2006) pois, a prática do educador na sala de aula deve se articular com a realidade do sujeito. Portanto, as políticas públicas voltadas á educação deve oferecer ao educador da EJA, uma formação continuada e de qualidade e que tenha como ponto de referência os sujeitos envolvidos, uma vez que os alunos da Educação de Jovens e Adultos apresentam características próprias, que estão dentro do contexto em que cada um estar inseridos e estas devem ser respeitadas, e é no dia a dia com os alunos que o professor vai, colocando em prática este novo jeito de atuar e planejar na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.