CAVALCANTI, Senyra Martins et al.. Cineduc: articulando cinema, história e educação. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6996>. Acesso em: 27/11/2024 21:27
Os filmes com conteúdos históricos geralmente são apresentados como atividade de entretenimento ou como atividade complementar nas salas de aulas da educação básica. Referenciados como atividades recreativas e desinteressadas, os filmes são exibidos sem apropriado propósitos didáticos e sem a adoção de metodologias de análise. Na educação superior também podemos observar que os filmes são escassamente exibidos e, quando isto acontece, são apresentados como complemento dos conteúdos - para “ilustrar o texto” ou “passar uma mensagem” - sem uma abordagem que siga orientações de hermenêutica das imagens e orientações didáticas de trabalho pedagógico com imagens animadas. Uma integração mais satisfatória aos planejamentos de ensino requereria uma valorização dos filmes como objeto de investigação e como recurso didático em si e não apenas como atividades recreativas e/ou complementares, da mesma maneira que uma formação para o uso pedagógico de filmes oportunizaria a dinamização das atividades educacionais em espaços formativos da educação básica. A fim de superar essas dificuldades, desde novembro de 2013, promovemos 12 palestras e um curso de extensão no Campus Bodocongó da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para os professores da educação básica e os graduandos em licenciaturas dentro da ações do projeto de extensão “Cineduc: Articulando Cinema, História e Educação”. O Projeto teve como público-alvo os professores da educação básica e os alunos das licenciaturas da área de ciências humanas da UEPB, mais destacadamente Pedagogia, História e Letras, resultando em 220 inscrições para o “I Ciclo de Palestras Sobre Cinema e História da Educação” e 63 para o curso de extensão “Cinema & História da Educação”. Com a pretensão de oferecer uma formação continuada e permanente pela oferta de discussão e metodologias diferenciadas e inovadoras não contempladas na formação inicial dos participantes, as atividades promovidas contribuíram com o fortalecimento da formação continuada dos professores e concretizou a questão da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão principalmente quando coloca em pauta a formação para o uso do cinema. A partir do conhecimento dos desdobramentos das atividades do projeto de extensão Cineduc, esperamos oportunizar uma formação continuada para professores da educação básica e estudantes dos cursos de graduação da UEPB (e outras instituições de ensino) e a formação continuada e complementar, capacitando os professores da educação básica para atuar com filmes históricos na sala de aula. Além disso, acreditamos que contribuímos com reflexões sobre o uso das imagens em sala de aula e sugestões sobre a utilização de filmes históricos de forma eficiente nas aulas de História e de História da Educação. Dessa forma, o projeto de extensão cumpriu com o seu objetivo maior que é o de fornecer à comunidade uma formação continuada para professores de História e a inclusão social, através do conhecimento. Assim, oportunizamos a formação complementar para os licenciandos de História e outros cursos, tendo em vista que os currículos das licenciaturas não possuem disciplinas específicas de estudo da imagem.