Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DE FORMA INTERDISCIPLINAR.

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A psicologia educacional/escolar foi regulamentada como especialidade da psicologia há menos de dez anos. Sendo assim, configura-se como uma área de atuação recente com muitos desafios a superar. Entre estes observa-se a atuação do psicólogo no trabalho com os professores, visando à inclusão das crianças que tenham qualquer tipo de diferença, seja ela socioeconômica, racial, física, sexual, ou alguma necessidade especial. No tocante a própria formação dos psicólogos, percebe-se que muitas vezes falta fundamentos para uma prática eficaz na escola, como também a resistência da equipe escolar em função de estereótipos criados em relação a este profissional. Quando há uma integração de toda a equipe é possível desenvolver diversas atividades para sanar problemas, como exemplo, a exclusão. Diversas formas de atuação se mostram viáveis e efetivas no campo teórico nas perspectivas tradicionais e emergentes. Contudo, o estudo bibliográfico realizado demonstrou que os psicólogos encontram muitas dificuldades no exercício da prática profissional. Para chegar aos resultados foi feito uma análise de trabalhos teóricos e também práticos resultantes de pesquisas para que fosse possível um entendimento tanto a cerca do papel do psicólogo junto aos professores na escola como também os desafios para que esse trabalho seja efetivado. Existem trabalhos publicados capazes de embasar uma boa prática, como também exemplos de que com o esforço e interdisciplinaridade de toda a equipe da escola os resultados são efetivos. Assim, é possível criar um ambiente harmônico na escola, para que as crianças sejam sensibilizadas, e orientadas não apenas as disciplinas obrigatórias, como também para respeitar as diferenças e não segregar os colegas por qualquer que seja a diferença existente.

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