BEZERRA, Maria Aparecida Silva. Concepção de educaçao kantiana e formação de professores. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7007>. Acesso em: 27/11/2024 23:55
Resumo:O presente trabalho vem abordar a concepção de educação do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-18040), tendo como analise sua obra “sobre a pedagogia”, publicada um ano antes de sua morte, em 1803. Uma obra de grande importância sobre educação, onde Kant afirma que é a educação que transforma o homem, pois ela é o instrumento que o torna humano, que é responsável por “transformar sua animalidade em humanidade”. A educação nesta perspectiva não é vista apenas como formadora do homem civil, mas também do homem moral, um homem universal. Assim, Kant revela um olhar atento ao papel da educação e à sua importância na formação de uma sociedade melhor. O presente trabalho, além de abordar a pedagogia de Kant, seus conceitos principais, faz também uma abordagem da formação dos professores, que mantém relação com a obra, pois segundo o filósofo a transformação do homem não se dá somente por uma simples vontade, mas pela “ajuda de outrem”. O filosofo afirma também que uma geração é responsável por educar a outra, e educa-la da melhor forma. E são os professores um dos responsáveis pela educação, que tem como dever fazer ascender no aluno o espírito de transformação, formando assim seres sociais, mas que às vezes, através de uma má formação, estão sendo apenas reprodutores de técnicas para o trabalho, eliminando assim o homem universal proposto por Kant. A partir da exposição da concepção de educação deste filósofo, o trabalho em questão apresenta também a importância dessa pedagogia hoje, na educação, bem como o papel do professor no trajeto educacional do aluno.