SANTIAGO, Elizangela Dias et al.. Desafios do profissional de aee na sala multifuncional. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7061>. Acesso em: 27/11/2024 21:55
Esta análise investigativa surgiu através do desenvolvimento proposto pela disciplina Fundamentos da Educação Inclusiva, ministrada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tendo como objetivo observar o ambiente de uma sala multifuncional e consequentemente (caso seja necessário) realizar uma entrevista com a profissional atuante da sala para esclarecer pontos que não foram alcançados através da observação e dos textos propostos para estudo na disciplina. Os desafios vivenciados pelo profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da sala multifuncional traz para os dias atuais uma preocupação principalmente no que tange os alunos especiais. Tendo como importância ajudar a criança deficiente a desenvolver habilidades que venham a melhorar seu desempenho numa sala regular, as salas multifuncionais dar um suporte para a vida tanto escolar ou social desta criança. Porém, observamos que o entrecruzamento do AEE e do professor da sala regular na maioria das vezes não acontecem, principalmente por não haver continuidade do trabalho desenvolvido pelo profissional do AEE dentro das salas regulares. Por mais que tenhamos leis para serem cumpridas, essas exigências legais passam por despercebidas diante das necessidades de pessoas com deficiência. As salas multifuncionais tem o papel de acolher, ajudar, esses alunos na sua formação escolar, no seu desenvolvimento, e no seu convívio com a sociedade, dessa forma podemos contribuir com essas pessoas que necessitam de um apoio da sociedade, familiares, gestores, e especialista na área. Sendo assim, se faz necessário buscarmos colaboradores para a prática escolar e que esses professores sejam preparados, para receberem estes alunos e suas deficiências, para que desta forma os mesmos possam ter o seu direito diante da lei. A finalidade da sala multifuncional é fazer com que a inclusão ocorra de forma completa para esses alunos especiais, e que tenham a possibilidade de aprender mesmo tendo suas dificuldades. Essas pessoas não devem ser ignoradas por não terem condições de interagir de igual com os “ditos normais”. Essa sala facilita a esses alunos a compreensão do mundo diferente, ao qual eles vivem, cabe aos gestores, profissionais, e setores responsáveis, fazer com que essa possibilidade de interação seja cumprida. Dessa forma, é preciso que tenhamos consciência de que essas pessoas precisam de nosso atendimento especial, e de nossa colaboração como profissionais, e seres humanos. Diante de tais realidades, foram observados através da análise da entrevista realizada ao profissional de AEE que o trabalho na sala multifuncional tem que ter equipamentos adequados para que estes alunos especiais recebam um atendimento de qualidade, buscando suporte diante de suas dificuldades. As salas devem compor aparelhos, jogos, alfabetos e tudo que for possível em termos de recursos, para que cada necessidade seja atendida com seus meios adequados, concedendo ao indivíduo acessibilidade. O profissional ressaltou que os recursos devem existir nas salas multifuncionais para conceder oportunidade de acesso e assim cada aluno tenha seu aproveitamento significativo diante da sua busca e que as tecnologias assistivas tem o papel de dar suporte a pessoa com necessidade especial.Palavras-chaves: Sala multifuncional, AEE, Acessibilidade.