Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, INOVAÇÃO Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6939
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1492
    "inscrito_id" => 3363
    "titulo" => "AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo tem a pretensão de apontar elementos que possam servir ao debate cada dia mais necessário quanto ao uso de novas formas didáticas e metodológicas para a inovação de práticas de ensino. Sabe-se que toda mudança origina certa resistência, que em sua grande maioria, está ligada a insegurança que uma nova prática metodológica pode vir a causar, porém, deve-se instigar a importância da contribuição que novas formas didático-pedagógicas têm como aporte para o ensino-aprendizagem.  Deparando-se com novas ferramentas de apoio para um processo educativo de excelência, encontram-se as novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, as quais ganham ênfase como recurso pedagógico, pois oferecem seus espaços para discussões, reflexões, através do uso planejado de sites, blogs, imagens, filmes, documentários, wikis, games, vídeo aulas, ajudando a construir redes de saberes a qual termina por estreitar os laços entre alunos e alunos, alunos e professores, como também professores e professores, minimizando por várias vezes o cânone temporal, através do uso das  TICs. Vale salientar que o uso do computador, desde que foi incrementado a educação, foi inserido, em experimentos e rotinas apropriadas à pedagogia ativa e ao construtivismo, sendo assim, tornou acessível programas cada vez mais interativos, criativos, ricos em funções para a área da educação. Nesta busca de um novo panorama de inovações e mudanças oriundas da Web 2.0, percebe-se que a partir do momento que é bem planejada pelo professor desenvolve habilidades criativas, visual, motora, motivando a pesquisa, a interatividade,  gerando de forma naturais novas possibilidade de ensino e pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, INOVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_20_41_23_idinscrito_3363_643b2952ea737a47796d5558ab2249df.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETRONILA BEATRIZ LOPES GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ LOPES"
    "autor_email" => "beatriz.1988@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6939
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1492
    "inscrito_id" => 3363
    "titulo" => "AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo tem a pretensão de apontar elementos que possam servir ao debate cada dia mais necessário quanto ao uso de novas formas didáticas e metodológicas para a inovação de práticas de ensino. Sabe-se que toda mudança origina certa resistência, que em sua grande maioria, está ligada a insegurança que uma nova prática metodológica pode vir a causar, porém, deve-se instigar a importância da contribuição que novas formas didático-pedagógicas têm como aporte para o ensino-aprendizagem.  Deparando-se com novas ferramentas de apoio para um processo educativo de excelência, encontram-se as novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, as quais ganham ênfase como recurso pedagógico, pois oferecem seus espaços para discussões, reflexões, através do uso planejado de sites, blogs, imagens, filmes, documentários, wikis, games, vídeo aulas, ajudando a construir redes de saberes a qual termina por estreitar os laços entre alunos e alunos, alunos e professores, como também professores e professores, minimizando por várias vezes o cânone temporal, através do uso das  TICs. Vale salientar que o uso do computador, desde que foi incrementado a educação, foi inserido, em experimentos e rotinas apropriadas à pedagogia ativa e ao construtivismo, sendo assim, tornou acessível programas cada vez mais interativos, criativos, ricos em funções para a área da educação. Nesta busca de um novo panorama de inovações e mudanças oriundas da Web 2.0, percebe-se que a partir do momento que é bem planejada pelo professor desenvolve habilidades criativas, visual, motora, motivando a pesquisa, a interatividade,  gerando de forma naturais novas possibilidade de ensino e pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, INOVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_20_41_23_idinscrito_3363_643b2952ea737a47796d5558ab2249df.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETRONILA BEATRIZ LOPES GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ LOPES"
    "autor_email" => "beatriz.1988@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo tem a pretensão de apontar elementos que possam servir ao debate cada dia mais necessário quanto ao uso de novas formas didáticas e metodológicas para a inovação de práticas de ensino. Sabe-se que toda mudança origina certa resistência, que em sua grande maioria, está ligada a insegurança que uma nova prática metodológica pode vir a causar, porém, deve-se instigar a importância da contribuição que novas formas didático-pedagógicas têm como aporte para o ensino-aprendizagem. Deparando-se com novas ferramentas de apoio para um processo educativo de excelência, encontram-se as novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, as quais ganham ênfase como recurso pedagógico, pois oferecem seus espaços para discussões, reflexões, através do uso planejado de sites, blogs, imagens, filmes, documentários, wikis, games, vídeo aulas, ajudando a construir redes de saberes a qual termina por estreitar os laços entre alunos e alunos, alunos e professores, como também professores e professores, minimizando por várias vezes o cânone temporal, através do uso das TICs. Vale salientar que o uso do computador, desde que foi incrementado a educação, foi inserido, em experimentos e rotinas apropriadas à pedagogia ativa e ao construtivismo, sendo assim, tornou acessível programas cada vez mais interativos, criativos, ricos em funções para a área da educação. Nesta busca de um novo panorama de inovações e mudanças oriundas da Web 2.0, percebe-se que a partir do momento que é bem planejada pelo professor desenvolve habilidades criativas, visual, motora, motivando a pesquisa, a interatividade, gerando de forma naturais novas possibilidade de ensino e pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.