BARBOSA, Jocilene Alves et al.. As tic e os hqs: contribuições pedagógicas na sala de aula.. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6946>. Acesso em: 27/11/2024 21:42
Levando em consideração as dificuldades que os professores enfrentam com o uso contínuo das Tecnologias na Educação e a sua necessidade cada vez mais visível no processo de ensino aprendizagem, buscamos contribuir para um melhor relacionamento e usabilidade das tecnologias da informação e da comunicação –TIC no uso da ferramenta HQ na sala de aula. E dessa maneira levar a compreensão de que os professores estão cada vez mais avante de uma geração digital estes que utilizam a tecnologia geralmente com mais facilidade que seus pais e professores, essa geração aprende muito cedo que existe muitas fontes de informação, muitas redes sociais e dessa maneira a escola, já não exerce predominância nas suas atitudes e valores, dessa forma é necessário urgentemente repensar aspráticas educativas, na medida em que dêmargem para a inserção dessas novas práticas pedagógicas que incluam as TIC nos planejamentos e na prática cotidiana, a fim de que a sala de aula não seja um local de disputas com as tecnologias, mais um local de diálogo com as mesmas. Através da metodologia qualitativa de cunho exploratória, buscamos através da observação, de pesquisa bibliográfica e entrevistas subsidiar o nosso trabalho fazendo com que ocorresse uma relaçãoda teoria sobre as TIC e a prática na sala de aula. Diante da realidade observada, interessei-me em investigar quais as principais estratégias utilizadas para a realização das atividades em sala de aula e do uso das tecnologias, com isso percebemos que ocorreu gradativamente a percepção de que os usos das tecnologias na sala de aula podem ser vistos como aliados e não apenas modismo, e que gradativamente ocorre à percepção da necessidade do letramento digital, numa busca pela mudança de atitude, foi notável nos participantes compreenderem que na medida em que os professores se adequem as novas exigências tecnológicas, ocorre o conhecimento e com isso, paulatinamente a superação dos desafios impostos, sendo assim, incorporaram a sua prática uma relação de maior afinidade com as tecnologias existentes na escola e familiarização no contexto com a disciplina que leciona numa mediação possível que gere aprendizagem contínua e interativa.