PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL E INTERSETORIAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69376 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1000 "inscrito_id" => 5370 "titulo" => "PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL E INTERSETORIAL" "resumo" => "O PROGRAMA SA?DE NA ESCOLA (PSE) ? ESSENCIAL PARA A FORMA??O INTEGRAL DOS ESTUDANTES POR MEIO DE A??ES DE PROMO??O DA SA?DE, PREVEN??O DE DOEN?AS E AGRAVOS ? SA?DE, VISANDO O ENFRENTAMENTO DAS VULNERABILIDADES QUE COMPROMETEM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE CRIAN?AS, ADOLESCENTES E JOVENS DA REDE P?BLICA DE ENSINO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI?NCIA DE UMA ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA REDE P?BLICA DA CAPITAL DO BRASIL QUE TEM O PROGRAMA PSE IMPLEMENTADO. PARA ISSO, UTILIZOU-SE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA EXPLORAT?RIA POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERI?NCIA E SISTEMATIZA??O DE EVID?NCIAS DA LITERATURA VIGENTE. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE A POPULA??O ESCOLAR SE INTERESSA PELOS ASSUNTOS DO PSE PRINCIPALMENTE DA TEM?TICA RELACIONADA COM O RACISMO COM FOCO NO RACISMO INSTITUCIONAL, NOTOU-SE QUE ESSE PROBLEMA AINDA ? UM DESAFIO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZADO, SENDO NECESS?RIA A COMPREENS?O DE QUE A DIVERSIDADE PRECISA SER UM FATOR DE AGREGA??O E N?O DE SEGREGA??O E QUE O SILENCIAMENTO FRENTE A UMA SITUA??O DE PRECONCEITO, DESCRIMINA??O FAZ COM QUE AS PESSOAS SEJAM CONVIVENTES E N?O BUSQUEM ESTRAT?GIAS PARA O ENFRENTAMENTO DESSE PROBLEMA. ASSIM, MESMO COM O DESENVOLVIMENTO DE LEIS E INICIATIVAS MUITO IMPORTANTES PARA SUPERAR O RACISMO COMO O SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES, O BRASIL AINDA SOFRE MUITO COM AS DIFEREN?AS RACIAIS E ISSO SE TORNOU REVOLTANTE DEPOIS DO DEPOIMENTO DE ALGUMAS PESSOAS NEGRAS QUE ESTAVAM PARTICIPANDO DA DISCUSS?O, MOSTRANDO O QU?O GRITANTE AINDA ? A DISCRIMINA??O E COMO AINDA FALTA MUITO PARA SER ABOLIDA COMPLETAMENTE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, EDUCAÇÃO BÁSICA, POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID5370_30082020194355.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO VIEIRA CAVALCANTE " "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO CAVALCANTE " "autor_email" => "fabricioocavalcante@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69376 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1000 "inscrito_id" => 5370 "titulo" => "PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL E INTERSETORIAL" "resumo" => "O PROGRAMA SA?DE NA ESCOLA (PSE) ? ESSENCIAL PARA A FORMA??O INTEGRAL DOS ESTUDANTES POR MEIO DE A??ES DE PROMO??O DA SA?DE, PREVEN??O DE DOEN?AS E AGRAVOS ? SA?DE, VISANDO O ENFRENTAMENTO DAS VULNERABILIDADES QUE COMPROMETEM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE CRIAN?AS, ADOLESCENTES E JOVENS DA REDE P?BLICA DE ENSINO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI?NCIA DE UMA ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA REDE P?BLICA DA CAPITAL DO BRASIL QUE TEM O PROGRAMA PSE IMPLEMENTADO. PARA ISSO, UTILIZOU-SE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA EXPLORAT?RIA POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERI?NCIA E SISTEMATIZA??O DE EVID?NCIAS DA LITERATURA VIGENTE. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE A POPULA??O ESCOLAR SE INTERESSA PELOS ASSUNTOS DO PSE PRINCIPALMENTE DA TEM?TICA RELACIONADA COM O RACISMO COM FOCO NO RACISMO INSTITUCIONAL, NOTOU-SE QUE ESSE PROBLEMA AINDA ? UM DESAFIO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZADO, SENDO NECESS?RIA A COMPREENS?O DE QUE A DIVERSIDADE PRECISA SER UM FATOR DE AGREGA??O E N?O DE SEGREGA??O E QUE O SILENCIAMENTO FRENTE A UMA SITUA??O DE PRECONCEITO, DESCRIMINA??O FAZ COM QUE AS PESSOAS SEJAM CONVIVENTES E N?O BUSQUEM ESTRAT?GIAS PARA O ENFRENTAMENTO DESSE PROBLEMA. ASSIM, MESMO COM O DESENVOLVIMENTO DE LEIS E INICIATIVAS MUITO IMPORTANTES PARA SUPERAR O RACISMO COMO O SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES, O BRASIL AINDA SOFRE MUITO COM AS DIFEREN?AS RACIAIS E ISSO SE TORNOU REVOLTANTE DEPOIS DO DEPOIMENTO DE ALGUMAS PESSOAS NEGRAS QUE ESTAVAM PARTICIPANDO DA DISCUSS?O, MOSTRANDO O QU?O GRITANTE AINDA ? A DISCRIMINA??O E COMO AINDA FALTA MUITO PARA SER ABOLIDA COMPLETAMENTE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, EDUCAÇÃO BÁSICA, POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID5370_30082020194355.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO VIEIRA CAVALCANTE " "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO CAVALCANTE " "autor_email" => "fabricioocavalcante@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }